Na minha interpretação não existe incoerência.
Os 6,9 kVA referem-se à potencia da instalação de utilização.
Os 3,7 kW referem-se à potencia do PCVE.
Aumento potência garagem
-
parreirajoao
- Técnico Dedicado

- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 20 vezes
Re: Aumento potência garagem
Ok, obrigado.
Outra duvida.
Dado tratar-se de um condomínio apenas com uma entrada (um só NIP), para o pedido de aumento de potencia, tenho de elaborar a FE com todas as frações e indicar as PMAs (as que se mantém e as que quero aumentar) correto?
Para a instalação de utilização, mesmo já estar preparada (é existente) para S=6,9 kVA, tenho de obter na mesma:
O TR da execução?
Mas a instalação não sofreu qq alteração, é a mesma e está correta.
Outra duvida.
Dado tratar-se de um condomínio apenas com uma entrada (um só NIP), para o pedido de aumento de potencia, tenho de elaborar a FE com todas as frações e indicar as PMAs (as que se mantém e as que quero aumentar) correto?
Para a instalação de utilização, mesmo já estar preparada (é existente) para S=6,9 kVA, tenho de obter na mesma:
O TR da execução?
amoreira Escreveu: 02 mar 2026, 18:24 Na minha interpretação não existe incoerência.
-
amoreira
- Quadro de Honra

- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 103 vezes
parreirajoao Escreveu: 24 mar 2026, 09:59 Ok, obrigado.
Outra duvida.
O TR da execução?
amoreira Escreveu: 02 mar 2026, 18:24 Na minha interpretação não existe incoerência.
Sim na FE devem ser preenchido o NIP ou NIPS caso tenha mais que 1 e todos os CPE.
Como está a solicitar o aumento de potência a instalação terá de ser vistoriada por uma EIIEL
https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setori ... cas-eiiel/
Aquando o desenvolvimento do respetivo projeto terá de ser verificado se existe necessidade de alterar a cabo da coluna montante (se aplicável)
A caixa de coluna no piso a intervir deve ser substituída ou requalificada (colocação de anteparos acrilico)
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
parreirajoao
- Técnico Dedicado

- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 20 vezes
Está claro.
Surgiu.me outra dúvida.
O projeto inicial está de acordo com o RSIUEE.
Os Ks são diferentes dos das RTIEBT.
Ao fazer o aditamento ao projeto os Ks que utilizo são os das RTIEBT correto? Apenas para as instalações que sofrem alteração? As restantes ficam com os Ks do regulamento anterior?
Surgiu.me outra dúvida.
O projeto inicial está de acordo com o RSIUEE.
Os Ks são diferentes dos das RTIEBT.
Ao fazer o aditamento ao projeto os Ks que utilizo são os das RTIEBT correto? Apenas para as instalações que sofrem alteração? As restantes ficam com os Ks do regulamento anterior?
amoreira Escreveu: 26 mar 2026, 15:34parreirajoao Escreveu: 24 mar 2026, 09:59 Ok, obrigado.
Outra duvida.
O TR da execução?
Sim na FE devem ser preenchido o NIP ou NIPS caso tenha mais que 1 e todos os CPE.
Como está a solicitar o aumento de potência a instalação terá de ser vistoriada por uma EIIEL
https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setori ... cas-eiiel/
Aquando o desenvolvimento do respetivo projeto terá de ser verificado se existe necessidade de alterar a cabo da coluna montante (se aplicável)
A caixa de coluna no piso a intervir deve ser substituída ou requalificada (colocação de anteparos acrilico)