Entrada de energia BTN e BTE

Responder
Ruccas
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 27 ago 2009, 10:25
Localização: Carcavelos
Enviou: 4 vezes

Entrada de energia BTN e BTE

Mensagem por Ruccas »

Boas pessoal.
Venho por este meio, colocar aqui uma série de questões, referentes às entradas de energia BTE, com alterações à legislação no passado mês de Julho de 2023.
Foi-me transmitido que houve alterações aos equipamentos homologados, para entradas de energia BTN e BTE.
Alteração das portinholas de entrada de energia. No que diz respeito às portinholas BTE, parece que a velhinha P400, já não está em conformidade com as normas. A portinhola homologada tem como medidas: 600X800X300mn, e os suportes de fusíveis, NH 1 e NH 2 são diferentes.
Nas caixas de barramento para. Tis e caixas para contagem indirecta, não vejo grande alteração, apesar que o fabricante AL aconselhou caixa de tis com os barramentos na horizontal.. Já tive uma ocasião que a EDP não me queria aceitar uma caixa de tis com os barramentos na vertical. Justificação deles: Os tis podem escorregar pelo barramento e provocar avarias. Solução encontrada, mais três isoladores extra para apoio dos tis.
A minha primeira dúvida.
Alguém me sabe dizer, se houve alteração ao nível da altura das caixas de contagem? Não encontro alterações nenhumas a esse respeito pelo menos desde 2021.
A minha arquiteta que faz os projetos de decoração, que foi quem me alertou para este tipo de alterações, devido às decorações do exterior do restaurante, alinhou a caixa de contagem com a parte superior da portinhola. E ela diz que tem que ser assim. Mas também não me sabe responder se é a altura homologada ou não.
Eu pessoalmente acho que, o topo da parte de cima da caixa de contagem a 1300mm do pavimento fica baixa demais.
A legislação em 2021 , mandava colocar as caixas de contagem a 1700mm do pavimento á parte superior da caixa.
Alguém me sabe dizer se as coisas mudaram neste aspecto?
Aguardo o vosso feedback.


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Entrada de energia BTN e BTE

Mensagem por pedro caetano »

boas . veja se serve.cump
Anexos
DIT-C14-100_0.pdf
(1.48 MiB) Transferido 35 vezes
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”