Como funciona o ADSL??

Responder
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 513
Registado: 30 mar 2008, 10:45
Localização: 150 Km de Lisboa

Como funciona o ADSL??

Mensagem por patinhofeio »

Boa noite.
Estive esta tarde a configurar 2 routers, e surgiu-me uma duvida: Como funciona o ADSL nas linhas analógicas? Há alguém aqui que trabalhe em algum provedor de Internet? Poderão dizer-me modelos/marcas de aparelhos que gerem o ADSL em si? Tipo, se eu quisesse fazer testes em casa poder ligar um servidor ao distribuidor ADSL e usar modems convencionais de ADSL para efectuar ligações.
Para já, gostava mesmo de saber como funciona o ADSL. Já pesquisei no Google, vou continuar a pesquisar, mas se alguém me poder adiantar algo, agradeço

Abraço e boas entradas no novo ano


Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Como funciona o ADSL??

Mensagem por Varejo »

patinhofeio Escreveu:Boa noite.
Estive esta tarde a configurar 2 routers, e surgiu-me uma duvida: Como funciona o ADSL nas linhas analógicas? Há alguém aqui que trabalhe em algum provedor de Internet? Poderão dizer-me modelos/marcas de aparelhos que gerem o ADSL em si? Tipo, se eu quisesse fazer testes em casa poder ligar um servidor ao distribuidor ADSL e usar modems convencionais de ADSL para efectuar ligações.
Para já, gostava mesmo de saber como funciona o ADSL. Já pesquisei no Google, vou continuar a pesquisar, mas se alguém me poder adiantar algo, agradeço

Abraço e boas entradas no novo ano
Boas, quanto ao ADSL em si, tens aqui (já deves ter visto):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Asymmetric ... riber_Line

quanto ao resto... testes ?? servidores??? modens convencionais??? explica melhor o que pretendes!!!


p.s 90% dos que trabalham nos ISP´s os unicos aparelhos que já viram, foram os PC´s á frente deles!!! :lol:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 513
Registado: 30 mar 2008, 10:45
Localização: 150 Km de Lisboa

Re: Como funciona o ADSL??

Mensagem por patinhofeio »

Varejo Escreveu: p.s 90% dos que trabalham nos ISP´s os unicos aparelhos que já viram, foram os PC´s á frente deles!!! :lol:
Boas.
Na verdade, talvez tenhas razão.
Depois de criar o tópico, continuei nas pesquisas e descobri muito mais coisas(estamos sempre a aprender) mas ainda não percebi a fundo como colocar em pratica. Agora deve ser falta de ir para bancada fazer testes. Falta-me outro modem adsl, mas ja tenho onde o arranjar.
O que pretendo é montar algo do tipo de um dslam(Digital subscriber line access multiplexer). este dito aparelho, gera o sinal adsl para distribuir pelos vários clientes adsl.
Esta ideia surgiu-me ontem, depois de pela 3ª vez, ter passado algumas horas a tentar configurar 2 routers wireless(já testei uns 5 nessa linha) Depois de todos os testes e configurações, cheguei ao ponto em que o router se ligava, mas não adquiria ip do provedor. Nessa altura liguei o router convencional, e fazia exactamente a mesma coisa. O que se está a passar, é que o dhcp do provedor não deve estar a funcionar correctamente. Se eu conseguisse montar algo deste tipo, teria forma de testar os routers, bem como as configurações dos equipamentos e etc. Isto acontece aleatóriamente nessa linha.ora trabalha bem, ora depois deixa de trabalhar.
Outra coisa estranha, é que a ligação só é feita atraves de PPPoA, e por norma é PPPoE, vá-se lá saber porquê.
A minha ideia é tentar usar 2 modems adsl como se fossem 2 modems convencionais, e depois configurar uma ligação atm para gerar o ip.
Deixo alguns links interessantes sobre o assunto
ADSL Protocol Stack
Internet Protocol (IP) DSLAM

Abraço e boas festas
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Como funciona o ADSL??

