Instalação carregador carro eléctrico em condomínio

Responder
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Instalação carregador carro eléctrico em condomínio

Mensagem por elfo106 »

Bom dia,
Venho pedir a vossa ajuda para o seguinte:
Vivo num prédio e uma vizinha quer arranjar forma de carregar um carro elétrico que vai adquirir. Como é um tema com que eu nunca tive de lidar, gostava de ver com vocês quais são as diferentes hipóteses para o fazer e respetivas vantagens/desvantagens.

1- Fazer uma puxada do apartamento dela e colocar uma tomada green-up na garagem dela.
Fica limitada à potência contratada que tem no apartamento e pode mandar-lhe a luz abaixo se não for suficiente, certo? Apesar de ser uma tomada schuko, devido ao comprimento pode ser necessário condutores com dimensão maior que 2.5mm2 e nem caber na tubagem existente. No caso de querer aumentar a potência contratada, teria que ser feito um projeto elétrico do prédio e respetiva instalação e certificação?

2 - Instalação de uma wallbox ligada ao apartamento dela
Impõem-se as mesma limitações do ponto 1?

3 - Instalação de uma wallbox ligada diretamente ao quadro geral do prédio. É possível? Isto obriga necessariamente a um pedido de aumento de potência do prédio, projeto elétrico e certificação não é? Se fosse por este caminho, como se separaria a despesa da luz do condomínio desta wallbox?

Como fariam?

Desde já o meu obrigado pela vossa ajuda!


Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Instalação carregador carro eléctrico em condomínio

Mensagem por Josecalado »

Questões a esclarecer:
1 - A garagem tem energia a partir do apartamento do proprietário, se sim qual a PMA desse local.
2 - A garagem tem energia com contador próprio se sim qual a PMA desse local e qual a potência contratada.
3 - Qual potência necessária para o carregamento.
4 - Qual a PMA do Quadro dos Serviços Comuns e qual a potência contratada.

Terá de esclarecer estes parâmetros porque nós aqui não adivinhamos.
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Instalação carregador carro eléctrico em condomínio

Mensagem por elfo106 »

Josecalado Escreveu: 14 mar 2024, 14:45 Questões a esclarecer:
1 - A garagem tem energia a partir do apartamento do proprietário, se sim qual a PMA desse local.
2 - A garagem tem energia com contador próprio se sim qual a PMA desse local e qual a potência contratada.
3 - Qual potência necessária para o carregamento.
4 - Qual a PMA do Quadro dos Serviços Comuns e qual a potência contratada.

Terá de esclarecer estes parâmetros porque nós aqui não adivinhamos.
Boa tarde @Josecalado obrigado pela resposta
1 - Se for igual ao meu apartamento, tem. O quadro elétrico do apartamento tem um disjuntor de 16A de onde sai um cabo 3G2,5 que alimenta a iluminação e uma tomada schuko da garagem individual. Está assim desde a construção. Penso que no caso da vizinha seja igual mas tenho que confirmar. PMA penso que seja 6,9kVA (a confirmar também...)
2 - Não tem contador próprio
3 - Vou tentar saber
4 - Também não sei. Se conseguir os CPE consegue-me ver isso? Não estou inscrito na DGEG.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”