Potência admissível na instalação vs ramal

Responder
jjaa
Curioso
Curioso
Registado: 19 fev 2013, 13:37
Enviou: 6 vezes

Potência admissível na instalação vs ramal

Mensagem por jjaa »

Boas,

Já pesquisei o forum e não encontrei outra questão semelhante.

Estou a fazer casa num loteamento, adquirida a empreiteiro, já com todas as especialidades contratadas e assinadas/projectadas/etc.

Como tenho possibilidade de fazer um QE "melhorzinho" e estou a considerar não só fornecimento PV como carregamento de VE, o cabo de entrada e o QE suportam os 41,41 kVA máximos.

Como o ramal só suporta 17,25 kVA estou a ter a discussão com o empreiteiro sobre o valor da potência a colocar na Ficha Electrotécnica.

Qual deve ficar? A que a casa realmente suporta ou a do ramal?
Se ficarem os 17,25 kVA, e mais tarde quiser fazer um aumento de potência (esquecendo a questão do ramal, claro), como comprovo que a casa está preparada sem ter que efectuar nova inspecção?

Obrigado.

Cumpts,
Júlio Alves
Registado: 22 out 2007, 22:10
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 85 vezes

Re: Potência admissível na instalação vs ramal

Mensagem por amoreira »

jjaa Escreveu: 24 jan 2020, 11:39 Boas,

Estou a fazer casa num loteamento, adquirida a empreiteiro, já com todas as especialidades contratadas e assinadas/projectadas/etc.

Como tenho possibilidade de fazer um QE "melhorzinho" e estou a considerar não só fornecimento PV como carregamento de VE, o cabo de entrada e o QE suportam os 41,41 kVA máximos.

Desconhecendo o projeto presumo que tem entre a portinhola e o QE um cabo trifásico de 16mm2 no minimo para suportar os 41,40 Kva certo ?

Como o ramal só suporta 17,25 kVA estou a ter a discussão com o empreiteiro sobre o valor da potência a colocar na Ficha Electrotécnica.

Se ficarem os 17,25 kVA, e mais tarde quiser fazer um aumento de potência (esquecendo a questão do ramal, claro), como comprovo que a casa está preparada sem ter que efectuar nova inspecção?

O que normalmente fica na FE é a PMA (potencia máxima admissível)essa é a potencia máxima que pode requisitar ao distribuidor sem custos, caso pretenta no futuro contratar mais potencia terá de solicitar um aumento de potencia e suportar os custo daí inerentes.

Obrigado.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

Independentemente do ramal suportar ou nao pode realizar a sua obra de acordo com a ficha electrotécnica que pretender...

Se pretender os 41 KVA pode elaborar a ficha electrotécnica com este valor e realizar a instalação de acordo com as normas e respectiva inspecção.

A questão que deve procurar resposta é e qual a viabilidade para essa potência qual deve procurar junto da EDP.

Consulte o projectista e em conjunto conseguem obter todas as respostas necessárias bem como os custos associafos.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Se está num loteamento, a potência de referência é a que entra no projeto das infraestruturas do mesmo.
Caso queira mais potência pagará os custos associados a essa diferença (onde podem incluir reforços à rede)!

Em fase de obra e projeto da casa, colocaria cabos e tubagem preparada para os 41,4kVA. Mais tarde, poderá haver um processo de aumento de potência, mas já não precisa de fazer obras.

Cumps!
rnbc
Curioso
Curioso
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por rnbc »

lcmmonteiro Escreveu: 24 jan 2020, 12:33Se pretender os 41 KVA pode elaborar a ficha electrotécnica com este valor e realizar a instalação de acordo com as normas e respectiva inspecção.
Estou mais ou menos na mesma situação: a minha instalação e o ramal suportam mais potência do que a que foi pedida à EDPD.

A resposta que aqui me deram no fórum foi no sentido inverso: a ficha tem de ter a potência pedida. Depois posteriormente pode-se elaborar outra ficha e outro projeto, sendo que até pode nem se mexer na instalação porque esta fisicamente já suporta uma potência maior.

O tópico era este.