Mensagem por Varejo »

patinhofeio Escreveu:
Varejo Escreveu: p.s 90% dos que trabalham nos ISP´s os unicos aparelhos que já viram, foram os PC´s á frente deles!!! :lol:
Boas.
Na verdade, talvez tenhas razão.
Depois de criar o tópico, continuei nas pesquisas e descobri muito mais coisas(estamos sempre a aprender) mas ainda não percebi a fundo como colocar em pratica. Agora deve ser falta de ir para bancada fazer testes. Falta-me outro modem adsl, mas ja tenho onde o arranjar.
O que pretendo é montar algo do tipo de um dslam(Digital subscriber line access multiplexer). este dito aparelho, gera o sinal adsl para distribuir pelos vários clientes adsl.
Esta ideia surgiu-me ontem, depois de pela 3ª vez, ter passado algumas horas a tentar configurar 2 routers wireless(já testei uns 5 nessa linha) Depois de todos os testes e configurações, cheguei ao ponto em que o router se ligava, mas não adquiria ip do provedor. Nessa altura liguei o router convencional, e fazia exactamente a mesma coisa. O que se está a passar, é que o dhcp do provedor não deve estar a funcionar correctamente. Se eu conseguisse montar algo deste tipo, teria forma de testar os routers, bem como as configurações dos equipamentos e etc. Isto acontece aleatóriamente nessa linha.ora trabalha bem, ora depois deixa de trabalhar.
Outra coisa estranha, é que a ligação só é feita atraves de PPPoA, e por norma é PPPoE, vá-se lá saber porquê.
A minha ideia é tentar usar 2 modems adsl como se fossem 2 modems convencionais, e depois configurar uma ligação atm para gerar o ip.
Deixo alguns links interessantes sobre o assunto
ADSL Protocol Stack
Internet Protocol (IP) DSLAM

Abraço e boas festas
Boas, com 1 linha analógica ADSL não consegues por 1 dslam a funcionar, quem coloca os dslam são os ISP´s e configurando os acessos para o efeito.

na mesma linha ADSL (residencial) nunca consegues colocar 2 modens com IP´s diferentes, se tiveres 1 modem(modem/router) ligado á linha e tentares ligar outro simplesmente perde a ligação porque a WAN só suporta 1 IP, serviço contratado, agora a nivel da LAN podes até ter 200 IP´s com routers switch´s wireless etc.,
mas quando comunicarem com o exterior WAN é sempre com o mesmo IP ao ISP.

portanto queres 1 dslam contrata o serviço ao ISP, e depois fazes as invenções que quiseres!!! :mrgreen:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 513
Registado: 30 mar 2008, 10:45
Localização: 150 Km de Lisboa

Re: Como funciona o ADSL??

Mensagem por patinhofeio »

Varejo Escreveu:
Boas, com 1 linha analógica ADSL não consegues por 1 dslam a funcionar, quem coloca os dslam são os ISP´s e configurando os acessos para o efeito....
Boas..
Obrigado pela resposta, mas de certa forma não devo ter sido explicito.
Eu não pretendo montar o dslam na linha analógica com o adsl publico. O que pretendo é ter uma central própria, em que numa das extensões tivesse um modem ligado a um servidor meu que funcionaria como dslam, e na outra ponta da mesma extensão ligava o modem a testar.
A ideia é criar algo independente e desconectado da rede convencional publica. O que pretendo é algo do tipo -DISTO- mas de forma artesanal. al como o diagrama que deixei no post anterior, o ADSL funciona com um modem de cada lado da linha, por isso ha-de haver forma de consegoir por este sistema a funcionar com o material que referi.
Em tempos e a titulo de experiência, cheguei a ligar 2 computadores a um servidor através de modems 56k e uma central telefónica para simular os antigos provedores dial-up, em que se marcava um numero 679xxxxxx para ter acesso à Internet.
Pode parecer absurdo o que pretendo, mas caso consiga por em funcionamento a ideia que tenho, logo porto resultados.

Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Como funciona o ADSL??

Mensagem por Varejo »

Boas, boa sorte, depois coloca os resultados!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
paulo Gomes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 28 fev 2011, 23:30
Localização: Pombal

Re: Como funciona o ADSL??

Mensagem por paulo Gomes »

"....na mesma linha ADSL (residencial) nunca consegues colocar 2 modens com IP´s diferentes, se tiveres 1 modem(modem/router) ligado á linha e tentares ligar outro simplesmente perde a ligação porque a WAN só suporta 1 IP, serviço contratado, agora a nivel da LAN podes até ter 200 IP´s com routers switch´s wireless etc.,
mas quando comunicarem com o exterior WAN é sempre com o mesmo IP ao ISP. "

Para quem não sabe converter os IP´s de uma rede para um unico IP da Wan e vice versa designa-se por NAT ( Network adress translantion ).

Cumps
PGomes
Avatar do Utilizador
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 619
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Localização: Faro
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Como funciona o ADSL??

