Trocar trifásico por monofásico?

Responder
ramirex15
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 13 jan 2024, 12:34
Profissão: Engenheiro
Localização: Porto

Trocar trifásico por monofásico?

Mensagem por ramirex15 »

Viva pessoal,

Submeto aqui uma dúvida relativamente à minha situação atual. Tenho um contador trifásico instalado na minha casa e um serviço de 6.9kVA. No final do ano passado, a E-Redes instalou-me um contador inteligente no qual consigo verificar que o máximo de potência mensal que tenho atingido é de ~3.5. Considerando isto, poderia beneficiar-me em termos de €€€ optar por um serviço com uma potência mais baixa. Porém, para tal, e isto se não estou enganado, teria de trocar o contador por um monofásico.

Considerando isto, as minhas dúvidas são:
- Compensa trocar um trifásico por um monofásico? Tenho a impressão que em habitações novas, o trifásico já não é opção, sendo até mais adequado para grandes estabelecimentos ou indústrias.
- Isto é algo fácil de fazer? E fica normalmente à volta de que preço?
- No caso de querer seguir em frente com a alteração, como deveria proceder?

Obrigado pela ajuda!


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Trocar trifásico por monofásico?

Mensagem por nelmindo »

Relativamente ao preço, se existir é simbólico por parte da distribuidora, passar de tri para mono.
Pode custar mais o serviço de um técnico, para analisar a instalação, se a mesma está em condições (seções do condutores, refazer a distribuição nos disjuntores no quadro, etc).
ramirex15
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 13 jan 2024, 12:34
Profissão: Engenheiro
Localização: Porto

Re: Trocar trifásico por monofásico?

Mensagem por ramirex15 »

nelmindo Escreveu: 17 jan 2024, 09:10 Relativamente ao preço, se existir é simbólico por parte da distribuidora, passar de tri para mono.
Pode custar mais o serviço de um técnico, para analisar a instalação, se a mesma está em condições (seções do condutores, refazer a distribuição nos disjuntores no quadro, etc).
Mas faz sentido a troca? Ou é, como diz o povo, "ir de cavalo para burro"?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Trocar trifásico por monofásico?

Mensagem por nelmindo »

ramirex15 Escreveu: 18 jan 2024, 23:16
nelmindo Escreveu: 17 jan 2024, 09:10 Relativamente ao preço, se existir é simbólico por parte da distribuidora, passar de tri para mono.
Pode custar mais o serviço de um técnico, para analisar a instalação, se a mesma está em condições (seções do condutores, refazer a distribuição nos disjuntores no quadro, etc).
Mas faz sentido a troca? Ou é, como diz o povo, "ir de cavalo para burro"?
Se não tiver algum equipamento que justifique trifásico, o recomendável é trocar para monofásico, para obter ganhos da potência disponível/contratada.
Portanto, antes pelo contrário, vai de burro para cavalo.
ramirex15
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 13 jan 2024, 12:34
Profissão: Engenheiro
Localização: Porto

Re: Trocar trifásico por monofásico?

Mensagem por ramirex15 »

nelmindo Escreveu: 22 jan 2024, 09:45
ramirex15 Escreveu: 18 jan 2024, 23:16
nelmindo Escreveu: 17 jan 2024, 09:10 Relativamente ao preço, se existir é simbólico por parte da distribuidora, passar de tri para mono.
Pode custar mais o serviço de um técnico, para analisar a instalação, se a mesma está em condições (seções do condutores, refazer a distribuição nos disjuntores no quadro, etc).
Mas faz sentido a troca? Ou é, como diz o povo, "ir de cavalo para burro"?
Se não tiver algum equipamento que justifique trifásico, o recomendável é trocar para monofásico, para obter ganhos da potência disponível/contratada.
Portanto, antes pelo contrário, vai de burro para cavalo.
Como posso identificar equipamentos desse tipo?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Trocar trifásico por monofásico?

Mensagem por ENERGY »

ramirex15 Escreveu: 13 jan 2024, 15:08 Viva pessoal,
Kvas em trifasico instalada
Submeto aqui uma dúvida relativamente à minha situação atual. Tenho um contador trifásico instalado na minha casa e um serviço de 6.9kVA. No final do ano passado, a E-Redes instalou-me um contador inteligente no qual consigo verificar que o máximo de potência mensal que tenho atingido é de ~3.5. Considerando isto, poderia beneficiar-me em termos de €€€ optar por um serviço com uma potência mais baixa. Porém, para tal, e isto se não estou enganado, teria de trocar o contador por um monofásico.

