Problemas com carregamento de VE

Responder
flateric
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 jan 2021, 22:34

Problemas com carregamento de VE

Mensagem por flateric »

Olá 👋 Desde já aviso que sou leigo no que toca a assuntos relacionados com eletricidade mas se me conseguirem dar umas luzes para que possa pedir ajuda profissional, ficaria agradecido.

Quando comprei carro elétrico, pedi a um profissional para me instalar uma tomada extra na garagem para carregamento do mesmo. Instalou-me uma tomada schucko para o efeito, disjuntor dedicado no quadro elétrico, e cablagem adequada. Dado que não tenho necessidade de fazer carregamentos com mais potência, normalmente faço os carregamentos sem ultrapassar os 10A.
Recentemente, reparei que a tomada estava a ficar com folga e decidi substituí-la por uma tomada CEE monofásica 16A, por esta ser mais robusta e mais preparada para uso prolongado. Mantive a potência de carga nos 10A.

Desde que uso esta tomada, aleatoriamente, o carro pára de carregar e mostra um alerta indicando que o disjuntor diferencial interno do carregador disparou. Hoje o carro nem estava a carregar, estava apenas ligado à tomada, e disparou também.

Pelo que li, isto pode significar algum problema na ligação à terra. Como posso despistar isto? Se chamar algum profissional, o que devo dizer-lhe para que ele consiga dar com o problema? Uma vez que não consigo replicar o problema, sendo este aleatório, não quero chamar cá alguém sem saber ao certo o que reportar.

Mais uma vez, agradeço desde já a vossa ajuda.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”