Turismo rural - estratégia de distribuição

Responder
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 06 mai 2008, 14:44
Enviou: 1 vez

Turismo rural - estratégia de distribuição

Mensagem por nasps »

Viva
No meio do Alentejo, um promotor vai (re)construir 3 moradias individuais e licencia-las como hab unifamiliar/turismo rural. São 3 pequenas habitações (T1), não tem muro que confine este "lote", fica perto de uma estrada e as habitações tem áreas comuns (jardim e um pequeno estacionamento).
Tenho duas "ideias" para a estratégia de distribuição:
1 - criar um ponto de chegada de energia numa portinhola e fazer um "quadro de colunas" exterior e alimentar cada uma das habitações e um outro quadro para "Serviços Comuns" (iluminação exterior e carregamento VE) no estacionamento
2 - considerar cada uma das habitações com um ramal individual e um outro ramal para as áreas comuns e estacionamento.

Tecnicamente creio que a segunda opção é mais fácil.
Qualquer ideia adicional, agradeço a partilha.

Obrigado

JFFP
Curioso
Curioso
Registado: 18 jul 2022, 23:36
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Turismo rural - estratégia de distribuição

Mensagem por JFFP »

Acho que depende muito da potencia que irá necessitar e de quanto consegue de potencia para cada habitação. Se tiver limitado aos 6,9kW, irá de precisar um por cada habitação, se conseguir licenciar com algo do tipo 20,7kW talvez a primeira opção seja o suficiente, e em principio irá poupar custos nas taxas de acesso relacionadas com o termo de potencia, CAV, etc.
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nasps »

JFFP Escreveu: 01 set 2024, 13:57 Acho que depende muito da potencia que irá necessitar e de quanto consegue de potencia para cada habitação. Se tiver limitado aos 6,9kW, irá de precisar um por cada habitação, se conseguir licenciar com algo do tipo 20,7kW talvez a primeira opção seja o suficiente, e em principio irá poupar custos nas taxas de acesso relacionadas com o termo de potencia, CAV, etc.
Viva. Obrigado pelo retorno. Sim, a potência não deverá fugir dos 6.9 para cada habitação se bem que para os "serviços comuns" vou ter de considerar mais alguma potência já que deve ser considerado VE.
A considerar uma configuração como na opção 1 há soluções para essa espécie de quadro de colunas de exterior ou deverá ser com o recurso a um AD standard?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 84 vezes

Mensagem por amoreira »

Boas,

A ser um único ramal da minha experiência tem de ser com AD.
Os quadros de colunas são para edifícios coletivos, as entidades inspetoras não aceitam quadros de colunas para distribuição de energia pelo exterior.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nasps »

amoreira Escreveu: 03 set 2024, 13:14 Boas,

A ser um único ramal da minha experiência tem de ser com AD.
Os quadros de colunas são para edifícios coletivos, as entidades inspetoras não aceitam quadros de colunas para distribuição de energia pelo exterior.
Bom dia.
Obrigado pelo retorno. Sim, claro, não seria a utilização do quadro de colunas tradicional, teria de ser com o recurso a um AD ou um armário de passeio.
Não sei se não será melhor é ramais individuais a cada uma das moradias e um outro ramal para os "serviços comuns"...
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 84 vezes

Mensagem por amoreira »

Sem conhecer a arquitetura nomeadamente a distância entre as habitações, a forma como foi realizado o Licenciamentos desse recinto etc é dificil dizer algo mais.

O facto de não ser uma propriedade murada pode dar para várias abordagens.

Se fosse uma propriedade murada podíamos dizer que estamos perante um pequeno condomínio fechado.

Como disse sem mais informações só posso especular.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”