Considerando isto, as minhas dúvidas são:
- Compensa trocar um trifásico por um monofásico? Tenho a impressão que em habitações novas, o trifásico já não é opção, sendo até mais adequado para grandes estabelecimentos ou indústrias.
- Isto é algo fácil de fazer? E fica normalmente à volta de que preço?
- No caso de querer seguir em frente com a alteração, como deveria proceder?

Obrigado pela ajuda!
Boas
Se não tem equipamentos trifásicos instalados, e com potencia de 6.9Kvas instalada em trifásico, significa que tem 3x10A/400V, não tendo instalados equipamentos trifásicos, com contador monofásico de 6.9Kvas 230V/30A ficaria muito melhor servido.
Cpts.
Energy
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Trocar trifásico por monofásico?

Mensagem por mromeiro »

ramirex15 Escreveu: 24 jan 2024, 15:27
nelmindo Escreveu: 22 jan 2024, 09:45
ramirex15 Escreveu: 18 jan 2024, 23:16
nelmindo Escreveu: 17 jan 2024, 09:10 Relativamente ao preço, se existir é simbólico por parte da distribuidora, passar de tri para mono.
Pode custar mais o serviço de um técnico, para analisar a instalação, se a mesma está em condições (seções do condutores, refazer a distribuição nos disjuntores no quadro, etc).
Mas faz sentido a troca? Ou é, como diz o povo, "ir de cavalo para burro"?
Se não tiver algum equipamento que justifique trifásico, o recomendável é trocar para monofásico, para obter ganhos da potência disponível/contratada.
Portanto, antes pelo contrário, vai de burro para cavalo.
Como posso identificar equipamentos desse tipo?
Pode identificar pela ficha:
Monofásica:
ficha_monofasica_com_terra.jpg
ficha_monofasica_com_terra.jpg (2.34 KiB) Visto 757 vezes
ficha_monofasica_sem_terra.jpg
ficha_monofasica_sem_terra.jpg (2.7 KiB) Visto 757 vezes
Trifásica:
ficha_trifasica_4_pinos.jpg
ficha_trifasica_4_pinos.jpg (6.85 KiB) Visto 757 vezes
ficha_trifasica_5_pinos.jpg
ficha_trifasica_5_pinos.jpg (5.36 KiB) Visto 757 vezes
Nos equipamentos que estejam ligados diretamente sem ficha, pode ver pelo disjuntor desse circuito (o que desliga apenas esse equipamento).
Se for simples, é monofásico:
disjuntor_simples.jpg
disjuntor_simples.jpg (4.44 KiB) Visto 757 vezes
Se for tripolar, é trifásico:
disjuntor_tripolar.jpg
disjuntor_tripolar.jpg (6.98 KiB) Visto 757 vezes
radguy
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 16 abr 2024, 15:06
Profissão: Informático
Localização: Porto

Re: Trocar trifásico por monofásico?

Mensagem por radguy »

Aproveito este tópico para pedir a vossa ajuda/opinião:
Recentemente também trocaram o meu contador por um inteligente numa instalação trifásica com 6.9 kVA. Perguntaram-me se queria mudar para monofásico, pois não tenho nenhum equipamento trifásico, por isso aceitei.

Acontece que agora os disjuntores que tenho estão sempre a disparar quando ligo os equipamentos que habitualmente usava.
Os disjuntores (foto em anexo, sei que são antigos), são de 25A, logo em teoria não deviam disparar, pois protegem os 3 circuitos que antes estavam um com cada fase.

Queria atualizar isto e colocar um mini quadro de distribuição com um diferencial e 3 disjuntores, mas estou na dúvida sobre o dimensionamento de cada disjuntor.
radguy
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 16 abr 2024, 15:06
Profissão: Informático
Localização: Porto

Re: Trocar trifásico por monofásico?

Mensagem por radguy »

Como não consegui anexar a foto dos disjuntores no posta anterior, segue aqui um link:
https://ibb.co/R0V1yR4
borllock
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 13 set 2014, 18:05
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Trocar trifásico por monofásico?

Mensagem por borllock »

Alterar para monofásico caso não se tenha equipamentos trifásicos é sempre vantajoso.
Com 6.9 trifásicos tinha 10A por fase, agora em monofásico tem 30A numa única fase, daí os disjuntores dispararem.
Nesta situação deveria ter chamado um eletricista credenciado para fazer as respetivas alterações na instalação.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”