Mensagem por carlos_cfr7 »

ligar 2 modems ADSL para fazer uma ligaçao ADSL é o mesmo que ligar 2 telefones.. nao funciona. é preciso uma "central", o dslam, para gerar a linha, e providenciar o serviço no qual o modem responda.

o mesmo se aplica a cable modems->CMTS, ONTs->OLTs, modems->PBX, ADSLmodem->DSLAM.
os modems tem uma forma facil de simular linha, e ligar directamente a outro modem..
mas o ADSL tens uma banda para transmitir e outra para receber.. como trocas isso num dos modems?? impossível.
mas o conceito é que sao dispositivos para responder a um serviço criado por outros dispositivos diferentes.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Avatar do Utilizador
LEMENE
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 15 mai 2010, 18:20
Localização: Do outro lado da linha

Re: Como funciona o ADSL??

Mensagem por LEMENE »

Porque ninguem perguntou, pergunto eu.
Porque tem que ser na base do ADSL (moribundo e teimoso em viver) quando se podia apostar em ter como base a rede Fibra Óptica?
Varejo Escreveu:p.s 90% dos que trabalham nos ISP´s os unicos aparelhos que já viram, foram os PC´s á frente deles!!! :lol:
Quase que aposto que a questão da experiencia não aumenta nem diminui :lol: :twisted:
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
www.aquinaoentras.haha
Marcoelec
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 05 ago 2011, 14:19

Re: Como funciona o ADSL??

Mensagem por Marcoelec »

Até onde eu sei a fibra óptica ainda apresenta dificuldades técnicas para ser levada até o usuário final.
Por isso essa tecnologia é usada ainda apenas como meio para tráfego de dados entre grandes centrais.
Última edição por Marcoelec em 19 ago 2011, 10:29, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Como funciona o ADSL??

Mensagem por Varejo »

Marcoelec Escreveu:Até onde eu sei a fibra óptica ainda apresenta dificuldades técnicas para ser levada até o usuário final.
Por isso essa tecnologia é usada ainda apenas como meio para tráfego de dados entre grandes centrais.
:roll: :?:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 619
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Localização: Faro
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Como funciona o ADSL??

Mensagem por carlos_cfr7 »

LEMENE Escreveu:Porque ninguem perguntou, pergunto eu.
Porque tem que ser na base do ADSL (moribundo e teimoso em viver) quando se podia apostar em ter como base a rede Fibra Óptica?
a ADSL é das formas mais baratas de conseguir "banda larga" a grandes distancias(<6km). só é preciso um "modem/servidor", um par de cobre e outro modem na ponta. fibra só compensa o investimento para grandes agregados
Eng. de electrónica e telecomunicações
Avatar do Utilizador
LEMENE
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 15 mai 2010, 18:20
Localização: Do outro lado da linha

Re: Como funciona o ADSL??

Mensagem por LEMENE »

carlos_cfr7 Escreveu:
LEMENE Escreveu:Porque ninguem perguntou, pergunto eu.
Porque tem que ser na base do ADSL (moribundo e teimoso em viver) quando se podia apostar em ter como base a rede Fibra Óptica?
a ADSL é das formas mais baratas de conseguir "banda larga" a grandes distancias(<6km). só é preciso um "modem/servidor", um par de cobre e outro modem na ponta. fibra só compensa o investimento para grandes agregados
Tardo em responder (tenho Fibra portanto não posso justificar o atraso por ADSL, lol).
Não ponho o custo em causa (com falhas e avarias é descutível).

Quando coloquei a questão é porque pensei no post inicial e pareceu-me ser para efeitos de pesquisa ou uso privado e então nada melhor que passar a sugestão implicita de poder usar Fibra.
Para tal necessita de ONTs nas pontas de cabo FO.
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
www.aquinaoentras.haha
Avatar do Utilizador
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 619
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Localização: Faro
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Como funciona o ADSL??

Mensagem por carlos_cfr7 »

com ONTs nas duas pontas tambem nao te safas, é o mesmo que meter 2 modems ADSL..
Ou usas transceivers num switch, ou se quiseres uma topologia ponto-multiponto, um OLT e varios ONTs
Eng. de electrónica e telecomunicações
Avatar do Utilizador
LEMENE
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 15 mai 2010, 18:20
Localização: Do outro lado da linha

Re: Como funciona o ADSL??

Mensagem por LEMENE »

carlos_cfr7 Escreveu:com ONTs nas duas pontas tambem nao te safas, é o mesmo que meter 2 modems ADSL..
Ou usas transceivers num switch, ou se quiseres uma topologia ponto-multiponto, um OLT e varios ONTs
Bem me parecia que não era bem assim só que não me lembrava do nome ao dar ao bicho que faz de server.
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
www.aquinaoentras.haha
Responder

Voltar para “Redes”