Se posso colocar mais potência na ficha e no projeto desde já, até era simpático e dava-me jeito! Baixava os custos administrativos. É mesmo assim?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 85 vezes

Mensagem por amoreira »

rnbc Escreveu: 24 jan 2020, 16:31
lcmmonteiro Escreveu: 24 jan 2020, 12:33Se pretender os 41 KVA pode elaborar a ficha electrotécnica com este valor e realizar a instalação de acordo com as normas e respectiva inspecção.
Estou mais ou menos na mesma situação: a minha instalação e o ramal suportam mais potência do que a que foi pedida à EDPD.

A resposta que aqui me deram no fórum foi no sentido inverso: a ficha tem de ter a potência pedida. Depois posteriormente pode-se elaborar outra ficha e outro projeto, sendo que até pode nem se mexer na instalação porque esta fisicamente já suporta uma potência maior.

O tópico era este.

Se posso colocar mais potência na ficha e no projeto desde já, até era simpático e dava-me jeito! Baixava os custos administrativos. É mesmo assim?
Este tema a meu ver de complicado não tem nada, é uma questão de custos e de quem paga estes custos.
Por exemplo se uma habitação ficar logo de raiz preparada para 41,4 kVA os custos vão ser suportados pelo promotor do imovel/loteamento, quanto mais potencia ele atribuir a cada habitação maior vão ser os custos, por isso normalmente as habitações ficam preparadas para "situações tipicas" por exemplo 20,7 kva, mais tarde quem vier a comprar o imovel se necessitar de mais potencia tem de solicitar ao distribuidor e suportar estes custos.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

jjaa Escreveu: 24 jan 2020, 11:39 Boas,

Obrigado.
Boas
Em primeiro lugar deve consultar a FE visada pela EDP e verificar qual a potencia que neste momento está atribuída ao seu ramal.
Se quiser aumentar a potencia atribuída vai ter de fazer Projeto Elétrico ou alterar o existente e respetiva F.E
Alterar de 17.25Kvas para 41,4 Kvas pode vir a custar-lhe uns largos milhares de €€€ dependendo da rede de distribuição existente.
Atenção que só vai conseguir pedir a certificação de acordo com a potencia que lhe está atribuída na F.E visada.
Cpts.
Energy
Pascoal2022
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 set 2022, 01:04

Mensagem por Pascoal2022 »

Os calculos quanto a potência maxima admissivel de uma instalação esta diretamente ligada a questões estruturais, número de comodos do imovel e depois aos equipamentos que possivelmente são previstos e se os memos seguem a premisa do nivel de tensão e número de fases dos referidos equipamentos. Por exemplo para instalção de ramal 400v 50 Hz, trifásico é necessario que se tenha um equipamento trifásico para que se ligue um ramal de 10.35 Kva, uma vez que esta o primero nivel de potência padronisada que aceita uma instalão tirfasica. Bem partindo deste principio acredito que tendo uma potencia preparada fisicamente em uma residencia a julgar pela capacidade de alimentar uma carga 17,35 Kva dificilmente ira alcançar esta potência e pedir um almento de carga, em si tratando de um residência . E quando falamos de certificar uma instalação refere-se a intervenção profissional de um tecnico gredenciado pois faz-se necessário cálculos espesificos para determinar se os elementos e equipamentos da instalção ira suporta ou não tal potência, sendo assim as construtoras realizam o projetos baseados nas possibilidades usuais relacionado as cargas e visando custo benfício. E fazendo o uso correto das normas e diretrizes da RTIEBT verá que é dificil alcançar maxima potencia normal em uma residência.
jjaa
Curioso
Curioso
Registado: 19 fev 2013, 13:37
Enviou: 6 vezes

Mensagem por jjaa »

Bom dia a todos,

Antes de mais, peço desculpa pela resposta tardia.
Na altura, li e resolvi a questão, mas devo ter-me esquecido de responder e agradecer a ajuda.

Efectivamente a minha questão tinha a ver com eventuais problemas se pretendesse pedir aumento de potência.
Naturalmente ficaram os 17,35 kVA do ramal, mas estando a instalação da habitação preparada para 41,41 kVA, não deverá ser um problema (excepto se entretanto houver alguma alteração legal que assim exija).

Mais uma vez peço desculpa por não ter agradecido na altura, e que agora agradeço.
Cumpts,
Júlio Alves

Voltar para “Dúvidas”