Motor trabalha só para um lado.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 07 jul 2024, 23:16
- Profissão: Hsndiman
Motor trabalha só para um lado.
Boa noite Gurios da eletrónica e da comunidade da eletricidade.
Preciso da vossa sapiência, pois eu sou um DIY e um curioso que gosto de aprender um pouco de tudo.
Então, passo a explicar o porque necessito da vossa ajuda:
Tenho uma garagem que tem um portão tipo fole, com 5,5m de comprimento e 3m de latura, pelo que tive necessidade de comprar um motorredutor para conseguir movimentar este peso "besta"...acontece que o motor estava subdimensionado e acabou por queimar, Neste caso optei por adquirir um motor monofasico - tal como o anterior- mas neste caso um mais potente com 0,75Kw e uma caixa redutora de 1/15.
Acontece, que o motor que adquiri, só trabalha no sentido horário ou no sentido antihorário conosante configuramos a ligação na caixa dos bornes da qual remeto em anexo.
A minha questão é a seguinte: existe alguma forma de ter a ligação horizontal paralela e vertical paralela para quando eu der o sinal no comando o motor trabalhar para a direita e abrir o portão de garagem e quando voltar a carregar no comando o motor gira à esquerda para fechar o portão? Com relés é possivel?
A placa eletrónica que tenho para comandar o abrir e fechar o portão é uma DEA Expo 201, a qual anexo manual.
Muito obrigado pela vossa ajuda
Cumprimentos
Preciso da vossa sapiência, pois eu sou um DIY e um curioso que gosto de aprender um pouco de tudo.
Então, passo a explicar o porque necessito da vossa ajuda:
Tenho uma garagem que tem um portão tipo fole, com 5,5m de comprimento e 3m de latura, pelo que tive necessidade de comprar um motorredutor para conseguir movimentar este peso "besta"...acontece que o motor estava subdimensionado e acabou por queimar, Neste caso optei por adquirir um motor monofasico - tal como o anterior- mas neste caso um mais potente com 0,75Kw e uma caixa redutora de 1/15.
Acontece, que o motor que adquiri, só trabalha no sentido horário ou no sentido antihorário conosante configuramos a ligação na caixa dos bornes da qual remeto em anexo.
A minha questão é a seguinte: existe alguma forma de ter a ligação horizontal paralela e vertical paralela para quando eu der o sinal no comando o motor trabalhar para a direita e abrir o portão de garagem e quando voltar a carregar no comando o motor gira à esquerda para fechar o portão? Com relés é possivel?
A placa eletrónica que tenho para comandar o abrir e fechar o portão é uma DEA Expo 201, a qual anexo manual.
Muito obrigado pela vossa ajuda
Cumprimentos
- Anexos
-
- 201_fra.pdf
- (130.88 KiB) Transferido 1749 vezes
-
- esquema motor
- esquema.jpg (14.55 KiB) Visto 20026 vezes
-
Re: Motor trabalha só para um lado.
Ninguém consegue dar uma ajuda? Ninguém aceita este desafio? Se for necessário pagar, eu pago desde que o valor não seja absurdo, pois nesse caso fica mais barato comprar um motor que faça o giro nos dois sentidos sem ter que alterar a ligação na caixa dos Bornes.
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Agradecimento recebido: 74 vezes
Caro "Coiote_25",
Consegue enviar foto da placa de ligações do motor, marca e modelo do mesmo?
Cumprimentos
Consegue enviar foto da placa de ligações do motor, marca e modelo do mesmo?
Cumprimentos
-
Asalopes, envio em anexo o solicitado.
Grato pela ajuda.
Muito, muito obrigado por aceitar este desafio.
Cumprimentos
Grato pela ajuda.
Muito, muito obrigado por aceitar este desafio.
Cumprimentos
- Anexos
-
- CENTRAL DEA.EXPO201.pdf
- (157.87 KiB) Transferido 1761 vezes
-
- Velha Guarda
Caro "Coiote_25",
Não sabendo quais os conhecimentos e experiência que tem nesta área, recomendaria que recorresse a um profissional.
No entanto, como já fez algum investimento e executou parte da instalação, sugiro que avalie, tente compreender e implementar o esquema que anexo deixando à sua inteira responsabilidade o resultado final.
Comece por remover o "shunt" U1/V1.
Mantenha o "shunt" Z2/U2.
Não existe condensador?
Cumprimentos
Não sabendo quais os conhecimentos e experiência que tem nesta área, recomendaria que recorresse a um profissional.
No entanto, como já fez algum investimento e executou parte da instalação, sugiro que avalie, tente compreender e implementar o esquema que anexo deixando à sua inteira responsabilidade o resultado final.
Não existe condensador?
