Boa tarde
Estou a realizar um obra para mim, mas visto que á muitos anos não executo na area residencial peço ajuda, comentarios, para dimensionamento de quadro electrico a ver se não estou a cometer fallhas.
A potncia que tenho previsto contratar é de 6,9 Kva com o objectivo de deixar o quadro preparado para possivel aumento de potencia para 10,35. Previsto tenho 14 circuitos e no futuro possivelmente mais 2 para AC. Escolhi da marca Efapel e o que tenho previsto é:
1 Interruptor 2P 63A 250/415V .... REf Efapel:55563 2IT
3 Interruptores Diferencias 2P 40A 30mA Tipo A ---- Ref Efapel:55640 2BA
12 Disjuntores MT 1P+N 16A Curva C 4,5kA ---- Efapel:55116 5CP
1 Disjuntor MT 1P+N 10A Curva C 4,5kA ---- Efapel:55110 5CP
1 Disjuntor MT 1P+N 20A Curva C 4,5kA ---- Efapel:55120 5CP
Agardço comentarios ou propostas
A. GIl
Ajuda - Quadro eléctrico para um T2
-
A.Gil
- Faça a sua apresentação

- Registado: 27 jan 2026, 20:24
- Profissão: Diretor tecnico
Re: Ajuda - Quadro eléctrico para um T2
A idea será para distribuir melhor as cargas contemplando já aAC para futuro.
-
agazevedo
- Curioso

- Registado: 03 mar 2023, 14:28
- Profissão: Gestor
- Agradecimento recebido: 1 vez
Talvez, fosse oportuno prever tubo e espaço no QE para instalação de DR e disjuntor para futuro ponto de carga de VE. Cada DR não deve ter mais de 8 disjuntores ligados. No caso de haver mais que 1 "máquina" de AC(a exterior), a melhor prática é a de cada uma seja protegida por DR e disjuntor.
-
TiagoMatos
- Curioso

- Registado: 04 jan 2025, 19:05
- Profissão: Engenheiro Electrotécnico
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 1 vez
Boa Noite,
Pelo que conseguir perceber, ponho algumas questões:
Vejo que só tem um disjuntor de 10 A. Toda a iluminação ficará num único circuito? (Assumindo os 10 A para iluminação) Se prevê ter circuitos de iluminação nos disjuntores de 16 A, os respectivos circuitos terão de ter uma secção mínima de 2,5 mm2.
Se quer deixar a instalação preparada para 10,35 kVA, sugiro que o alimentador do quadro seja já de pelo menos 10 mm2. Para completamente afirmar a secção correcta, só verificando a protecção a montante para a protecção contra curto-circuitos e sobrecargas, assim como saber o comprimento do mesmo para verificar a queda de tensão.
Caso opte por já ter o alimentador a 10 mm2, tem de instalar todos os condutores do quadro, desde o Interrp Geral até ao borne de entrada dos disjuntores também a 10 mm2.
Fiquei curioso pela opção do diferencial do Tipo A, ao invés do comum AC. Todavia tendo a concordar, pois cada vez mais as cargas devido à sua electronica têm tendência a introduzir correntes residuais em caso de defeito com componente continua.
Se tiver forma de medir o valor de terra do imóvel, poderá (caso o valor de terra seja bom) diminuir a sensibilidade dos diferenciais ( para 300 mA) tornando a instalação um pouco mais economica (Se isso interessar para o seu caso), mas sempre tendo em conta as cargas e os locais dos circuitos. Todavia com 30 mA diria que em 99,999% estará garantida a protecção para pessoas e animais contra os contactos indirectos.
Penso que fiz todas as minhas observações. Caso tenha interpretado mal o que pretende, ou se o puder ajudar em mais alguma coisa, disponha.
Vejo que só tem um disjuntor de 10 A. Toda a iluminação ficará num único circuito? (Assumindo os 10 A para iluminação) Se prevê ter circuitos de iluminação nos disjuntores de 16 A, os respectivos circuitos terão de ter uma secção mínima de 2,5 mm2.
Se quer deixar a instalação preparada para 10,35 kVA, sugiro que o alimentador do quadro seja já de pelo menos 10 mm2. Para completamente afirmar a secção correcta, só verificando a protecção a montante para a protecção contra curto-circuitos e sobrecargas, assim como saber o comprimento do mesmo para verificar a queda de tensão.
Caso opte por já ter o alimentador a 10 mm2, tem de instalar todos os condutores do quadro, desde o Interrp Geral até ao borne de entrada dos disjuntores também a 10 mm2.
Fiquei curioso pela opção do diferencial do Tipo A, ao invés do comum AC. Todavia tendo a concordar, pois cada vez mais as cargas devido à sua electronica têm tendência a introduzir correntes residuais em caso de defeito com componente continua.
Se tiver forma de medir o valor de terra do imóvel, poderá (caso o valor de terra seja bom) diminuir a sensibilidade dos diferenciais ( para 300 mA) tornando a instalação um pouco mais economica (Se isso interessar para o seu caso), mas sempre tendo em conta as cargas e os locais dos circuitos. Todavia com 30 mA diria que em 99,999% estará garantida a protecção para pessoas e animais contra os contactos indirectos.
Penso que fiz todas as minhas observações. Caso tenha interpretado mal o que pretende, ou se o puder ajudar em mais alguma coisa, disponha.
Com os melhores cumprimentos,
Tiago Matos
Engenharia de Energia e Sistemas de Potência
OET – 30736
TRIESP DGEG – 87110
TRSCIE ANEPC
Tiago Matos
Engenharia de Energia e Sistemas de Potência
OET – 30736
TRIESP DGEG – 87110
TRSCIE ANEPC
- Varejo
- Team Apoio

- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 23 vezes
O A.gil já está a economizar colocando Efapel, metendo Hager fica mais do dobro do preço.TiagoMatos Escreveu: 28 jul 2026, 00:31 Boa Noite,
Gosto da Efapel em aparelhagem elétrica, mas não em dispositivos de corte e proteção.
O que mais uso é Hager, há vários anos.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!