Boa noite, venho aqui pedir um parecer relativamente a uma situação que me está a ocorrer num armazém que alugo.
Tenho 3 fases, de momento uma diz respeito às luzes, outra às tomadas do piso de baixo e outra às ligações eléctricas na Mezanine.
Pus lá a trabalhar uma router cnc (com um spindle trifásico portanto que depende de um variador, vfd) tem um filtro de ruído ligado (CW4L2-20A-T) para reduzir as frequências electromagnéticas. O spindle está aterrado em condições juntamente com o escudo do respectivo cabo.
A router é monofásica para ficar registado
Agora, o que acontece é que tenho um diferencial DB 90 lá no armazém de 4 polos, de 500mA.. que no espaço de 5 meses me disparou cerca de 6 vezes, julgo que sempre com a CNC ligada.
Instalei um Shelly 3EM para perceber que tipo de consumos estou a ter e para referência a Router CNC juntamente com o respectivo computador consomem 700W por norma.
Agora, no meu básico entendimento um Diferencial DB90 é um GFCI, e aquilo que tenho lido é que as harmónicas do VFD e também as descargas para a terra do filtro de EMI podem fazer disparar o diferencial.. No entanto acredito que a 2a opção não faça tanto sentido visto que o threshold dos 500mA de fuga ainda é bastante alto.
O disparar deste diferencial tem-me causado um grande transtorno porque perco a posição da máquina, neste momento estou bastante apertado no que toca a despesas para não dizer liso, se não contratava jã um electricista para me ir ver as coisas em condições.
Penso que neste momento deveria fazer um teste de fuga de corrente com tudo desligado. Não tenho uma pinça amperimétrica de fuga de corrente e não tenho orçamento para comprar uma mas pelo que percebo só faz sentido que o diferencial esteja a disparar devido a uma fuga de 500mA se houver mais algo com fuga.
Estou rodeado de armazéns onde estou, tudo com maquinaria pesada, no entanto do que tenho visto o diferencial só disparou em momentos em que tinha a CNC a trabalhar.
Alguém aqui tem conhecimento destes diferenciais DB 90? Julgo que eram instalados pela EDP para controlo de corrente.
Qualquer ajuda, parecer será muito apreciado, já estou a dar em doido com isto sem saber o que fazer.
Já pensei em arranjar um filtro de emi com "low leakage" ou na ideia de uma UPS.. mas teria de ser do estilo "Online" e não saem baratas.. e não acho muito segura a ideia de continuar a ter um diferencial a disparar.
Diferencial DB 90 500mA Dispara Aleatoriamente
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 jun 2024, 22:32
- Profissão: Maquinação
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 50 vezes
Re: Diferencial DB 90 500mA Dispara Aleatoriamente
Deverá ter aí um fenómeno que assim não será fácil de adivinhar, no entanto se tiver disponível uma UPS intercale-a no equipamento que suspeita que possa provocar o disparo.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 217 vezes
Boas
Instala diferenciais em diversos circuitos da instalação, e verifica qual desliga.
Cump.
Mário
Instala diferenciais em diversos circuitos da instalação, e verifica qual desliga.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Registado: 02 out 2024, 01:06
- Profissão: Eletricista
Boas,
Os diferenciais atuam em função de um valor excedido. Por vezes esse valor está repartido por vários circuitos. Costumamos atribuir a razão do disparo ao último equipamento ligado, o que por vezes nos induz em erro. Não tendo possibilidade de efetuar um teste de resistência de isolamento, e calculando que os disjuntores não cortam o neutro, há que ir desligando circuitos de que se "desconfie" ou por alimentarem equipamentos com grandes estruturas condutoras, ou por se encontrarem mais expostos á intempérie e o respetivo neutro e aguardar. Sem equipamento especifico é dificil fazer mais. Com meio ampére á cabeça, sugiro que sejam futuramente instaladas proteções diferenciais parciais mais finas.
Os diferenciais atuam em função de um valor excedido. Por vezes esse valor está repartido por vários circuitos. Costumamos atribuir a razão do disparo ao último equipamento ligado, o que por vezes nos induz em erro. Não tendo possibilidade de efetuar um teste de resistência de isolamento, e calculando que os disjuntores não cortam o neutro, há que ir desligando circuitos de que se "desconfie" ou por alimentarem equipamentos com grandes estruturas condutoras, ou por se encontrarem mais expostos á intempérie e o respetivo neutro e aguardar. Sem equipamento especifico é dificil fazer mais. Com meio ampére á cabeça, sugiro que sejam futuramente instaladas proteções diferenciais parciais mais finas.
Houve uma fase em que a terra era neutra...
Cumprimentos
JagMonteiro
Cumprimentos
JagMonteiro