Ligação à terra e outros

Responder
raf2024
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 11 mar 2024, 13:17
Profissão: Especialista IT
Localização: Lisboa

Ligação à terra e outros

Mensagem por raf2024 »

Boa tarde a todos,

A minha questão tem (também) a ver com a ligação à terra que vem do quadro da piscina (ligação trifásica). Há uma semana atrás o quadro da piscina ficou sem energia, andei a despistar tudo, até que abri ambos os quadros (geral e piscina) e me apercebi que o cabo que saía do quadro da piscina tinha 5 fios mas ao quadro geral só chegavam 4. Com a guia segui aquilo até um buraco no chão (acho que era onde antes estavam as máquinas). Depois foi fácil perceber porque é que não tinha energia na piscina (ver fotos em anexo). Os cabos estavam tão carbonizados que assim que lhes toquei com a ponteira do detector de tensão se partiram. Imagino o calor que andou para ali…

Comprei tudo novo, inclusivé calhas e caixas herméticas mas tenho algumas dúvidas, sendo que a principal é: 1) o que é que pode ter acontecido? Não vale a pena estar a trocar tudo se o problema pode voltar a acontecer. A minha hipótese é que tenha entrado água para dentro da caixa 2) a vareta da terra não deveria estar enfiada no chão? 3) a minha percepção sobre o circuito de terra é que é um circuito paralelo ao do neutro, no caso de algum equipamento estar em curto, a corrente vai (também) pelo fio de terra de volta para o quadro que detecta (digo eu) a falta de resistência e dispara. Não percebo porque é que simplesmente não usaram o cabo de terra do fio para trifásico em vez de a “sequestrar” e ficar por ali.

Alguém me pode esclarecer alguma destas dúvidas?

Desde já, obrigado!


raf2024
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 11 mar 2024, 13:17
Profissão: Especialista IT
Localização: Lisboa

Re: Ligação à terra e outros

Mensagem por raf2024 »

Reenvio as fotos, acho que o upload tinha falhado por serem muito grandes
Anexos
tempImagecUJtfI.gif
tempImageEsztl7.gif
tempImageUGtCIU.gif
tempImageigN1j7.gif
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Ligação à terra e outros

Mensagem por mromeiro »

Boa tarde,

Pode a secção dos fios não ser suficiente e por isso aquecer.
Deverá contactar um eletricista para averiguar se está a colocar da dimensão correta, e também com os isolamentos corretos (a nível de caixas, etc ), uma vez tratar-se de um local com muita humidade.

Em relação ao fio de terra, este é um fio que serve para fazer uma descarga para a terra, no caso de uma avaria de algum aparelho que fique com energia nas partes metálicas.
Não serve para ficar paralelo ao neutro, nem deve estar ligado de nenhuma forma ao neutro.
Normalmente fica ligado a uma ou várias varetas de cobre que ficam espetadas no chão.
Da forma que está aí, parece ser para ligar a água ao fio de terra, no caso dessa zona estar cheia com água, e não para ser esse o ponto para fazer a terra.
raf2024
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 11 mar 2024, 13:17
Profissão: Especialista IT
Localização: Lisboa

Re: Ligação à terra e outros

Mensagem por raf2024 »

Obrigado pela resposta,


"Pode a secção dos fios não ser suficiente e por isso aquecer."

Pode ser. Por outro lado porque não teria acontecido antes (supondo que não aconteceu antes). Vim para esta casa (que já tem uns aninhos) já há uns 7 meses e agora que o motor está ligado só 2 horas por dia... Mas pode ser, sim.


"Não serve para ficar paralelo ao neutro, nem deve estar ligado de nenhuma forma ao neutro."

Claro, ligado ao neutro nunca. Quando me refiro a paralelo é porque faz, suponho, e em caso de algum problema, o circuito igual: volta pela parte metálica do aparelho, vai pela terra da tomada e volta para o quadro (que supostamente detecta). Ou então vai mesmo à terra e a própria terra fecha o circuito. Os disjuntores devem disparar se não houver resistência.

"Normalmente fica ligado a uma ou várias varetas de cobre que ficam espetadas no chão.
Da forma que está aí, parece ser para ligar a água ao fio de terra, no caso dessa zona estar cheia com água, e não para ser esse o ponto para fazer a terra."

Isso parece-me a explicação mas eu não consigo perceber. Porque seria necessário ligar água a um fio de terra?


Obrigado,
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Ligação à terra e outros

Mensagem por mromeiro »

A distribuidora tem o neutro ligado à terra à saída do transformador, e eventualmente noutros pontos até chegar a nossa casa (em alguns postes, caixas subterrâneas, etc.)
Assim a eletricidade vai do fio de terra para as varetas, que depois segue pela terra até esses pontos onde a distribuidora tem o neutro ligado à terra.
Em termos práticos, o fio de terra não necessita de passar pelo quadro.
Em termos legais, para a instalação estar conforme, no quadro terão de existir ligações de terra, mas não ligam a mais lado nenhum a não ser fios de terra.

Os disjuntores e interruptores diferenciais detetam a fuga para a terra medindo a diferença entre corrente que entra e a que sai.
Quando a diferença for superior ao valor indicado no disjuntor/interruptor (-tolerância), então dispara, independentemente de essa diferença estar a passar pelo fio de terra, ou de um contacto direto com a terra, incluindo se alguém estiver a apanhar um choque elétrico.

Efetivamente não parece fazer sentido ligar a água à terra.
Mesmo que fosse para proteger de uma situação de a água que possa sair desse tubo possa ter carga elétrica, mas nesse caso, o que deveria de estar protegido deveria de ser a bomba da água.
O que possa preocupar, é se está a ser feito o inverso, e que esse seja o ponto de terra, e que ficou assim por acharem que era suficiente, já que a água é condutora (mesmo sendo má condutora, contrariamente ao que se pensa, mas condutora o suficiente para facilmente dar um choque mortal!).

Quanto ao antes funcionava, terá de verificar de a corrente que está nesse circuito está de acordo com a secção dos fios.
Para isso poderá usar um multímetro ou um amperímetro, ou então verificar todos os aparelhos que podem estar ligados em simultâneo e medir as correntes.
No motores, deve ter essa informação na chapa de informação.
Para outros aparelhos resistivos monofásicos(como por exemplos aquecedores), se não tver a informação de corrente, poderá obter dividindo a potência por 230.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”