É normal usarmos este tipo de cabo eléctrico para a interligação entre VFD/VSD.
No entanto vendo as tabelas de alguns fabricantes existem duas situações:
3x70+3G10
3x120+3G16
em que não se cumpre com a condição:
Spe>=Sph/2, de acordo com as RTIEBT e IEC 60364-5-54.
Qual é a vossa opinião sobre o tema?
3PH+3PE+SH cabo eléctrico - Seção do condutor PE
-
parreirajoao
- Técnico Dedicado

- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 20 vezes
-
Coldhx
- Curioso

- Registado: 04 mar 2026, 17:48
- Profissão: Eng. Informático
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Re: 3PH+3PE+SH cabo eléctrico - Seção do condutor PE
Relativo às RTIEBT, para além da 543.1.2 (de onde sai a fórmula que refere) existe a formula alternativa descrita em 543.1.1.
S = (I√t) / k
Ou seja, pode-se aplicar a "expressão abreviada" ou a formula mais complexa, podendo esta última eventualmente permitir secções inferiores do PE dependendo das variáveis. Mas para saber se os cabos que descreve estão de acordo com a regra seria preciso conhecer os valores e fazer as contas.
A minha interpretação é que a regra 543.1.2 existe para simplificar instalações mais simples, e a 543.1.1 para permitir poupança de recursos (cobre) em situações que se justifique (como é o caso de secções mais elevadas).
S = (I√t) / k
Ou seja, pode-se aplicar a "expressão abreviada" ou a formula mais complexa, podendo esta última eventualmente permitir secções inferiores do PE dependendo das variáveis. Mas para saber se os cabos que descreve estão de acordo com a regra seria preciso conhecer os valores e fazer as contas.
A minha interpretação é que a regra 543.1.2 existe para simplificar instalações mais simples, e a 543.1.1 para permitir poupança de recursos (cobre) em situações que se justifique (como é o caso de secções mais elevadas).
-
fiat_uno
- Curioso

- Registado: 31 mai 2018, 10:44
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
Re: 3PH+3PE+SH cabo eléctrico - Seção do condutor PE
Fui ler as instruções de aplicação dos cabos mencionados da LAPP e diz o seguinte:
"What all the above-mentioned cables have in common is that the earthing concept is made up of the (summed) cross-section of the ground conductor(s) and the specified cross-section (data sheet) of the braided shield. The braided shield has three functions:
• Shielding of electromagnetic fields from or to adjacent structures
• Low-impedance feedback path for high-frequency interference currents
• In addition to the inner, insulated ground conductor(s) as an additional protective conductor"
(https://imager.lapp.com/e/lapp/w-6bdTm9 ... 024_en.pdf)
Na minha interpretação, deve considerar-se a secção dos três condutores PE + a secção da blindagem para efetivamente cumprir com a regra Spe>=Sph/2.
"What all the above-mentioned cables have in common is that the earthing concept is made up of the (summed) cross-section of the ground conductor(s) and the specified cross-section (data sheet) of the braided shield. The braided shield has three functions:
• Shielding of electromagnetic fields from or to adjacent structures
• Low-impedance feedback path for high-frequency interference currents
• In addition to the inner, insulated ground conductor(s) as an additional protective conductor"
(https://imager.lapp.com/e/lapp/w-6bdTm9 ... 024_en.pdf)
Na minha interpretação, deve considerar-se a secção dos três condutores PE + a secção da blindagem para efetivamente cumprir com a regra Spe>=Sph/2.