Valores de Tensão elevados

Responder
johngod
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 25 ago 2016, 23:14
Localização: Faro
Contacto:

Valores de Tensão elevados

Mensagem por johngod »

Boa noite
Gostava de trocar impressões com os colegas aqui do forum. Fiz uma peritagem na instalação elétrica duma moradia, para efeitos de compra para um cliente. A moradia tem um quadro monofásico, os valores da tensão medidos com o Fluke 1663 foram
L-N: 243,7V
L-PE: 249,6V
N-PE: 10,4V
A medição da terra feita com o Fluke na tomada deu erro, mas tendo em conta os valores da tensão de contato (1V) do teste do disparo de diferencial de 300mA (disparo aos 240mA) a terra deve ser muito baixa, abaixo de 2 ohms. Pelo que sei, os Fluke costumam falhar a medição de terra quando há fugas da fase à terra, o que seria de esperar neste caso, tendo em conta os valores elevados do neutro-terra e da fase-terra, portanto fiquei a pensar que poderia haver uma fuga da fase com a terra.
No entanto, após desligar todo o quadro, medi novamente os valores da tensão à entrada do corte geral desligado. Os valores do neutro - terra, continuaram elevados, mas baixaram para aprox. 6V, e a fase-terra aprox. dos 246.
Tendo em conta estes valores com o corte geral em aberto, e todos os disjuntores e diferenciais em aberto, fico a pensar que os valores elevados poderão ser devido à tensão fornecida pela E-Redes, e que instalação poderá estar correta sem fugas à terra. Qual a vossa opinião ?
O valore fase-neutro está correto, o que fico a pensar é que a E-Redes poderá estar com o valor do neutro elevado em relação à terra do cliente ?
Cumprimentos
João


:)
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”