Mais uma vítima da corrente elétrica!

Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por Duzia12 »

Essa lei existia no anterior regulamento, só que nunca ninguém ligou nada a isso!!


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por ENERGY »

Duzia12 Escreveu:Essa lei existia no anterior regulamento, só que nunca ninguém ligou nada a isso!!
Boas
Tal com diz "Duzia12" a lei existiu, como nunca ninguém a fez cumprir, a maior parte das nossas instalações estão uma lastima.
Houve uma fase em que as Camâras começaram a obrigar os proprietários a fazer obras nos edificios mais degradados, logo contemplava a renovação das instalações elétricas, agora com a troika, tudo voltou à estav zero, e não há obras para ninguém, para mal de nós todos.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por projclvm »

Enquanto não houver condutividade por wireless, tem que se apelar à arte e engenho, pois o cliente é quem mais ordena e desde que pague para isso têm que aparecer as soluções.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por ENERGY »

projclvm Escreveu:Enquanto não houver condutividade por wireless, tem que se apelar à arte e engenho, pois o cliente é quem mais ordena e desde que pague para isso têm que aparecer as soluções.
Boas
Apareçam clientes bons pagadores, que a solução para os seus problemas aparece de imediato, de acordo com os seus gostos e bolsa.
Cpts.
Energy
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por lrds »

Desculpem a minha ignorância, mas qual é a ciência de instalar um cilindro? Aquilo já trás uma ficha de fábrica e é «só» encaixá-la. É certo que instalações mais antigas não têm terra, isso pode ser um problema? É que instalei já 2 e em ambos os casos (casas antigas) as tomadas não têm terra! Pode haver problemas?

Estou-me a lembrar de alguns outros aparelhos que não têm terra. As tvs, rádios, escalfetas, varinhas mágicas, sei lá, deve haver muitos mais.
Inté
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por nelmindo »

lrds Escreveu:Desculpem a minha ignorância, mas qual é a ciência de instalar um cilindro? Aquilo já trás uma ficha de fábrica e é «só» encaixá-la. É certo que instalações mais antigas não têm terra, isso pode ser um problema? É que instalei já 2 e em ambos os casos (casas antigas) as tomadas não têm terra! Pode haver problemas?

Estou-me a lembrar de alguns outros aparelhos que não têm terra. As tvs, rádios, escalfetas, varinhas mágicas, sei lá, deve haver muitos mais.

A ciência de instalar um cilindro até existe e pelo que demonstra, apresenta graves lacunas nesta área.
Não misture equipamentos da classe 2 com classe 1. Além do mais existe normas para instalar esse equipamento em causa, coisa que desconhece...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por Mário »

Boas
lrds Escreveu:Desculpem a minha ignorância, mas qual é a ciência de instalar um cilindro? Aquilo já trás uma ficha de fábrica e é «só» encaixá-la. É certo que instalações mais antigas não têm terra, isso pode ser um problema? É que instalei já 2 e em ambos os casos (casas antigas) as tomadas não têm terra! Pode haver problemas?
Eu admiro-me, como se continua a vender determinados produtos sem ser a profissionais certificados.

Um termo-acumulador (cilindro de aquecimento) para 80 litros de liquido, e se for mal instalado e ou por avaria eléctrica ou mecânica, pode vir a ter em vez de liquido gás ( vapor de agua) e se a válvula não funcionar e a pressão for só de 10Bar, só vamos ter 800 litros em expansão. Normalmente só rebenta umas paredes e janelas, os pilares aguentam, a casa não cai. Espero que não esteja ninguém em casa, porque a onda de choque não é saudável para o corpo humano.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por ENERGY »

lrds Escreveu:Desculpem a minha ignorância, mas qual é a ciência de instalar um cilindro? Aquilo já trás uma ficha de fábrica e é «só» encaixá-la. É certo que instalações mais antigas não têm terra, isso pode ser um problema? É que instalei já 2 e em ambos os casos (casas antigas) as tomadas não têm terra! Pode haver problemas?

Estou-me a lembrar de alguns outros aparelhos que não têm terra. As tvs, rádios, escalfetas, varinhas mágicas, sei lá, deve haver muitos mais.
Boas
Na verdade para quem não sabe é mesmo só ligar a ficha, não precisa levar isolantes galvânicos, válvula de segurança, talvez nem precise de esgoto, nem de manutenção,etc, e depois quando explode ou existe eletrocussão, aí é que são elas.
Cpts.
Energy
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 115
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por rui14 »

Tudo o que foi dito é verdade mas, será que alguem lé o manual de instalação? Nunca instalei um termoacumulador mas sertamente traz um "livrinho" que diz: "só pode ser instalado por tecnico credenciado e respeitar as leis vijentes do país onde vai ser instalado".
anclasafe
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 10 nov 2009, 16:21
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por anclasafe »

e a pergunta para um milhão de euros é:

Mas alguém lê esses ditos manuais e livrinhos?

malta vê uma ficha a unica coisa que tem que se preocupar é arranjar uma tomada em que aquilo encaixe e siga para banho...depois quando acontece algo mau é que se lembram de ver outras coisas e procurar o livrinho (que já está no lixo)

é pena, mas são coisas que vão continuar a acontecer...


isso da inspecção como os carros parece-me bem...hehehe...irias ver como muitas das instalações elétricas por aí iriam ficar bem logo de inicio :)

Cps
anclasafe
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por lrds »

Quando perguntei qual a ciência de montar um cilindro estava-me a referir apenas à parte elécrica. E para tentar perceber como se morre electrocutado por um acumolador. Foi através da água ou pôs a mão no cilindro e apanhou choque?

