Ajuda para dimensionar secção de cabo
-
ENERGY
- Team Apoio

- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Ajuda para dimensionar secção de cabo
Boas
Agradecia a vossa ajuda para dimensionar a secção de um cabo do tipo XV (preto) para alimentar um moradia, em que o ramal de alimentação da EDP fica distante do quadro da moradia 140metros e a potência pedida e 20.7Kvas, o cabo será instalado à vista com braçadeiras.
Agradeço a vossa ajuda.
Cpts.
Agradecia a vossa ajuda para dimensionar a secção de um cabo do tipo XV (preto) para alimentar um moradia, em que o ramal de alimentação da EDP fica distante do quadro da moradia 140metros e a potência pedida e 20.7Kvas, o cabo será instalado à vista com braçadeiras.
Agradeço a vossa ajuda.
Cpts.
Última edição por ENERGY em 09 set 2011, 14:46, editado 1 vez no total.
Cpts.
Energy
Energy
-
Josecalado
- Técnico Dedicado

- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 52 vezes
Re: Ajuda para dimensionar secção de cabo
A secção do cabo para 20,7 KVA a 140 mt. não deverá ser inferior a 70mm2.
Cpm.
Cpm.
-
parreirajoao
- Técnico Dedicado

- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 20 vezes
Pelos meus cálculos dá-me um cabo de 25 mm2. Ver anexo
Será: XAV 0,6/1kV 3x25+2G16
Nota: Estou a considerar que o cabo vai directamente enterrado.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-
amfys
- Velha Guarda

- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Agradecimento recebido: 4 vezes
A queda de tensão das entradas é calculada com coeficiente b=2 e cos fi = 1 (sen fi =0).
Consultar Ficha Técnica Certiel 29 (Set 2009).
A secção correcta para essa distância (140m) a 20,70kVA é de 70mm2.
Outra coisa é que o cabo que vai da portinhola até ao Quadro Entrada não tem condutor de terra. Será XV 3x70+1x35mm2 ou XAV como queiram.
Agora pergunto é como ligam isso num contador que permite secções até 25mm2? Será que usam barramentos?
Outra coisa é que o cabo que vai da portinhola até ao Quadro Entrada não tem condutor de terra. Será XV 3x70+1x35mm2 ou XAV como queiram.
Agora pergunto é como ligam isso num contador que permite secções até 25mm2? Será que usam barramentos?
-
ohmico
- Técnico Dedicado

- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 19 vezes
- Agradecimento recebido: 83 vezes
Boas,
a utilização de TI's destina-se a cargas superiores à intensidade do contador.
Não percebo porque não pode instalar uma portinhola, onde fará a redução de secção no caso de serem os tais 70 mm2, que não confirmei.
ohmico
a utilização de TI's destina-se a cargas superiores à intensidade do contador.
Não percebo porque não pode instalar uma portinhola, onde fará a redução de secção no caso de serem os tais 70 mm2, que não confirmei.
ohmico
-
ENERGY
- Team Apoio

Obrigado amigo João, mas estou a pensar num cabo XV (PRETO) em braçadeiras, e não enterrado, o cliente não quer abrir vala.
Cpts.
Cpts.
parreirajoao Escreveu:Pelos meus cálculos dá-me um cabo de 25 mm2. Ver anexo
Cpts.
Energy
Energy
-
ENERGY
- Team Apoio

Boas tardes
Será que posso utilizar cabo com condutor de terra e fazer logo a terra no local da contagem utilizando esse condutor de terra existente no cabo para ligar desde o ligador até ao barramento no Q.Eléctrico?
Consegue-me indicar alguma caixa de contagem com os tais barramentos para fazer a transição da secção do cabo para poder ligar o contador?
Cpts, Obrigado
Será que posso utilizar cabo com condutor de terra e fazer logo a terra no local da contagem utilizando esse condutor de terra existente no cabo para ligar desde o ligador até ao barramento no Q.Eléctrico?
Consegue-me indicar alguma caixa de contagem com os tais barramentos para fazer a transição da secção do cabo para poder ligar o contador?
Cpts, Obrigado
amfys Escreveu:A queda de tensão das entradas é calculada com coeficiente b=2 e cos fi = 1 (sen fi =0).
Cpts.
Energy
Energy
-
ENERGY
- Team Apoio

