DDE ou DDS ??

Responder
Avatar do Utilizador
mMatos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 23 mar 2012, 22:33

DDE ou DDS ??

Mensagem por mMatos »

Num cenário de moradias em banda.
Tenho uma coluna horizontal na cave que é comum a todas as moradias. Ás caixas de passagem que servem 5 moradias chega um cabo de 25 pares.
O que devo usar para fazer a interligação com as moradias? DDE ou DDS ??... Porquê?

Obr.


---
I am here: http://tapatalk.com/map.php?mp11ms


Avatar do Utilizador
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 175
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Localização: V. N. de Famalicão
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: DDE ou DDS ??

Mensagem por Duarte82 »

Boa tarde,

Como se faz a distribuição numa coluna vertical? Basicamente deverias pensar da mesma forma para a coluna horizontal.

O que eu entendo por distribuição em estrela, que é obrigatória, é ter um cabo que inicia no ponto de distribuição, neste caso penso ser o ATE na cave, e que termina no ATI da moradia sem interrupções pelo meio. A não ser que a distância do cabo seja superior a 100m. Eu dimensionaria isso com 1 cabo com 4 pares a sair do ATE directo a cada ATI e manteria as caixas de passagem (que como lhes chamas, e bem, são de passagem e não de derivação).
A título de curiosidade, qual é o fabricante que tem cabos UTP de 25 pares que garanta categoria 6? Com categoria 3, sei que existe (aliás até de cat.5e), mas de cat.6, desconheço...
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
Avatar do Utilizador
mMatos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 23 mar 2012, 22:33

DDE ou DDS ??

Mensagem por mMatos »

Duarte,
Desde já agradeço a pronta resposta e peço desculpa por não ter revelado todos os factos importantes.
Trata-se de uma instalação ITED 1ªedição já concluída com DDE nas caixas de derivação (não de passagem com eu referi) e por serem troços superiores a 100m optou-se por cabo TVHV por se mais económico e garante a Cat3 exigida entre ATE:ATI.

De qualquer modo assino por baixo tudo o que escreveu.

Voltando á minha questão ( DDE ou DDS ?)
Na minha opinião seria um DDS por não ter corte, no entanto o que se encontra lá são DDE's.


---
I am here: http://tapatalk.com/map.php?42a344
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: DDE ou DDS ??

Mensagem por Varejo »

Boas, DDS são só para os operadores e levam descarregadores por isso são o primário, no secundário seja no RGE ou derivações na coluna leva sempre DDE para também se poder fazer o ensaio!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”