tomadas com relógio
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 10 nov 2010, 23:48
- Agradecimento recebido: 1 vez
tomadas com relógio
Olá,
Tenho uns aquecedores eléctricos de parede para instalar e gostaria de te-los ligados a uma tomada com relógio digital incorporado.
Em vez de ter os relógios normais que se ligam á tomada e por sua vez se liga o aquecedor.
Podem-me indicar se este tipo tomadas existe?
Tenho uns aquecedores eléctricos de parede para instalar e gostaria de te-los ligados a uma tomada com relógio digital incorporado.
Em vez de ter os relógios normais que se ligam á tomada e por sua vez se liga o aquecedor.
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Re: tomadas com relógio
Boas.redhot Escreveu:Olá,
O que procura não conheço e duvido que exista. Senão vejamos:
-Qual a vantagem de ter o relógio incorporado na própria tomada? Seria um material muito mais caro, já que teriam de fabricar relógios para cada gama de aparelhagem eléctrica.
-Qual a vantagem de apenas haverem relógios de tomada(dos que se ligam à tomada e depois têm eles próprios uma tomada onde se pode ligar o aquecedor)? Muitas. O relógio, sendo um aparelho externo, encaixa em qualquer marca e modelo de tomada. O mesmo mecanismo funciona em qualquer sistema de tomadas, ficando portanto muito mais barato.
Vantagens de um ou outro sistema? Nenhuma diferença. Alguns relógios permitem até 16A, que é a capacidade das tomadas, logo não se ganhava nada em incorporar o relógio na aparelhagem.
Soluções:
-Ou compra os tais relógios de encaixar na tomada, e depois liga os aquecedores ao relógio(É destes que o Nelmindo referiu haver nas grandes superfícies e lojas de bricolage)
-Ou, caso a instalação assim permita, compra um relógio de quadro eléctrico, e corta o circuito directamente no quadro. Quando as instalações são feitas de raiz, esta é a melhor opção, pois apenas com um relógio controla todas as tomadas(é mais fácil depois de programar, acertar hora inverno/verão.
-Caso ainda não tenha os aquecedores, procure se há algum modelo com temporizador horário incluído. Julgo que há aquecedores já com relógio incorporado. Neste caso, apenas precisa de ligar à tomada e programar o próprio aquecedor
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
Obrigado pela resposta.patinhofeio Escreveu:Boas.redhot Escreveu:Olá,
O que procura não conheço e duvido que exista. Senão vejamos:
-Qual a vantagem de ter o relógio incorporado na própria tomada? Seria um material muito mais caro, já que teriam de fabricar relógios para cada gama de aparelhagem eléctrica.
-Qual a vantagem de apenas haverem relógios de tomada(dos que se ligam à tomada e depois têm eles próprios uma tomada onde se pode ligar o aquecedor)? Muitas. O relógio, sendo um aparelho externo, encaixa em qualquer marca e modelo de tomada. O mesmo mecanismo funciona em qualquer sistema de tomadas, ficando portanto muito mais barato.
Vantagens de um ou outro sistema? Nenhuma diferença. Alguns relógios permitem até 16A, que é a capacidade das tomadas, logo não se ganhava nada em incorporar o relógio na aparelhagem.
Soluções:
-Ou compra os tais relógios de encaixar na tomada, e depois liga os aquecedores ao relógio(É destes que o Nelmindo referiu haver nas grandes superfícies e lojas de bricolage)
-Ou, caso a instalação assim permita, compra um relógio de quadro eléctrico, e corta o circuito directamente no quadro. Quando as instalações são feitas de raiz, esta é a melhor opção, pois apenas com um relógio controla todas as tomadas(é mais fácil depois de programar, acertar hora inverno/verão.
-Caso ainda não tenha os aquecedores, procure se há algum modelo com temporizador horário incluído. Julgo que há aquecedores já com relógio incorporado. Neste caso, apenas precisa de ligar à tomada e programar o próprio aquecedor
Abraço
Eu concordo com o que disse.
Aquilo que realmente gostava era de ter o relógio incorporado no quadro dos dijuntores que me controlá-se todos os aquecedores de todas as divisões.
Só que a instalação de raíz não foi feita assim e acho que não é possível implementar esta solução agora. Eu pelo menos não sei como o fazer.
O ter tomadas com relógio incorporado seria por uma razão estética dando um ar mais "integrado".
Claro que com relógios normais ligados ás tomadas funciona bem e se um relógio se avariar substitui-se facilmente por outro mas fica mais "feio".
Os aquecedores que tenho infelizmente não tem temporizador incorporado.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 76 vezes
Boas,
o que pretende é muito simples, desde que tenha espaço no quadro, e saiba executar.
1- Instalar relógio para comando
2- Instalar contactor (25A).
3- Instalar fusível 2A para protecção do comando (relógio / contactor)
4- Executar ligações.
ohmico
o que pretende é muito simples, desde que tenha espaço no quadro, e saiba executar.
4- Executar ligações.
ohmico
- patinhofeio
- Quadro de Honra
Boas.ohmico Escreveu:Boas,
4- Executar ligações.
ohmico
E qual a solução? Desligar TODAS as tomadas?
O pretendido é desligar APENAS as tomadas dos aquecedores. Se a instalação não tem essas tomadas em circuito independente, não é possível fazer isso no quadro com essa simplicidade toda.
Imaginemos que temos um circuito por quarto(por vezes um circuito faz 2 quartos). Ao cortar no quadro, ficávamos sem nenhuma tomada.La se iam os despertadores, tv ou outros aparelhos ligados no quarto.
Abraço
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 76 vezes
Boas,
presume-se que se tem aquecedores eléctricos de parede é porque tem circuito de aquecimento.
Aliás, se assim não fosse provavelmente o redhot não teria posto a hipótese do comando no quadro.
ohmico
presume-se que se tem aquecedores eléctricos de parede é porque tem circuito de aquecimento.
Aliás, se assim não fosse provavelmente o redhot não teria posto a hipótese do comando no quadro.
ohmico
- patinhofeio
- Quadro de Honra
Boas.ohmico Escreveu:...
...
Prestem mais atenção aos tópicos. Quem falou nessa opção fui eu. Ele apenas perguntou se há relógio incorporado na aparelhagem ou apenas dos de encaixar na tomada(verifique o 1º post do tópico).
Para já, o colega redhot parece estar esclarecido.
Abraço
-
Exacto, eu não tenho circuito independente só para o aquecimento.patinhofeio Escreveu:Boas.ohmico Escreveu:...
...
Prestem mais atenção aos tópicos. Quem falou nessa opção fui eu. Ele apenas perguntou se há relógio incorporado na aparelhagem ou apenas dos de encaixar na tomada(verifique o 1º post do tópico).
Para já, o colega redhot parece estar esclarecido.
Abraço
Vou então colocar relógios nas tomadas.
Há locais onde não tenho tomadas onde vou colocar os aquecedores mas faço uma puxada com um cabo de 2,5.
Obrigado.
- patinhofeio
- Quadro de Honra
Tópico resolvido.
Caso seja necessário, pedir reabertura a um membro da team apoio ou admin.
Abraço
Caso seja necessário, pedir reabertura a um membro da team apoio ou admin.
Abraço