alimentação de um diferencial
-
joaquimduar
- Faça a sua apresentação

- Registado: 13 out 2025, 13:43
- Profissão: reformado
alimentação de um diferencial
Eu tenho um quadro elétrico com o diferencial e os respetivos disjuntores. Com um desses disjuntores de 16 amperes desse quadro eu posso alimentar a entrada de um diferencial de outro quadro elétrico que também terá outros disjuntores associados?
-
joaquimduar

Re: alimentação de um diferencial
40
Então terei de alimentar o diferencial do 2o quadro com a saída do diferencial do 1o?
Então terei de alimentar o diferencial do 2o quadro com a saída do diferencial do 1o?
-
rainbow
- Velha Guarda

- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 40 vezes
Boa tarde.joaquimduar Escreveu: 14 out 2025, 14:19 40
Não interprete mal a minha resposta, mas o que o senhor tem de fazer é chamar um técnico electricista para realizar a obra que pretende.
-
agazevedo

- Registado: 03 mar 2023, 14:28
- Profissão: Gestor
Recomendava que instalasse no quadro principal um interruptor, ou disjuntor, geral que alimenta, em paralelo, ambos os diferenciais. (Se colocar 2 diferenciais em série poderá ter problemas, se não garantir a correta Seletividade)
-
agazevedo

- Registado: 03 mar 2023, 14:28
- Profissão: Gestor
Em complemento ao que atrás referi: notar que se os 2 quadros se encontrarem fisicamente separados o cabo que os liga terá que ser protegido por disjuntor adequado. Este disjuntor convem ser instalado no quadro principal, pelo menos nos casos em que o 2º quadro se encontra numa outra dependencia da habitação. Mas este disjuntor, conforme referido na resposta anterior, a montante está ligado ao interruptor geral e NÃO ao diferencial do 1º quadro garantindo-se, assim, a seletividade (passagens à terra num circuito de um dos quadros não afeta os circuitos do outro) . No 2ºquadro, a juzante deste disjunto, liga-se o diferencial do 2ºquadro.
Notar também, que não se pode ligar mais que 7/8 disjuntores a um diferencial e que este tem que ter o calibre adequado, de acordo com as cargas a juzante. A sensibilidade dos diferenciais não deve ser superior a 30mA
Notar também, que não se pode ligar mais que 7/8 disjuntores a um diferencial e que este tem que ter o calibre adequado, de acordo com as cargas a juzante. A sensibilidade dos diferenciais não deve ser superior a 30mA
AGA
-
joaquimduar

ok, obrigado. Eu até chamava um técnico só que há muita falta de eletricistas e não querem fazer trabalhos pequenos porque, compreensivelmente, não lhes compensa. Quando diz que colocaria um outro disjuntor a ligar ao quadro secundário e tendo em conta que ambos os quadros têm deferenciais de 40 A, qual deverá ser a amperagem desse disjuntor, poderá ser 16A? E também uma outra coisa, seo quadro principal, por qualquer motivo for abaixo, também desliga o quadro secundário, não é assim?
-
joaquimduar

completando a minha pergunta:
Será que poderei colocar um ligador na entrada do diferencial do 1º quadro que liga a um e a outro quadro?
Será que poderei colocar um ligador na entrada do diferencial do 1º quadro que liga a um e a outro quadro?