Recuperar programa de automáto S5-90U "morto"

Responder
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 150
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Recuperar programa de automáto S5-90U "morto"

Mensagem por nunomota »

Bom dia,

existe alguma forma de recuperar programa de automáto S5-90U Siemens, completamente "morto"? O automáto não liga e também não possui o "memory submodule".

Obrigado pela ajuda.

Abraço a todos


BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Recuperar programa de automáto S5-90U "morto"

Mensagem por BLima »

Viva,

Como não tem nada a perder, pode abrir o PLC e através das referências dos IC's ver qual é o que corresponde à EEPROM. Com um programador de EEPROM pode tentar gravar na de um PLC novo.

Sinceramente não sei se PLC tem uma EEPROM externa à CPU. Por norma essa gama de PLC's tem um cartucho que é a EEPROM e temos que usar o leitor de EEPROM específico da SIEMENS para o ler.

Antes que me crucifiquem, sei que as memórias ROM’s desta gama de PLC’s não é EEPROM mas qualquer coisa…ROM. É só para facilitar a exposição da ideia

Pode tb tentar com outra fonte de alimentação a ver se a CPU "acorda".

Aconselho esta empresa, pois estão muito habituados a essa gama de PLC's:

IBH Softec.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Recuperar programa de automáto S5-90U "morto"

Mensagem por jaimereis »

pois...realmente é um bico de obra, é um autómato completamente obsoleto, mas foi o melhor que a Siemens fez....

...da parte do helpdesk da Siemens , duvido qualquer ajuda...

penso que só mesmo, por sugestão do Blima, a tentativa de leitura directa da memoria desse autómato.....

...aqui no meu serviço temos vários S5-115U, e por acaso um deles já avariou, mas tínhamos o programa em backup, foi só transferir para outro, actualmente estamos a pensar na migração para os S7-400 ou se calhar já para os S7-1500, depende dos €€€
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”