Seguro de responsabilidade civil profissional - Fraude!

Responder
apvalente
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 04 nov 2011, 11:58
Profissão: Electricista nivel 4
Localização: Évora

Seguro de responsabilidade civil profissional - Fraude!

Mensagem por apvalente »

Boa Tarde, caros colegas.
Venho por este meio, alertar todos os que tem seguro de responsabilidade civil profissional para algumas fraudes praticadas por algumas seguradoras, por forma a que possam verificar nas condições gerais dos vossos seguros sem tem o mesmo tipo de problema e que o possam anular ou corrigir para prevenir dissabores que por vezes podem ser bem mais difíceis do que aquele que aqui vos apresento, apesar de considerar este tanto ou mais grave que qualquer outro.
Ora bem sou técnico responsável de exploração e execução pela DGEG, e contratei um seguro de responsabilidade civil profissional como eletricista, a cerca de três anos atras.
No passado mês de novembro 2023, tive um problema ao instalar uma wallbox, de um cliente, em que na ficha técnica anuncia poder ser alimentado com cabos de 10 mm2 e na realidade só levava até 6 mm2 sem problemas. Ao tentar fazer uma acerto na curvatura do cabo, pois estava a fazer pressão precisei de retirar os cabos de alimentação dos ligadores tipo wago de patilha, mas estes já não quiseram sair ou melhor saíram mas deixaram lá as ponteiras dentro e como a mola do ligador era muito forte foi impossível retirar e lá ficaram. infelizmente a marca não vende nem presta reparação apenas vende boxes. (P.S Este é um outro caso por resolver e não se concentrem neste, o que interessa é sobre o seguro).
A cliente com todo o seu direito e urgência na resolução do problema, quis uma nova box como qualquer outra pessoa.
Como tinha o seguro acima descrito, apresentei o sinistro a companhia e a cliente participou também a ocorrência.
Para meu espanto a companhia recusou a responsabilidade alegando pura e simplesmente que “ficam sempre excluídos os danos nos bens confiados à guarda do Segurado ou que lhe tenham sido entregues para manuseamento, utilização ou incorporação no resultado da prestação do serviço”.
Apôs reclamação da decisão da seguradora a própria e as outras instâncias legais para o efeito, a seguradora mantém a sua versão.
Portanto com base nas condições gerais do seguro e das suas exclusões só posso considerar este seguro uma verdadeira fraude. Este seguro é verdadeiramente antagonista do seu propósito e objetivo. Na minha modesta opinião um seguro de responsabilidade civil serve precisamente para proteger terceiros, mas este é o profissional que deveria proteger os terceiros de danos causados nos seus bens materiais e físicos em caso de sinistro provocado por um profissional. E se tivesse sido um incidente que tivesse provocado um acidente mais grave como seria, estava fod…..
Nos técnicos de exploração ou de execução só trabalhamos profissionalmente para terceiros e com os bens materiais de terceiros, que nos são confiados para reparação, manutenção etc. Que mer.. de companhia de seguros é esta que vendem seguros que são uma verdadeira javardice. Estes mer… estão plenamente confiantes que jamais terão de ser responsabilizados pois a maioria dos técnicos não tem paciência, tempo ou mesmo dinheiro para se protegerem e terem justiça.
Possivelmente poderão dizer, então, mas estava nas exclusões não vistes! Não, não vi, pois, todos os seguros tem milhentas clausulas que basta eles quererem usar para se livrarem das responsabilidades, apenas me foquei no objetivos e propósitos do contrato que era exatamente o queria contratar.
Admito que posso ter sido descuidado, que não tenho conhecimentos suficientes para saber se o contrato é bom, mas acho que não sou obrigado a ser conhecedor de todas as áreas que existem, já me basta a mim o esforço, tempo, dedicação para me poder manter atualizado e prestar um serviço digno aos clientes, e ainda tentar ter uma vida como acho que acontece com muitos de nós.
O meu objetivo aqui não é vir fazer a lavagem de pratos sujos, mas sim alertar e evitar que aconteça o mesmo a mais pessoas, pois se há coisa que me mexe com as entranhas é este tipo de filha da puti… e as pessoas tem de saber que são estes energúmenos e de onde vem para se protegerem e aqui vos deixo os meu testemunho e alerta.
Anexo documentos para vossa análise e poderem rever os vosso contratos pois se aconteceu comigo pode acontecer com qualquer um, pelo menos com esta “pseudo seguradora”.
- Condições gerais – ver pag 6 – Objecto e garantias do contrato, e ver pag 26 – exclusões.
- Apólice – Não esta assinada por motivos de privacidade, mas é igual a que esta assinada.
- Recusa de responsabilidade da seguradora.
P.s - Alguns dados foram rasurados para manutenção de alguma privacidade!

Obrigado pelo tempo que dispensaram e desculpem algum palavreado.
Anexos
Recusa de responsabilidade da seguradora.pdf
(117.81 KiB) Transferido 43 vezes
Apólice.pdf
(76.91 KiB) Transferido 45 vezes
Condições Gerais.pdf
(1.36 MiB) Transferido 47 vezes


APV
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”