Pessoal, boa tarde.
Estou criando uma mesa didática para ensinar meus alunos sobre comandos elétricos, e possuo somente disponível uma tensão de 220V monofásica, e gostaria de gerar 220V trifásico com base na alimentação que tenho disposta. Já me sugeriram a utilização de um inversor de frequência, mas meu foco não é alimentar diretamente o motor, e sim "Gerar" o trifásico para alimentar contatores, temporizadores, etc, para realizar a lógica de comandos. Isso seria possível? Sendo com inversor de frequência, ou com outro equipamento? (Preciso que seja CA.)
Conversor de frequência pode ser utilizado para alimentação?
- EletroElebryn
- Faça a sua apresentação
- Registado: 30 set 2024, 18:30
- Profissão: Téc. Eletroeletrônica
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 217 vezes
Re: Conversor de frequência pode ser utilizado para alimentação?
Boas
Sim é possível.
Variador com entrada monofásica a 230V e saída a 230V trifásica.
Cump
Mário
Sim é possível.
Variador com entrada monofásica a 230V e saída a 230V trifásica.
Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 199 vezes
Re: Conversor de frequência pode ser utilizado para alimentação?
Mas cuidado com o uso de variado de frequência, para a produção de uma rede trifásica didática.
O variador pode entrar em erro por ter as fases desequilibradas e os aparelhos de medida apresentarem valores errados por não estarem habituados a receber ruido (originado pela frequência portadora).
https://www.youtube.com/watch?v=9PjECMWfR98
O variador pode entrar em erro por ter as fases desequilibradas e os aparelhos de medida apresentarem valores errados por não estarem habituados a receber ruido (originado pela frequência portadora).
https://www.youtube.com/watch?v=9PjECMWfR98