Moradia bifamiliar com jardim exterior comum

Responder
R.Nunes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 26 nov 2024, 21:35
Profissão: Engenheiro Eletrotécnico
Localização: Porto

Moradia bifamiliar com jardim exterior comum

Mensagem por R.Nunes »

Boa noite

Em projetos de infraestruturas elétricas de moradias bifamiliares com um jardim/zona comum exterior aos dois fogo, pode-se adoptar uma solução de ramais independentes com duas portinholas no muro do lote ou uma única Portinhola 2E+2S? Ou terá que ser desenvolvido como um edifício multifamiliar, com quadro de colunas?

2. Caso seja possível optar pelos ramais independentes, se existirem cargas na zona exterior (iluminação, portão elétrico, etc), pode-se prever um ramal dedicado aos serviços comuns ou deverá ser adoptada uma solução com quadro de colunas? Fará sentido esta última opção se os números de polícia forem distintos?

3. Se a zona comum existir uma zona de estacionamento, serei obrigado a prever alimentação para veículos elétricos alimentados a partir de cada fogo ou através de um quadro de serviços comuns?

4. Para efeitos de obrigatoriedade de projeto elétrico, a potência total do edifício é tratada pelo somatório das duas frações?

Obrigado.
raphaelferreira
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 21 jul 2025, 17:51
Profissão: Engenheiro Eletrotécnico
Localização: Vila Nova de Gaia
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Moradia bifamiliar com jardim exterior comum

Mensagem por raphaelferreira »

Talvez este tópico possa lhe ser útil: viewtopic.php?p=128557&hilit=dois+fogo#p128557
Responder

Voltar para “Dúvidas”