Proximidade a linha de 25kW - riscos?

Responder
MigAlves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 nov 2025, 13:42
Profissão: Segurança
Agradecimento recebido: 1 vez

Proximidade a linha de 25kW - riscos?

Mensagem por MigAlves »

Olá a todos,

Andava a fazer umas pesquisas e encontrei este fórum, espero que me possam esclarecer algumas dúvidas.
A minha casa é junto à linha regional do Algarve, que está a terminar de ser eletrificada.
Reparei que andaram a ligar uns fios (calculo que seja aterramento) a todas as estruturas metálicas que existem junto à linha.
Rede de vedação, rail de proteção da berma da estrada, grades de proteção nos viadutos, até a minha rede de vedação das traseiras da casa tem um fio lá ligado (pelo aspeto, cabo de 10mm em cobre apartado com parafuso à rede).
A minha dúvida, dado que não recebi qualquer informação da Infraestruturas de Portugal, é se está em causa a segurança das outras estruturas metálicas nas imediações, pois tenho arames de videiras a uns 5m do carril, tenho um sombreador para os carros a uns 7/8 m, tenho aparelhos de A/C a uns 5m do carril e tenho (ou pelo menos tinha) intenção de instalar painéis fotovoltaicos no telhado a uns 10m do carril e da linha elétrica, que tem cerca de 25kw segundo a informação que encontrei na internet.

Aconselham a fazer alguma coisa na minha instalação elétrica doméstica?

Obrigado
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 40 vezes

Re: Proximidade a linha de 25kW - riscos?

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Só para entender melhor a sua dúvida:
1- Estamos a falar de uma linha ferroviária?
2- Provavelmente quererá dizer 25kV e não kW, certo?
3- Os fios que andaram a ligar à rede de vedação da sua casa, foi com o seu consentimento e/ou conhecimento?
MigAlves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por MigAlves »

rainbow Escreveu: 05 nov 2025, 12:52 Boa tarde.

Só para entender melhor a sua dúvida:
1- Estamos a falar de uma linha ferroviária?
2- Provavelmente quererá dizer 25kV e não kW, certo?
3- Os fios que andaram a ligar à rede de vedação da sua casa, foi com o seu consentimento e/ou conhecimento?
1- sim, linha regional do Algarve;
2- sim, foi erro meu, 25kV;
3- não, ninguém me disse nada.

Apercebi-me porque ouvi barulho durante a noite (normalmente fazem as obras à noite porque durante o dia teriam de parar a circulação).
Na manhã seguinte vi que tinham passado um tubo anelado vermelho por debaixo do carril a atravessar a linha e nos dias seguintes fui vendo cada vez mais fios ligados ás estruturas metálicas que existem junto à linha, inclusive na minha rede.

Encontrei na internet um documento/ficheiro da ordem dos engenheiros, mas não tenho a certeza se posso partilhar o documento.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Eu acho que pode partilhar o documento, se é público.

As ligações que andaram a fazer, provavelmente são para precaver situações em que a linha se possa partir e acabar a fazer contacto com essas estruturas metálicas.
Acho estranho ninguém lhe ter comunicado nada a respeito da sua vedação.
MigAlves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por MigAlves »

rainbow Escreveu: 06 nov 2025, 12:54 Boa tarde.

Eu acho que pode partilhar o documento, se é público.
Não tenho a certeza que seja público, nem tudo o que está online foi autorizado pelo autor e prefiro não estar a publicar, porque é uma "apresentação" com nome do autor.

As ligações, pelo que vi no documento nas pags 20 a 22 (vou tentar enviar-lhe o link por PM), são ligação da "corrente de retorno".
Como disse antes, percebo pouco de eletricidade, mas acho que é "tipo" um aterramento (fio terra).
Na catenária terá positivo +25kV e negativo -25kV, o carril terá aterramento (fio terra) e as estruturas contíguas ligação ao carril para estarem também protegidas.

A linha tem centenas de km, milhares de estruturas metálicas junto à linha, seria um processo moroso e andar a falar com toda a gente.
Obviamente que isso seria o ideal, mas também é verdade que muitas dessas estrutura até estão em terrenos que será difícil saber de quem são ( eu ainda não consegui saber quem é o dono do terreno ao lado do meu, o nome que aparece nas confrontações é de uma pessoa que faleceu há uns 30 anos e ninguém conhece herdeiros) e também lá tem rede.

E eu só estou +/- preocupado se necessito de ter alguma proteção extra, devido à proximidade, na instalação da casa e/ou numa estrutura futura para instalação de painéis solares, até porque ainda ninguém respondeu ao email que enviei à IP (usualmente demoram a responder aos emails, telefone nem vale a pena tentar).
Há milhares de km de linha eletrificada e nunca ouvi falar de nenhum sinistro por causa disso.
Os "elétricos" de Lisboa têm os cabos presos às fachadas dos prédios (embora sejam menores voltagens).
O metro de superfície da margem sul deve ter cargas idênticas e deve ter essas ligações nas estruturas metálicas junto à linha.

A minha dúvida é as estruturas que eu possa construir no futuro, cuidados que deva ter.
Por precaução vou retirar a fita led que tenho pendurada na rede porque a fita led está ligada à instalação da casa e a rede ligada a esses fios.
O facto da estrutura do sombreador do estacionamento estar aparafusada a bases de betão enterradas com 1 m de profundidade funciona como "fio terra" ou será melhor meter uma barra de cobre e aparafusar um fio à estrutura?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

As ligações da vedação, pelo que percebi no documento, são por causa daquilo que chamam de zona de risco e garantem a equipotencialidade das massas metálicas, como a vedação.
MigAlves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por MigAlves »

rainbow Escreveu: 07 nov 2025, 13:27 Boa tarde.

As ligações da vedação, pelo que percebi no documento, são por causa daquilo que chamam de zona de risco e garantem a equipotencialidade das massas metálicas, como a vedação.
OK, agora a minha dúvida:
Tenho estruturas metálicas "dentro" dessa distância de risco III, dentro desses 10m de distância do carril, devo fazer uma ligação de fio terra dessas estruturas?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 81 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

Como já foi dito acima as ligações que estão a ser executadas são de terra de protecção e equipotencialização.

Nem tudo o que é metálico tem de ser ligado, toda a envolvente do trajecto terá sido analisada a e as ligações a efectuar constarão do projecto.

Portanto, se a estrutura de que fala já lá estava e não foi ligada não tem que fazer nada.

Ohmico
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”