Cumprimentos
-
Boa noite asalopes. Agradeço a sugestão apresentada. O motor sendo monofásico obviamente que tem condensador, no entanto este está ligado na central nos terminais M3 e M5.
A sua sugestão não me parece de todo descabida e parece fazer sentido. Entretanto, num outro fórum sugeriram e enviaram-me um esquema para ligar um contactor de 4,polos 2no+2nf. Faz sentido? Eu acho que o contactor irá funcionar, comprei ontem e agora estou à espera.
A sua sugestão não está descartada mas fica em stand by por enquanto.
Muito obrigado pela sua colaboração
Um estimado cumprimento.
A sua sugestão não me parece de todo descabida e parece fazer sentido. Entretanto, num outro fórum sugeriram e enviaram-me um esquema para ligar um contactor de 4,polos 2no+2nf. Faz sentido? Eu acho que o contactor irá funcionar, comprei ontem e agora estou à espera.
A sua sugestão não está descartada mas fica em stand by por enquanto.
Muito obrigado pela sua colaboração
Um estimado cumprimento.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Enviou: 385 vezes
- Agradecimento recebido: 79 vezes
boas.na minha opinião o motor que precisa tem de estar adequado ao sistema criado, se esse motor é convencional que roda só num sentido não deve de dar. o motor que precisa é parecido com o motor dos estores electicos, tanto roda num sentido como no outro. no esquema apresentado esse motor tem os 2 fios sendo um para a esquerda e o outro para a direita e o comum. por vezes essas invenções saem caro, mas a jente não sabe tudo cump
-
- Velha Guarda
Caro Pedro Caetano,
Apreciei as suas palavras sábias e sensatas no entanto afirma "... se esse motor é convencional que roda só num sentido não deve de dar." porque não deu atenção a toda a informação já apresentada, senão repare na imagem abaixo:
Como pode ver o motor a utilizar está preparado para rodar nos dois sentidos bastando seguir as indicações do fabricante.
Cumprimentos
Apreciei as suas palavras sábias e sensatas no entanto afirma "... se esse motor é convencional que roda só num sentido não deve de dar." porque não deu atenção a toda a informação já apresentada, senão repare na imagem abaixo:
Como pode ver o motor a utilizar está preparado para rodar nos dois sentidos bastando seguir as indicações do fabricante.
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
Caro "Coiote_25",
Se a central de comando DEA EXPO 201 está em condições (e o motor também) não faz sentido utilizar contatores para acionar o motor pois essa é a função dos relés da placa de comando.
Despesa extra e desnecessária por redundante.
Cumprimentos
Se a central de comando DEA EXPO 201 está em condições (e o motor também) não faz sentido utilizar contatores para acionar o motor pois essa é a função dos relés da placa de comando.
Despesa extra e desnecessária por redundante.
Cumprimentos
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 217 vezes
Boas
Normalmente os motores monofásicos que vêm de fábrica para funcionar nos dois sentidos, o enrolamento de arranque é igual ao do trabalho, o que nos diz que basta alternar a entrada de corrente no condensador ora num lado ou no outro para inverter a rotação. Têm condensador de plena carga, não de arranque.
No motor em questão tem que utilizar relés ou contactores para efectuar a função dos chantes em latão.
Cump
Mário
Normalmente os motores monofásicos que vêm de fábrica para funcionar nos dois sentidos, o enrolamento de arranque é igual ao do trabalho, o que nos diz que basta alternar a entrada de corrente no condensador ora num lado ou no outro para inverter a rotação. Têm condensador de plena carga, não de arranque.
No motor em questão tem que utilizar relés ou contactores para efectuar a função dos chantes em latão.
Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 76 vezes
Boas,asalopes Escreveu: ↑16 ago 2024, 12:12 Caro "Coiote_25",
Não existe condensador?
motor.jpg
Cumprimentos
há algo que me escapa, pois este esquema para além de trocar as ligações do condensador também troca as bobines!?
Ohmico
-
- Velha Guarda
Olá,
Pena não conhecermos a solução encontrada para o problema.
Como antes já tinha sugerido utilização da placa de comando para controlar o motor, deixo abaixo o esquema:
- Utiliza dois relés;
- atenção à colocação do condensador e sua capacidade.
Não utilizando a placa de controlo:
- Atenção aos fins-de-curso, às fotocélulas e necessárias proteções.
Cumprimentos
Pena não conhecermos a solução encontrada para o problema.
Como antes já tinha sugerido utilização da placa de comando para controlar o motor, deixo abaixo o esquema:
- Utiliza dois relés;
- atenção à colocação do condensador e sua capacidade.
Não utilizando a placa de controlo:
- Atenção aos fins-de-curso, às fotocélulas e necessárias proteções.
Cumprimentos