Dimensionamento do cabo de ligação a quadro parcial

Responder
David Ribeiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 20 mar 2024, 16:31
Profissão: Engenheiro Eletrotécnico
Localização: Barreiro

Dimensionamento do cabo de ligação a quadro parcial

Mensagem por David Ribeiro »

Boa tarde a todos,

Eu faço parte de uma Associação e na nossa sede a temos electricidade que chega ao nosso quadro parcial vindo do quadro da nossa vizinha através de um tubo de pvc enterrado no chão, esse mesmo cabo é um cabo de 2,5mm por condutor, o que é muito pouco e temos a necessidade de alterar esse cabo.

Nós vamos realizar um evento em breve na sede e precisamos de ligar máquinas de imperial, um sistema de som e outras coisas e chegámos à conclusão que usar esse cabo não vai correr bem devido a ser demasiada potência.

No entanto, esta mesma vizinha disponibilizou-se a passar-nos energia do quadro dela, o seu marido é electricista certificado, para realizarmos o evento nesse dia. Agora a minha pergunta é, qual deverá ser o cabo que devemos passar, que dimensões dos condutores e que tipo de isolamento. Consideremos que a distância da nossa associação à casa de onde está localizado o quadro geral são cerca de 40m e o tubo de pvc está enterrado no chão.

Há aqui outra questão a considerar que é o facto de ao lado do quadro da casa senhora está um quadro antigo da EREDES desactivado que temos intenção de no futuro fazer o pedido de reactivação desse quadro e utilizá-lo para a nossa associação. Assim este cabo que passaremos desde já deverá também servir para no futuro ligar o nosso quadro parcial (localizado a 40m) a este novo quadro. Consideremos que a potência que cremos que utilizaremos no futuro não deverá ser superior a 10,35 kVA e que iremos alterar o nosso quadro parcial no futuro para ter 6-8 disjuntores de 16A e utilizar frequentemente ferramentas e fazer eventos, numa escala pequena.

Qual será o cabo que temos que passar, para servir estas duas situações?


David Ribeiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 20 mar 2024, 16:31
Profissão: Engenheiro Eletrotécnico
Localização: Barreiro

Re: Dimensionamento do cabo de ligação a quadro parcial

Mensagem por David Ribeiro »

Entretanto fiz umas contas com as qdt e a secção que devo utilizar será de 25mm. Alguém me sabe dizer que tipo de cabo devo utilizar?
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Dimensionamento do cabo de ligação a quadro parcial

Mensagem por Mestreclima »

David Ribeiro Escreveu: 26 mar 2024, 11:28 Entretanto fiz umas contas com as qdt e a secção que devo utilizar será de 25mm. Alguém me sabe dizer que tipo de cabo devo utilizar?
Boas, não sei como obteve esse resultado. pressupondo que só vai ter 10.35Kva a 40 metros, 10mm2 deve servir. Contudo deve ter atenção ao usar energia proveniente de outro edifício.
Cump.

Rochinha
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Dimensionamento do cabo de ligação a quadro parcial

Mensagem por Josecalado »

Para a finalidade que diz pretender para o futuro, o mais correto é utilizar cabo de 25mm2 cobre, para garantir que a queda de tensão ande à volta de 1,5%
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”