Help Cravação fichas RJ45 [ Router e box meo ]

Responder
100Stress™
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 29 dez 2007, 23:20

Help Cravação fichas RJ45 [ Router e box meo ]

Mensagem por 100Stress™ »

8) Boas!

Ontem coloquei o meo em minha casa, só que não foi eu que assisti á instalação, pois o router não ficou onde eu o queria e claro os cabos já estam passado e com as fichas cravadas.

Agora eu quero colocar o router perto do pc e levar um cabo á box, a minha dúvida é a cravação da mesma [ RJ45 ], o esquema de cores consigo arranjar na net, mas será que a sequência de cravação da ficha que sai do router é igual á que liga á box???

Alguem entendido na materia poderia ajudar??

Um abraço!

P.S. = O cabo que eles passaram tem isto escrito [ Cabo FTP 4x2x0,5 Cat5e IPTV ]


Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Help Cravação fichas RJ45 [ Router e box meo ]

Mensagem por Varejo »

100Stress™ Escreveu:8) Boas!

Ontem coloquei o meo em minha casa, só que não foi eu que assisti á instalação, pois o router não ficou onde eu o queria e claro os cabos já estam passado e com as fichas cravadas.

Agora eu quero colocar o router perto do pc e levar um cabo á box, a minha dúvida é a cravação da mesma [ RJ45 ], o esquema de cores consigo arranjar na net, mas será que a sequência de cravação da ficha que sai do router é igual á que liga á box???

Alguem entendido na materia poderia ajudar??

Um abraço!

P.S. = O cabo que eles passaram tem isto escrito [ Cabo FTP 4x2x0,5 Cat5e IPTV ]
Boas , sim tem de ter a mesma sequência nas 2 pontas!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
100Stress™
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 29 dez 2007, 23:20

Re: Help Cravação fichas RJ45 [ Router e box meo ]

Mensagem por 100Stress™ »

8) Boas!

Obrigado pela informação!

Um abraço.
pacheco784
Curioso
Curioso
Mensagens: 33
Registado: 05 dez 2011, 14:13
Localização: Valença

Re: Help Cravação fichas RJ45 [ Router e box meo ]

Mensagem por pacheco784 »

Atenção que eu já usei sequencia de cores diferentes nas duas fichas e funciona na mesma.

Usei esta sequencia salvo erro: Imagem
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Help Cravação fichas RJ45 [ Router e box meo ]

Mensagem por jaimereis »

se ligou b numa ponta e b na outra funciona, se colocou b dum lado e a na outra depende da porta do computador, pode dar ou não, a placa se fôr das inteligentes troca automaticamente, a isto chama-se cabo cruzado e serve por exemplo para ligar pc com pc

geralmente para ligar a router´s ou a switch usa-se o cabo directo, a norma diz que é B numa ponta e B na outra
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Help Cravação fichas RJ45 [ Router e box meo ]

Mensagem por Varejo »

pacheco784 Escreveu:Atenção que eu já usei sequencia de cores diferentes nas duas fichas e funciona na mesma.

Usei esta sequencia salvo erro: Imagem
Boas, desde que o activo tenha auto sensing direito ou cruzado funciona na mesma, perante as regras colocar sempre direito!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
pacheco784
Curioso
Curioso
Mensagens: 33
Registado: 05 dez 2011, 14:13
Localização: Valença

Re: Help Cravação fichas RJ45 [ Router e box meo ]

Mensagem por pacheco784 »

Não, eu usei B numa Ficha e A noutra e funciona na mesma a Box, sei que por norma é a mesma sequencia mas queria testar!
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Help Cravação fichas RJ45 [ Router e box meo ]

Mensagem por Varejo »

pacheco784 Escreveu:Não, eu usei B numa Ficha e A noutra e funciona na mesma a Box, sei que por norma é a mesma sequencia mas queria testar!

Boas, cabo cruzado(cross over) tem B numa ponta e A na outra!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
pacheco784
Curioso
Curioso
Mensagens: 33
Registado: 05 dez 2011, 14:13
Localização: Valença

Re: Help Cravação fichas RJ45 [ Router e box meo ]

Mensagem por pacheco784 »

Exactamente, embora a norma da Factor Diario e da PT sejá a mesma sequencia nas duas Fichas!
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Help Cravação fichas RJ45 [ Router e box meo ]

Mensagem por Varejo »

Boas,

"norma da Factor Diario e da PT" :?: :roll:


Já para não falar em normas internacionais, a norma válida em Portugal é a do manual ITED!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
pacheco784
Curioso
Curioso
Mensagens: 33
Registado: 05 dez 2011, 14:13
Localização: Valença

Re: Help Cravação fichas RJ45 [ Router e box meo ]

Mensagem por pacheco784 »

Norma da Factor Diario e da PT porque é a que eles usam para as Boxes(o que não siginifica que não funcione de outra maneira que é o caso).

Obs: A FACTOR DIARIO é uma das empresas que presta serviços a PT como instalação de IPTV e etç.
Avatar do Utilizador
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 245
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Localização: Amora - Seixal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Help Cravação fichas RJ45 [ Router e box meo ]

Mensagem por ezer »

Actualmente a norma padrão para o cabeamento de uma rede e a ANSI/TIA/EIA-568-A/B, Portugal bem como todo o continente Europeu adoptou por principio a 568-B, ao contrário dos Estados Unidos que têm a 568-A. Logo as empresas ao fazerem uma instalação têm que se basear no que está normalizado, porque senaõ era o caos, somente a empresa que executava uma rede é que sabia como a mesmoa estava feita, as normas foram implementadas precisamente para uniformizar e permitir que quem vier atrás saiba o que está feito; norma Pt ou outra qualquer não existe.

As fichas rj45 têm em utilização normal dois pares , par 2 (1-2 TX) e par 3 (3-6RX)


A utilização que vai ser dada a cada par depende da tecnologia que vai ser usada sobre o sistema de cablagem, por exemplo as redes Ethernet a 10 Mbps (10baseT) e 100 Mbps (100baseTX) usam os pinos 1 e 2 para emitir dados (TX) e os pinos 3 e 6 para receber dados (RX). As redes Ethernet a 1 Gbps usam quatro pares bidireccionais, pinos 1 e 2 para o canal A, pinos 3 e 6 para o canal B, pinos 4 e 5 para o canal C e pinos 7 e 8 para o canal D.
CCNA1Testes Cabos.pdf
(611.72 KiB) Transferido 212 vezes
Anexos
Redes de computadores.ppt
(978.5 KiB) Transferido 347 vezes
pr0z
Curioso
Curioso
Mensagens: 28
Registado: 07 out 2014, 23:29

Re: Help Cravação fichas RJ45 [ Router e box meo ]

Mensagem por pr0z »

eu cravo várias dezenas destas fichas por semana, já foram tantas, que o esquema B já está na minha cabeça.
já aconteceu foi perguntar em obras ao electricista qual a ligação que ele usou para a rede estruturada, A ou B, e ele mostra-me o cabo para eu ver, porque não sabe responder.

para linhas telefónicas, usa-se o par azul, por ser o par central e supostamente protegida pelos outros fios contra acção mecânica.

a maioria das usadas é a B, por ser de mais fácil memorização.
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Help Cravação fichas RJ45 [ Router e box meo ]

Mensagem por Varejo »

Boas, nas linhas "telefónicas" seja em RITA ou ITED usa-se primeiro o par branco/azul porque é o 1º par do código de cores!

Código de cores:

Par 1: branco/azul
Par 2: Branco/laranja
Par 3: Branco/verde
Par 4: Branco/castanho
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “Redes”