Desligar a "pera"

Responder
raz0rftw
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 02 set 2009, 16:31

Desligar a "pera"

Mensagem por raz0rftw »

Olá a todos sou um um novato por aqui, mas já andei a ler e gostei bastante deste fórum e como tal deixo-vos aqui uma questão:

Tenho no quarto o interruptor de ligar a luz na parede e também um com uma "pera" não sei se está correcto o nome, agora queria tirar-la, eu tentei, tirei os cabos fora, mas depois a luz no interruptor na parede é como se não tivesse efeito.

Alguém sabe porque isso acontece?

Obrigado desde já :D


jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Desligar a "pera"

Mensagem por jodsbrum »

Pelo que pude perceber depois de tirares a pêra a luz deixou de funcionar será isso?
Se for, provavelmente deverias ter uma comutação de escada e ao retirares a pêra (que para todos os efeitos é um comutador) tens de alterar as ligações na caixa de derivação caso contrário não irá funcionar.
raz0rftw
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 02 set 2009, 16:31

Re: Desligar a "pera"

Mensagem por raz0rftw »

jodsbrum Escreveu:Pelo que pude perceber depois de tirares a pêra a luz deixou de funcionar será isso?
Se for, provavelmente deverias ter uma comutação de escada e ao retirares a pêra (que para todos os efeitos é um comutador) tens de alterar as ligações na caixa de derivação caso contrário não irá funcionar.

Não existe a possibilidade de desligar por completo a tomada onde está a pera?
O que quero dizer é desligar os fios e isola-los, não sei, digo isto porque sou um "menino" nesta área.

Obrigado
Avatar do Utilizador
kartilos
Curioso
Curioso
Mensagens: 54
Registado: 17 dez 2008, 16:04
Localização: Portugal (Centro/Norte)

Re: Desligar a "pera"

Mensagem por kartilos »

raz0rftw Escreveu:
jodsbrum Escreveu:Pelo que pude perceber depois de tirares a pêra a luz deixou de funcionar será isso?
Se for, provavelmente deverias ter uma comutação de escada e ao retirares a pêra (que para todos os efeitos é um comutador) tens de alterar as ligações na caixa de derivação caso contrário não irá funcionar.

Não existe a possibilidade de desligar por completo a tomada onde está a pera?
O que quero dizer é desligar os fios e isola-los, não sei, digo isto porque sou um "menino" nesta área.

Obrigado
Supondo que tens apenas 2 fios, em vez de isolares os fios tens que juntá-los com um ligador isolado e rezar para que tudo corra bem! :mrgreen:
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 513
Registado: 30 mar 2008, 10:45
Localização: 150 Km de Lisboa

Re: Desligar a "pera"

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Se procurares no forum por esquemas de comutação de escada, ficas a perceber como funciona o circuito que estas a tentar desligar.
Sendo uma comutação, deves ter 3 fios na caixa de onde queres desligar a pera. Se a instalação estiver correctamente feita, deverás ter 2 fios de uma cor(normalmente castanho), e um fio de outra cor/por norma, preto). Se assim for, ligas o preto a UM dos castanhos, e isolas o castanho restante. Dessa forma, simulas que a pêra está sempre na mesma posição, e fechas o circuito para permitir que a lâmpada funcione apenas com o comutador da entrada.
Podias alterar também no comutador de entrada, mas é mais complexo, e inviabiliza de futuro poderes colocar a pêra de novo.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
raz0rftw
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 02 set 2009, 16:31

Re: Desligar a "pera"

Mensagem por raz0rftw »

Muito obrigado a todos, eu realmente tenho que perder aqui umas horas para me integrar no assunto :)
Então amanha eu farei a experiência e depois colocarei aqui os resultados, mais uma vez obrigado a todos.
rafaelopes
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 22 jun 2007, 00:46
Localização: coimbra

Re: Desligar a "pera"

Mensagem por rafaelopes »

patinhofeio Escreveu:Boas.
Se procurares no forum por esquemas de comutação de escada, ficas a perceber como funciona o circuito que estas a tentar desligar.
Sendo uma comutação, deves ter 3 fios na caixa de onde queres desligar a pera. Se a instalação estiver correctamente feita, deverás ter 2 fios de uma cor(normalmente castanho), e um fio de outra cor/por norma, preto). Se assim for, ligas o preto a UM dos castanhos, e isolas o castanho restante. Dessa forma, simulas que a pêra está sempre na mesma posição, e fechas o circuito para permitir que a lâmpada funcione apenas com o comutador da entrada.
Podias alterar também no comutador de entrada, mas é mais complexo, e inviabiliza de futuro poderes colocar a pêra de novo.
Abraço
Muito bem explicado
Cumprimentos
Rafael
lmpmartins
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 24 out 2009, 09:48

Re: Desligar a "pera"

Mensagem por lmpmartins »

patinhofeio Escreveu:
Boas.
Se procurares no forum por esquemas de comutação de escada, ficas a perceber como funciona o circuito que estas a tentar desligar.
Sendo uma comutação, deves ter 3 fios na caixa de onde queres desligar a pera. Se a instalação estiver correctamente feita, deverás ter 2 fios de uma cor(normalmente castanho), e um fio de outra cor/por norma, preto). Se assim for, ligas o preto a UM dos castanhos, e isolas o castanho restante. Dessa forma, simulas que a pêra está sempre na mesma posição, e fechas o circuito para permitir que a lâmpada funcione apenas com o comutador da entrada.
Podias alterar também no comutador de entrada, mas é mais complexo, e inviabiliza de futuro poderes colocar a pêra de novo.
Abraço


Depois desta explicação,nada mais ha a acrescentar.
norbalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 90
Registado: 03 nov 2008, 15:19
Localização: Porto

Re: Desligar a "pera"

Mensagem por norbalves »

Olá

tens uma ligação de comutação de escada, sem duvida.
A "pera" é um interruptor (lembra-te as 3 linhas têm corrente eléctrica, dependendo da posição dos contactos). Tens que substituir o interruptor de parede (escada), por um simples, anulando a "pera" como já foi referenciado. Ou, anulando um dos contactos do Interreptor de escada.

Espero ter ajudado.

Cump
"Ajudar, é aprender!"
rmcabral
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 25 abr 2009, 23:48
Localização: Cascais

Re: Desligar a "pera"

Mensagem por rmcabral »

lololol Granda perigo...... faz-me lembrar quando tinha 10 anos e era um curioso e fartava-me de disparar o quadro la em casa. Se as minhas fihas me dessem as dores de cabeca que dei a minha mae dava em maluco.
Ass. Rodrigo Cabral
Fábio Neves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 22 ago 2018, 13:45
Localização: Aveiro

Re: Desligar a "pera"

Mensagem por Fábio Neves »

Boa tarde

Precisava de uma explicação na ligação de uma pera

A mesma tem 3 bornos

Alguém tem esquema de ligações
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”