Quadro vai abaixo em situação anormal

Responder
Elektronikus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 12 jan 2024, 23:59
Profissão: Assistente de apoio ao cliente
Localização: Almada

Quadro vai abaixo em situação anormal

Mensagem por Elektronikus »

Boas. Há cerca de 3 dias, ao ligar a minha airfryer, o quadro foi abaixo mas o disjuntor principal, que tem sempre disparado quando isto acontece, não o fez. Tenho uma potência contratada de 3,45 Kva (fornecedor é a SU Universal)e normalmente a cozinha é a zona que mais sobrecarga provoca. Se, por exemplo, tiver a chaleira eléctrica a funcionar em conjunto com a airfryer, o quadro não aguenta e vai abaixo ou se o forno estiver ligado, não pode estar mais nada ligado. Mas sempre conseguimos gerir a utilização dos aparelhos de forma a que isto não ocorra. Só que agora deparamo-nos com algo que nunca ocorreu: como disse inicialmente, começou por ser com a airfryer, que só por si nunca provocou nenhuma situação destas. O mesmo com a chaleira eléctrica, a máquina de lavar loiça e o forno: se estiver nem que seja só um ligado, deita o quadro abaixo e o disjuntor não dispara. No entanto, tenho uma placa de indução e um Monsieur Cuisine que não provocam este tipo de ocorrência. Ainda ponderámos que fosse um problema nas tomadas onde os equipamentos estão ligados mas já experimentei ligar a chaleira fora da cozinha, numa tomada da casa de banho e deu-se o mesmo. Veio cá um electricista que acabou por não fazer nada, disse apenas que podia ser o disjuntor principal que poderia estar avariado (ainda é dos antigos) e que seria recomendado ter dois diferenciais, um para a cozinha e outro para as restantes ligações ou então da potência contratada, o que me parece um pouco estranho pois sempre foi de 3,45 Kva e sempre conseguimos gerir os equipamentos que sobrecarregam para que situações destas não aconteçam. Alguém tem alguma ideia do que possa ser? O meu obrigado desde já.


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Quadro vai abaixo em situação anormal

Mensagem por pedro caetano »

boas. é possivel que com o tempo, se torne mais sensivel, pois trabalha com uma potencia baixa e sempre no limite, se continuar tem de ponderar aumentar a potencia mais um pouco 4.60 kva ou ate 6.9kva. cump
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”