Mais uma vítima da corrente elétrica!

Responder
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por Josecalado »

Na semana passada ocorreu mais um acidente com a corrente elétrica aqui no distrito de Setúbal, eletrocução no banho provocado por termoacumulador, aparelho instalado pelo proprietário das instalações, segundo me informaram pessoa não qualificada para a sua instalação e que provocou a morte da própria filha.
É lamentável que qualquer pessoa possa adquirir e instalar este tipo de aparelhos sem que haja a obrigatoriedade de por exemplo o proprietário ser obrigado a ter um documento que prove que a entidade que o instalou está habilitada para o efeito, na minha opinião devia de existir obrigação legal de vistoria, no mínimo anual das condições de funcionamento com relatório dessa vistoria.
Nos estabelecimentos comerciais as Câmaras municipais para os processos de abertura dos estabelecimentos exigem o termo de responsabilidade da montagem deste tipo de equipamento de acordo com a regulamentação, no entanto depois de instalado não existe mais nenhuma exigência ao longo da vida útil do equipamento.

Cumps.


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por nelmindo »

Os esquentadores estão à venda nos "Akis", "MaxMats" e companhias, e para a instalação destes é obrigatório, que seja feita por uma empresa, com técnicos credenciados para o efeito. Não estou a ver, estes estabelecimentos comerciais a exigir provas disso na venda. Logo o mesmo se passa com os termoacumuladores e outros equipamentos com o seu nível particular de perigosidade.

Num país como o nosso, é considerado normal acontecer isso, devido à falta de esclarecimento, falta de responsabilidade, poder económico baixo e entre outras razões que todos nós sabemos...
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por jaimereis »

muitas vezes tem a ver com a má rotulagem desses equipamentos, sendo muitas vezes traduzidas por pessoas que não conhecem linguagem tecnica, omitindo assim dados importantes

temos que ver, tambem que, em instalações mais antigas a inexistencia de condutor terra nos circuitos de iluminação e a aplicação destes equipamento em WC´s que só tem iluminação e é aqui que muita gente liga o termo

outro ponto importante é a inexistencia de formação aos vendedores, todos os estabelecimento que vendessem equipamentos electricos deviam de estar aptos a fornecer todas as explicações necessarias, logo o acto de compra

tudo isto é um somatorio de situações, que mais tarde ou mais cedo resulta em danos, e o Estado não tem meios de fiscaliazação

mas tem que começar a mudar , agora quando......
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
andrebotelho
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 04 mar 2011, 22:41
Localização: Cadaval

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por andrebotelho »

Pois, bastava seguir as regras tecnicas e boas regras de arte.
Cilindros, termoacumuladores e afins protegidos diferencial de alta sensibilidade. Já agora a instalação tem de ter uma terra de protecção em condições!!!
Josecalado Escreveu:Na semana passada ocorreu mais um acidente com a corrente elétrica aqui no distrito de Setúbal, eletrocução no banho provocado por termoacumulador, aparelho instalado pelo proprietário das instalações, segundo me informaram pessoa não qualificada para a sua instalação e que provocou a morte da própria filha.
É lamentável que qualquer pessoa possa adquirir e instalar este tipo de aparelhos sem que haja a obrigatoriedade de por exemplo o proprietário ser obrigado a ter um documento que prove que a entidade que o instalou está habilitada para o efeito, na minha opinião devia de existir obrigação legal de vistoria, no mínimo anual das condições de funcionamento com relatório dessa vistoria.
Nos estabelecimentos comerciais as Câmaras municipais para os processos de abertura dos estabelecimentos exigem o termo de responsabilidade da montagem deste tipo de equipamento de acordo com a regulamentação, no entanto depois de instalado não existe mais nenhuma exigência ao longo da vida útil do equipamento.

Cumps.
###########
Cumprimentos.
André Botelho
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pois é, diz muito bem, uma boa terra, o problema é que em instalações com alguns anos, a terra não existe, e quando existe por vezes é fraca, muitas vezes porque as administrações dos prédios quando mandam fazer manutenções não sabem que deveriam solicitar uma medição da terra do prédio, estão mais preocupados com a lavagem de cara do prédio, e julgo que na maior parte dos casos por desconhecimento, não mandam executar esse trabalho, ficando todos os utentes em risco eminente de eletrocução.

andrebotelho Escreveu:Pois, bastava seguir as regras tecnicas e boas regras de arte.
Cilindros, termoacumuladores e afins protegidos diferencial de alta sensibilidade. Já agora a instalação tem de ter uma terra de protecção em condições!!!
Josecalado Escreveu:Na semana passada ocorreu mais um acidente com a corrente elétrica aqui no distrito de Setúbal, eletrocução no banho provocado por termoacumulador, aparelho instalado pelo proprietário das instalações, segundo me informaram pessoa não qualificada para a sua instalação e que provocou a morte da própria filha.
É lamentável que qualquer pessoa possa adquirir e instalar este tipo de aparelhos sem que haja a obrigatoriedade de por exemplo o proprietário ser obrigado a ter um documento que prove que a entidade que o instalou está habilitada para o efeito, na minha opinião devia de existir obrigação legal de vistoria, no mínimo anual das condições de funcionamento com relatório dessa vistoria.
Nos estabelecimentos comerciais as Câmaras municipais para os processos de abertura dos estabelecimentos exigem o termo de responsabilidade da montagem deste tipo de equipamento de acordo com a regulamentação, no entanto depois de instalado não existe mais nenhuma exigência ao longo da vida útil do equipamento.

