Gerador automatico

Responder
joão freitas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 26 set 2013, 19:59

Gerador automatico

Mensagem por joão freitas »

Eu pretendo colocar em minha casa um gerador a gasolina para trabalhar automaticamente quando faltar a luz eléctrica de rede.
Sei que tenho de colocar dijuntores, reles e contactores, o meu grande problema é colocar tudo isto a funcionar.
Mas estou dificuldade em fazer um microprocessador para colocar o gerador a funcionar de forma automática, sugeriram-me o autómato da siemens o logo mas não sei fazer o programa para ele colocar o gerador em funcionamento.


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Gerador automatico

Mensagem por nelmindo »

joão freitas Escreveu:Eu pretendo colocar em minha casa um gerador a gasolina para trabalhar automaticamente quando faltar a luz eléctrica de rede.
Sei que tenho de colocar dijuntores, reles e contactores, o meu grande problema é colocar tudo isto a funcionar.
Mas estou dificuldade em fazer um microprocessador para colocar o gerador a funcionar de forma automática, sugeriram-me o autómato da siemens o logo mas não sei fazer o programa para ele colocar o gerador em funcionamento.
Um autómato?! Um relé de mínima tensão chegava...
Agora a sério, isso não é areia a mais?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Gerador automatico

Mensagem por ENERGY »

Boas
Então a energia, falta assim tantas vezes que necessita de instalar um gerador, e o gerador está dimensionado para suportar toda a instalação em carga.
joão freitas Escreveu:Eu pretendo colocar em minha casa um gerador a gasolina para trabalhar automaticamente quando faltar a luz eléctrica de rede.
Sei que tenho de colocar dijuntores, reles e contactores, o meu grande problema é colocar tudo isto a funcionar.
Mas estou dificuldade em fazer um microprocessador para colocar o gerador a funcionar de forma automática, sugeriram-me o autómato da siemens o logo mas não sei fazer o programa para ele colocar o gerador em funcionamento.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Gerador automatico

Mensagem por Mário »

Boas

Se comprares com arranque automático e quadro de manobra, vem completo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joão freitas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 26 set 2013, 19:59

Re: Gerador automatico

Mensagem por joão freitas »

A luz não falta muitas vezes, mas tenho cave em casa e se faltar a luz durante algum tempo quando estiver a chover a água entra dentro de casa, porque tenho uma bomba submersível a tirar água de um deposito à entrada da cave. Eu apenas irei colocar o sistema na cave, por isso um gerador de 3500w chega perfeitamente. Se for um sistema completo fica mais caro. Colocando apenas relés de tensão mínima, continuo sem saber como accionar o motor de arranque do gerador de forma automática, accionar a ignição e se não pegar repetir o processo e caso não arranque em 4 tentativas entrar em falha.
Eu com o autómato também controlava o sistema de rega do jardim fazia 2 em 1.
Em anexo encontra-se fotografias do que pretendo fazer.
Anexos
quadro 2.1.jpg
quadro 2.2.jpg
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Gerador automatico

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se for a um Quadrista e lhe explicar o que pretende, fornecem-lhe um quadro devidamente equipado de acordo com as suas necessidades e pronto a ligar.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Gerador automatico

Mensagem por Duzia12 »

Atenção ao CO. Monóxido de carbono!!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Gerador automatico

Mensagem por ENERGY »

Boas
Muito bem observado.
Uma coisa é querer resolver a questão da eventual cheia da cave, outra é não descorar a segurança pessoal, pois em algumas moradias a cave tem wc, quarto da empregada, sala de jogos, etc.


Duzia12 Escreveu:Atenção ao CO. Monóxido de carbono!!!
Cpts.
Energy
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Gerador automatico

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas

1-Duvido que para 3500w existam geradores com motor de arranque?
2- Um dos problemas que geralmente acontece nos geradores com arranque automático é que passam algum tempo sem uso e a bateria vai-se e quando faz falta não arranca é o que acontece com as armaduras de emergência as baterias viciam por falta de uso( para tal não acontecer teria que fazer simulações de falta de rede periodicas tipo uma vez por mês e ter um carregador permanente "coisa que os quadros de arranque automático geralmente tem")
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Gerador automatico

Mensagem por jaimereis »

Narciso Ferreira Escreveu:Boas

1-Duvido que para 3500w existam geradores com motor de arranque?
2- Um dos problemas que geralmente acontece nos geradores com arranque automático é que passam algum tempo sem uso e a bateria vai-se e quando faz falta não arranca é o que acontece com as armaduras de emergência as baterias viciam por falta de uso( para tal não acontecer teria que fazer simulações de falta de rede periodicas tipo uma vez por mês e ter um carregador permanente "coisa que os quadros de arranque automático geralmente tem")

por isso é que existe as manutenções preventivas....independentemente o uso da instalação, situação já prevista na legislação nacional...
Jaime Reis
joão freitas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 26 set 2013, 19:59

Re: Gerador automatico

Mensagem por joão freitas »

É verdade existe a manutenção em que com autómato é possível fazer isso de forma simples, com uma manutenção mensal, para as baterias existem carregadores inteligentes, em que a bateria deve de ser substituída de 3 em 3 anos. No mercado existe uma basta gama de geradores onde já existe muitos de 3500w ,com o sistema automático e manual.
Anexos
gerador.jpg
gerador.jpg (9.96 KiB) Visto 3074 vezes
Micaeldavid
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 12 abr 2021, 20:15
Localização: Ourém

Re: Gerador automatico

Mensagem por Micaeldavid »

Boa tarde. Tenho o mesmo “problema” que você tinha.... sei que o tópico já é de 2013! Mas por acaso a solução apresentada por si parece me bem! Gostaria de saber se a solução funciona, se está satisfeito, e se me poderia dar mais algumas informações acerca deste sistema! Obrigado
Responder

Voltar para “Protótipos Elétricos”