Boas tardes, amigo Jaime
Os contadores de TI´s não são só instalados em instalações com potência contratada superiore a 60A Trifásicos?
Cpts
Os contadores de TI´s não são só instalados em instalações com potência contratada superiore a 60A Trifásicos?
Cpts
jaimereis Escreveu:por isso é que existem contadores com TI´s, para secções superiores a 25mm2
Cpts.
Energy
Energy
-
jaimereis
- Quadro de Honra

- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
de momento não lhe posso confirmar essa limitação, talvez algum colega possa, mas de experiencia, posso dizer-lhe que nos contadores , é muito dificil de lá colocar condutores de secção superior 25mm2 ( aperta-los nos bornes, já os de 25 temos que "dar um jeito", em alguns modelos), por isso se opta por contadores com TI´s, dá um bocadinho de mais trabalho, é verdade, mas diferença de preço tambem não é assim tão abismalENERGY Escreveu:Boas tardes, amigo Jaime
Cpts
jaimereis Escreveu:por isso é que existem contadores com TI´s, para secções superiores a 25mm2
Jaime Reis
-
ENERGY
- Team Apoio

Amigo Jaime
A minha duvida é se a EDP instala contadores de TI´s para uma potência contratada de 20,7Kvas, devido à secção do cabo, se instalar o assunto está resolvido, é só instalar uma caixa de TI´s junto da portinhola, com os respectivos barramentos, penso que depois a EDP também fornece os TI´s.
Cpts.
A minha duvida é se a EDP instala contadores de TI´s para uma potência contratada de 20,7Kvas, devido à secção do cabo, se instalar o assunto está resolvido, é só instalar uma caixa de TI´s junto da portinhola, com os respectivos barramentos, penso que depois a EDP também fornece os TI´s.
Cpts.
jaimereis Escreveu:de momento não lhe posso confirmar essa limitação, talvez algum colega possa, mas de experiencia, posso dizer-lhe que nos contadores , é muito dificil de lá colocar condutores de secção superior 25mm2 ( aperta-los nos bornes, já os de 25 temos que "dar um jeito", em alguns modelos), por isso se opta por contadores com TI´s, dá um bocadinho de mais trabalho, é verdade, mas diferença de preço tambem não é assim tão abismalENERGY Escreveu:Boas tardes, amigo Jaime
Cpts
Cpts.
Energy
Energy
Boas, eu usaria um cabo de 35mm2, sem problemas...
Vejam essa tabela por favor, 2ª pagina.
Vejam essa tabela por favor, 2ª pagina.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.
-
Josecalado
- Técnico Dedicado

Com o fim de cumprir a legislação em vigor e como já foi referido anteriormente, poderá consultar a secção 803.2.4.4.2 das (RTIEBT) ou a ficha técnica nº 29 da Certiel, e de acordo deverá para o comprimento indicado utilizar a secção de 70mm2, a transição de secção pode ser efectuada utilizando uma portinhola P100 equipada com barramentos no lado do contador e outra no lado do quadro geral se entender que é necessária.
Não tenho conhecimento que a EDP ligue contadores com Tis para potências inferiores a 41,4KVA.
Cpm.
Não tenho conhecimento que a EDP ligue contadores com Tis para potências inferiores a 41,4KVA.
Cpm.
-
Josecalado
- Técnico Dedicado

O contador que é utilizado é o contador convencional de leitura direta de acordo com a potência de 20,7KVA.
Cpm.
Cpm.