Cumps.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por quero aprender »

ora aí está um assunto que as vezes me deixa preocupado ...
imaginem que foram chamados para fazer uma remedolação de um apartamento lá no 5 andar , mas o cliente quer quadro electrico novo e como o predio não tem terra ele quer , como costumam fazer nestas ocasiões ?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por ENERGY »

quero aprender Escreveu:ora aí está um assunto que as vezes me deixa preocupado ...
imaginem que foram chamados para fazer uma remedolação de um apartamento lá no 5 andar , mas o cliente quer quadro electrico novo e como o predio não tem terra ele quer , como costumam fazer nestas ocasiões ?
Boas
Tenho essa situação num prédio, mas vão instalar um andaime para eu fazer a terra para esse apartamento, nas trazeiras do edificio.
Mas já vi terras ligadas nos ferros ou estribos dos pilares em apartamentos, se me perguntas se é adequado, não respondo, pois até alguns entendidos dizem que um anel de terras nunca deveria ser ligado nos pilares dos edificios.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por quero aprender »

mas gostava muito de saber qual a solução da maior parte da malta aqui do forum ...

olha amigo ENERGY , qual a secção do fio de terra que vai usar ou está a pensar usar e qual a distancia ?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por jaimereis »

é dizer ao cliente que tem instalar terra, tal como tem que ter um seguro de casa, tal como tem que ter seguro do carro, etc..é obrigatorio, é de lei....
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por ENERGY »

jaimereis Escreveu:é dizer ao cliente que tem instalar terra, tal como tem que ter um seguro de casa, tal como tem que ter seguro do carro, etc..é obrigatorio, é de lei....
Boas
O problema é que em edificios antigos, com colunas velhas, a responsabilidade é das administrações, ou dos senhorios, e não dos condominos, ou inquilinos, pois estes se querem fazer uma terra pelo exterior do edificio têm de pedir autorização à administração, ou senhorio, pois vai utilizar a fachada para fazer a passagem do tubo, logo está a alterar uma parte comum do edificio.
Deveria sair uma lei que obriga-se todos os edificios de x em x anos a uma vistoria geral, tal como acontece nas instalações de gás, em que se há uma fuga corta-se o gás geral,. e só se abre depois de reparada a fuga e da respetiva vistoria.
Se tal situação acontecesse quando chamam o piquete por uma avária elétrica num prédio e que se verifica-se que a coluna estava em risco, deveria o predio ficar de imediato sem energia, só assim as administrações e senhorios, abriam a pestana e se preocupavam com esta situação.
Por vezes preferem gastar o dinheiro a instalar um sistema de video, do que fazer uma coluna montante.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por quero aprender »

ok ENERGY , já percebi e era essa a ideia que tinha ou seja é complicado ....
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por ENERGY »

quero aprender Escreveu:mas gostava muito de saber qual a solução da maior parte da malta aqui do forum ...

olha amigo ENERGY , qual a secção do fio de terra que vai usar ou está a pensar usar e qual a distancia ?
Boas
Vou cumprir as RTIEBT tal como se trata-se de fazer uma terra para uma moradia.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por quero aprender »

ok ok , derivado à distancia pensava que fosse usar um condutor de uma secção mais elevada ...
vai fazer a descida em tubo de que material ? a vista ou embutido ...
não leve a mal , mas como é algo novo para mim , quero reter todas as ideias para que amanha ao ser confrontado esteja a vontade
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por ENERGY »

quero aprender Escreveu:ok ok , derivado à distancia pensava que fosse usar um condutor de uma secção mais elevada ...
vai fazer a descida em tubo de que material ? a vista ou embutido ...
não leve a mal , mas como é algo novo para mim , quero reter todas as ideias para que amanha ao ser confrontado esteja a vontade
Boas
A distância são cerca de 15 mts.
Uma vez que vou fazer a terra no quintal das trazeiras do prédio, vou utilizar uma chapa cobreada, para proteger o cabo isolado que liga da chapa à caixa de chantes ,vou utilizar um tubo inox em braçadeiras, da caixa medidora ao quadro, vou utilizar tubo VD em braçadeiras.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Mais uma vítima da corrente elétrica!

Mensagem por Mário »

Boas

"Deveria sair uma lei que obriga-se todos os edificios de x em x anos a uma vistoria geral, tal como acontece nas instalações de gás, em que se há uma fuga corta-se o gás geral,. e só se abre depois de reparada a fuga e da respetiva vistoria."

O regulamento (74) diz que havia um periodo de 10 e de 15 anos para todas as instalações ficarem de acordo com as normas.

Acho melhor ir falar com o ministro e disser a ele para me pôr a fazer inspecções às instalações todas, (como nas viaturas) 1ª inspecção 4 anos e depois de 2 em 2. :lol: :lol: :roll:

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”