Dúvida painéis Solares

Responder
ricardocalisto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 09 fev 2024, 15:26
Profissão: Economista
Localização: Santa Maria da Feira

Dúvida painéis Solares

Mensagem por ricardocalisto »

Tenho um inversor Huawei SUN2000 -5KTL-L1. E um módulo de bateria. Tenho 10 paineis (JAM54S31-390MR )que totalizam 3900W. (10*390w).


Queria adicionar mais paineis na segunda string.
Duvidas: Adiciono apenas 2 painéis de 550w cada = 1100w (o que totaliza os 5000w do inversor)?
ou posso considerar esta informação na ficha técnica Recommended max. PV power 7,500 Wp (ou seja posso adicionar mais até fazer os 7500w)?

Caso esteja errado qual será o máximo de W que posso adicionar?

Obrigado


amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Dúvida painéis Solares

Mensagem por amoreira »

Boas

O inversor permite um sobre dimensionamento de 50% os tais 7500W mas a potencia nominal de saida do inversor será sempre 5000W.
Eu costumo prever um sobre dimensionamento de 15 a 20% mais do que isso não vejo vantagem.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
ricardocalisto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 09 fev 2024, 15:26
Profissão: Economista
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Dúvida painéis Solares

Mensagem por ricardocalisto »

amoreira Escreveu: 14 fev 2024, 10:19 Boas

O inversor permite um sobre dimensionamento de 50% os tais 7500W mas a potencia nominal de saida do inversor será sempre 5000W.
Eu costumo prever um sobre dimensionamento de 15 a 20% mais do que isso não vejo vantagem.
Obrigado amigo pela resposta.

Posso adicionar painéis diferentes na segunda string com mais watts em relação aos que já tenho? Que cálculo devo fazer para escolher os painéis correctos? Obrigada
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Dúvida painéis Solares

Mensagem por amoreira »

Desconheço a instalação mas deduzo que pelo que dizes que neste momento tens 10 paineis na string 1 e a string 2 está livre é isso ?

Não tenho a certeza absoluta tinha de pesquisar um pouco mas creio que podes colocar na 2ª string paineis de maior potencia da 1ª string o cuidado a ter é na mesma string terem todos a mesma orientação porque o painel que produz menos é o "master" o outros são "slave".

Para dimensionamento pode utilizar o software da HUAWEI o Smart Design 2.0
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Avatar do Utilizador
alfaxander
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 19 jul 2018, 10:20
Localização: Sintra
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Dúvida painéis Solares

Mensagem por alfaxander »

Bom dia,

Os painéis a colocar na segunda string, estando esta vazia, terão que ser iguais entre si, atenção ao Vdc do painéis, terá sempre que ser igual por string.
A orientação, como já foi dito é essencial, mesma orientação para um real aproveitamento.

Também com já foi dito podes exceder os 5000W em não mais de 20-25%, para maximizar produção, mais que isso é desperdício de recursos.
:E Até Já :V
ricardocalisto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 09 fev 2024, 15:26
Profissão: Economista
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Dúvida painéis Solares

Mensagem por ricardocalisto »

alfaxander Escreveu: 20 fev 2024, 11:29 Bom dia,

Os painéis a colocar na segunda string, estando esta vazia, terão que ser iguais entre si, atenção ao Vdc do painéis, terá sempre que ser igual por string.
A orientação, como já foi dito é essencial, mesma orientação para um real aproveitamento.

Também com já foi dito podes exceder os 5000W em não mais de 20-25%, para maximizar produção, mais que isso é desperdício de recursos.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”