A parte de segurança com a água sei bem qual é. Como trás já a ficha, é como qualquer eléctrodoméstico. depois de instalado é só encaixar a ficha.

Se não fosse assim era melhor que não viesse equipado já com a ficha, e aí teria que ser um eléctricista a fazer a ligação, como manda a lei.
Inté
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por DEUS AMIGO »

Vamos lá ver se consigo indicar todos os dispositivos a utilizar numa montagem de um termoacumolador ( 220V) se for a 380V é outras ligações.
-Circuito individual a partir do quadro protegido com difencial de Alta sensibilidade a 10MA a 16A ou 25A e disjuntor bipolar comforme pôtência do termo.
- Vavula de retênção.
- Vavula de pressão.
- Esgoto para saida de água da vavula de pressão a pressionar mensalmente.
- Terra da terra da rua, vareta ou outro modo (sem ser da tubagem de canalização de aguas).
- Existe termostatos que cortam a fase e neutro mas existe que só cortam a fase, por isso aconselho que tirem a ficha que vem do aparelho e façam a alimentação da fase directa ao termostato, pode acontecer ao meter a ficha a fase ir directa as resistencias.
- Agora como se morre electrocutado! simples basta ligar numa tomada que por a terra ser defeciênte! ou esteja ligada num tubo de água! se o termoacomulador der passagem se os dispositivos de proteção não dispararem a corrente tramsmite-se através da canalização de águas até ao banheiro e a pessoa que estiver a tomar banho sofre a descarga.
- Em prédios mais antigos onde ainda não tem terra nas colunas ia se buscar ao contador de água quando as entradas eram chumbo ainda fazia terra, agora é tudo a plástico, casos passagem de corrente que fossem verificados nas habitações,mas os vizinhos de cima ou baixo queixavam-se que dava choque nas torneiras e o problema vinha de outro vizinho.

Se faltar algo ai um amigo dara mais informação, mas estas são as ensenciais.
Cumprimentos.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por DEUS AMIGO »

Gostava de tirar este meu poste mas não sou capaz foi a dobrar!
Última edição por DEUS AMIGO em 18 mar 2012, 13:38, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
Pinto69
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 21 nov 2008, 16:55

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por Pinto69 »

Tiro-lhe o meu chapéu sr. "Deus Amigo"... Um verdadeiro "post" de Técnico (com letra maiúscula), com conhecimento de causa.
DEUS AMIGO Escreveu: Vamos lá ver se consigo indicar todos os dispositivos a utilizar numa montagem de um termoacumolador ( 220V) se for a 380V é outras ligações.
-Circuito individual a partir do quadro protegido com diferencial de Alta sensibilidade a 10MA a 16A ou 25A (...)
Permita-me só esta pergunta em jeito de "provocação" (apesar de não o ser!): Porquê um diferencial de 10mA? não pode ser um de 30mA, ou é um "factor cagaço" devido à possível deficiência da Protecção (vulgo Terra)?

Em relação ao problema inicial, o grande problema é que "dentro de casa" (instalação individual) manda cada um, por isso é que, tal como as bilhas de gás que rebentam em casa ou as salamandras que asfixiam os moradores, etc. morre-se por negligência PRÓPRIA. De facto, é complexo ter um "electricista por cada casa". Bem visto é muito complicado em termos de Direito.

Proposta: E se existisse um "Técnico Responsável" (e por favor não é preciso ser eng. para ver um ohmímetro!!!) nas entidades autárquicas (Juntas ou Câmaras) só para verificações de segurança das instalações colectivas, como se faz para substituição periódica do contador da água. É evidente que isso é abrir a porta para pagar 50€ de 2 em 2 anos por cada visita, mas nas câmaras há muita crise!!! ;)

Claro que a partir da Entrada da instalação (Individual) a coisa torna-se mais complicada...
"A verdade não pertence a ninguém, mas tão somente a quem seja capaz de a entender" - Estação dos Olivais - Metropolitano de Lisboa
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 183
Registado: 27 out 2009, 22:01
Localização: viseu
Contacto:

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por windstorm »

realmente é de lamentar nos dias que correm alguem morrer assim.....

a realidade é que tenho encontrado a nivel de gás e electricidade coisas que me dão arrepios e so por sorte ainda não aconteceu uma trgedia....

existem milhares de casas sem fio terra e sem difrençial.....salvo algumas em que o disjuntor da edp tambem é diferençial de 500ma....é preciso lembrar que antes das RITEB já havia muita instalação feita e a vida das pessoas automatizou-se....

com a lei de arrendamento o inquilino paga 5 centavos de renda e quer que o proprietario faça obras....isso resulta a nivel electrico em tragedia grega.....quadros de madeira com fusiveis de fio aos milhares....sem disjuntores, muito menos diferençiais ou terras...

é a realidade porque nem toda a gente mora numa casa feita no seculo 21....

tem que começar pela lei do arrendamento...ponto
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”