Substituição de Halogéneo

Responder
Newbie24
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 02 fev 2024, 09:36
Profissão: Outro
Localização: Lisboa

Substituição de Halogéneo

Mensagem por Newbie24 »

Boa tarde,

Esta questão já foi, por diversas vezes colocadas, no entanto continuo com repostas contraditórias que gostava de esclarecer de forma a evitar problemas no futuro.

Tenho algumas dezenas de luzes em casa halogénio com o seu próprio transformador que pretendo trocar por LEDs. Naturalmente tenho fio terra ligado.
Estava a pensar eliminar o transformador e ligar um suporte GU10 para depois ser mais fácil arranjar as lâmpadas em qualquer superfície. Agora, comprei uns suportes GU10 mas não vem com suporte para terra, ia ligar uns wago 221 entre a rede e o suporte GU10 e isolar o terra a um dado de junção.

A minha questão é se isto é o mais correcto a fazer ou se porventura o melhor é arranjar suportes GU10 com terra ou outra solução? Já vi respostas neste fórum que se não usar terra não passaria em inspeção etc. Não é o meu caso pois a casa já tem uns anos mas queria fazer a coisa como deve ser e não percebo muito de electricidade além do básico :)

Agradeço desde já qualquer feeback.

Obrigado


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Substituição de Halogéneo

Mensagem por nelmindo »

Se o suporte de origem, não tiver ponto para ligar o condutor de terra, ninguém o pode obrigar. Aliás se o fizer, pode estar a alterar as características do equipamento.

Exemplo, se o fabricante concluir que o equipamento pode ser classificado sendo um equipamento de classe II (com o símbolo duplo quadrado), se arranjar maneira de lhe ligar um condutor de terra, só porque viu um pedaço de metal exposto e lhe apeteceu ligar o condutor de terra lá, está a alterar a classificação que o fabricante assumiu. Um equipamento classe II não pode ter terra.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Substituição de Halogéneo

Mensagem por pedro caetano »

boas. se o suporte não tem fio de terra e for duplo isolamento apenas terá de ficar o fio de terra junto a ele protegido por um ligador e nunca ligado basta isto. cump
Newbie24
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 02 fev 2024, 09:36
Profissão: Outro
Localização: Lisboa

Re: Substituição de Halogéneo

Mensagem por Newbie24 »

Boa tarde,

Obrigado pelas respostas. Acho que o suporte não é classe 2 nem sei se tem duplo isolamento, na verdade comprei uns destes: https://mauser.pt/catalog/product_info. ... gL3EvD_BwE

Ou seja, suporte GU10 básico. Nos fios do suporte menciona vde H05S-k.
Será então suficiente proteger o fio terra com um ligador e já está?

Obrigado.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Substituição de Halogéneo

Mensagem por pedro caetano »

boas. não é esse suporte que se liga á terra mas o aro redondo metalico onde encaixa a lampada,em conjunto com esse suporte. esse aro se não for de classe 2 tem de ser ligado á terra.cump
Newbie24
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 02 fev 2024, 09:36
Profissão: Outro
Localização: Lisboa

Re: Substituição de Halogéneo

Mensagem por Newbie24 »

Obrigado pela info. Anexo um aro, não vejo nada que indique ser classe 2.

Se não for também terei de trocar todos os aros??! Ou é melhor arranjar uns suportes GU10 com terra, deve ser mais barato que comprar aros novos. Tipo isto: https://bragaled.pt/produto/suporte-gu10-c-terra/

Obrigado.
Anexos
IMG_2430.jpeg
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Substituição de Halogéneo

Mensagem por nelmindo »

Newbie24 Escreveu: 02 fev 2024, 15:59 Obrigado pela info. Anexo um aro, não vejo nada que indique ser classe 2.

Se não for também terei de trocar todos os aros??! Ou é melhor arranjar uns suportes GU10 com terra, deve ser mais barato que comprar aros novos. Tipo isto: https://bragaled.pt/produto/suporte-gu10-c-terra/

Obrigado.
O suporte não tem nada elétrico, logo não faz sentido ligar terra lá, é minha interpretação...
Dou como exemplo: a pega dos fogões elétricos com tampa de vidro. O fogão pode ser eletrico, a tampa é vidro e a pega que está no vidro é metálica. Faz sentido ligar a pega à terra?

"E aí e tal, mas é metálico e devemos ter uma ligação equipotencial" e eu digo, não tem massa metálica significativa para justificar ligações equipotenciais...
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Substituição de Halogéneo

Mensagem por ohmico »

Boas,

esta questão não faz sentido, estou de acordo com o Nelmindo.

O que faria todo o sentido era, na construção do tecto falso ligar a estrutura deste à terra.

Ohmico
Newbie24
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 02 fev 2024, 09:36
Profissão: Outro
Localização: Lisboa

Re: Substituição de Halogéneo

Mensagem por Newbie24 »

Viva,

Eu pensava que isto fosse mais trivial e a forma de trocar standarizada.

A casa quando foi feita levou GU5.3 com lâmpadas halogéneo em toda a casa, tal como quase todas as casas desta altura. Claro que hoje em dia tenho um transformador ligado a este suporte / lâmpada e também tem terra em cada transformador. Quero substituir não apenas pelo ganho energético mas os transformadores fazem em algumas divisões um zumbido que não gosto.

Vou simplesmente anular o transformador, ligar fase e neutro ao GU10, isolar o terra num ligador que nunca vai ser usado e usar os mesmos aros com novas lâmpadas mais eficientes.

Obrigado a todos pelos comentários.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”