Olá a todos,
Andava a fazer umas pesquisas e encontrei este fórum, espero que me possam esclarecer algumas dúvidas.
A minha casa é junto à linha regional do Algarve, que está a terminar de ser eletrificada.
Reparei que andaram a ligar uns fios (calculo que seja aterramento) a todas as estruturas metálicas que existem junto à linha.
Rede de vedação, rail de proteção da berma da estrada, grades de proteção nos viadutos, até a minha rede de vedação das traseiras da casa tem um fio lá ligado (pelo aspeto, cabo de 10mm em cobre apartado com parafuso à rede).
A minha dúvida, dado que não recebi qualquer informação da Infraestruturas de Portugal, é se está em causa a segurança das outras estruturas metálicas nas imediações, pois tenho arames de videiras a uns 5m do carril, tenho um sombreador para os carros a uns 7/8 m, tenho aparelhos de A/C a uns 5m do carril e tenho (ou pelo menos tinha) intenção de instalar painéis fotovoltaicos no telhado a uns 10m do carril e da linha elétrica, que tem cerca de 25kw segundo a informação que encontrei na internet.
Aconselham a fazer alguma coisa na minha instalação elétrica doméstica?
Obrigado
Proximidade a linha de 25kW - riscos?
-
rainbow
- Velha Guarda

- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 40 vezes
Re: Proximidade a linha de 25kW - riscos?
Boa tarde.
Só para entender melhor a sua dúvida:
1- Estamos a falar de uma linha ferroviária?
2- Provavelmente quererá dizer 25kV e não kW, certo?
3- Os fios que andaram a ligar à rede de vedação da sua casa, foi com o seu consentimento e/ou conhecimento?
3- Os fios que andaram a ligar à rede de vedação da sua casa, foi com o seu consentimento e/ou conhecimento?
-
MigAlves
- Faça a sua apresentação

- Registado: 04 nov 2025, 13:42
- Profissão: Segurança
- Agradecimento recebido: 1 vez
1- sim, linha regional do Algarve;rainbow Escreveu: 05 nov 2025, 12:52 Boa tarde.
2- sim, foi erro meu, 25kV;
3- não, ninguém me disse nada.
Apercebi-me porque ouvi barulho durante a noite (normalmente fazem as obras à noite porque durante o dia teriam de parar a circulação).
Na manhã seguinte vi que tinham passado um tubo anelado vermelho por debaixo do carril a atravessar a linha e nos dias seguintes fui vendo cada vez mais fios ligados ás estruturas metálicas que existem junto à linha, inclusive na minha rede.
Encontrei na internet um documento/ficheiro da ordem dos engenheiros, mas não tenho a certeza se posso partilhar o documento.
-
rainbow
- Velha Guarda

Boa tarde.
Eu acho que pode partilhar o documento, se é público.
As ligações que andaram a fazer, provavelmente são para precaver situações em que a linha se possa partir e acabar a fazer contacto com essas estruturas metálicas.
Acho estranho ninguém lhe ter comunicado nada a respeito da sua vedação.
As ligações que andaram a fazer, provavelmente são para precaver situações em que a linha se possa partir e acabar a fazer contacto com essas estruturas metálicas.
Acho estranho ninguém lhe ter comunicado nada a respeito da sua vedação.
-
MigAlves

Não tenho a certeza que seja público, nem tudo o que está online foi autorizado pelo autor e prefiro não estar a publicar, porque é uma "apresentação" com nome do autor.rainbow Escreveu: 06 nov 2025, 12:54 Boa tarde.
As ligações, pelo que vi no documento nas pags 20 a 22 (vou tentar enviar-lhe o link por PM), são ligação da "corrente de retorno".
Como disse antes, percebo pouco de eletricidade, mas acho que é "tipo" um aterramento (fio terra).
Na catenária terá positivo +25kV e negativo -25kV, o carril terá aterramento (fio terra) e as estruturas contíguas ligação ao carril para estarem também protegidas.
A linha tem centenas de km, milhares de estruturas metálicas junto à linha, seria um processo moroso e andar a falar com toda a gente.
Obviamente que isso seria o ideal, mas também é verdade que muitas dessas estrutura até estão em terrenos que será difícil saber de quem são ( eu ainda não consegui saber quem é o dono do terreno ao lado do meu, o nome que aparece nas confrontações é de uma pessoa que faleceu há uns 30 anos e ninguém conhece herdeiros) e também lá tem rede.
E eu só estou +/- preocupado se necessito de ter alguma proteção extra, devido à proximidade, na instalação da casa e/ou numa estrutura futura para instalação de painéis solares, até porque ainda ninguém respondeu ao email que enviei à IP (usualmente demoram a responder aos emails, telefone nem vale a pena tentar).
Há milhares de km de linha eletrificada e nunca ouvi falar de nenhum sinistro por causa disso.
Os "elétricos" de Lisboa têm os cabos presos às fachadas dos prédios (embora sejam menores voltagens).
O metro de superfície da margem sul deve ter cargas idênticas e deve ter essas ligações nas estruturas metálicas junto à linha.
A minha dúvida é as estruturas que eu possa construir no futuro, cuidados que deva ter.
Por precaução vou retirar a fita led que tenho pendurada na rede porque a fita led está ligada à instalação da casa e a rede ligada a esses fios.
O facto da estrutura do sombreador do estacionamento estar aparafusada a bases de betão enterradas com 1 m de profundidade funciona como "fio terra" ou será melhor meter uma barra de cobre e aparafusar um fio à estrutura?
-
rainbow
- Velha Guarda

Boa tarde.
As ligações da vedação, pelo que percebi no documento, são por causa daquilo que chamam de zona de risco e garantem a equipotencialidade das massas metálicas, como a vedação.
As ligações da vedação, pelo que percebi no documento, são por causa daquilo que chamam de zona de risco e garantem a equipotencialidade das massas metálicas, como a vedação.
-
MigAlves

OK, agora a minha dúvida:rainbow Escreveu: 07 nov 2025, 13:27 Boa tarde.
Tenho estruturas metálicas "dentro" dessa distância de risco III, dentro desses 10m de distância do carril, devo fazer uma ligação de fio terra dessas estruturas?
-
ohmico
- Técnico Dedicado

- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 81 vezes
Boas,
Como já foi dito acima as ligações que estão a ser executadas são de terra de protecção e equipotencialização.
Nem tudo o que é metálico tem de ser ligado, toda a envolvente do trajecto terá sido analisada a e as ligações a efectuar constarão do projecto.
Portanto, se a estrutura de que fala já lá estava e não foi ligada não tem que fazer nada.
Ohmico
Como já foi dito acima as ligações que estão a ser executadas são de terra de protecção e equipotencialização.
Nem tudo o que é metálico tem de ser ligado, toda a envolvente do trajecto terá sido analisada a e as ligações a efectuar constarão do projecto.
Portanto, se a estrutura de que fala já lá estava e não foi ligada não tem que fazer nada.
Ohmico