Alteração de contrato de trifasico para monofásico

Responder
Miguelmurta
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 21 mar 2023, 00:14
Profissão: estudante de eletricidade
Localização: lisboa
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Alteração de contrato de trifasico para monofásico

Mensagem por Miguelmurta »

Boa noite tenho uma questão, já estou inscrito na DGEG como técnico de instalações eletricas como tirei a pouco tempo e vou fazer o meu primeiro trabalho para alteração de um contrato de trifasico para monofásico tenho de fazer as alterações no quadro , tenho de pedir alguma autorização a EREDES , tenho de preencher algum documento? andei a procura de mais informações de procedimentos, papeladas para assinar de intervenções, autorizações, pedidos, fichas , não encontro nada de informação destas situações. Muito obrigado


Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Alteração de contrato de trifasico para monofásico

Mensagem por Josecalado »

Para que o possamos ajudar tem de informar qual a potência que tem em trifásico, qual a potência que pretende em monofásico, qual a seção dos condutores instalados, se é instalação unifamiliar ou multifamiliar.
Miguelmurta
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 21 mar 2023, 00:14
Profissão: estudante de eletricidade
Localização: lisboa
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Alteração de contrato de trifasico para monofásico

Mensagem por Miguelmurta »

Boa noite , o contrato neste momento é 3,45KVA trifasico, agora é para mudar para 6,9KVA monofásico é um apartamento. Quais os papéis e procedimentos que tenho de fazer junto da EREDES ? Ja tem o contador dos novos .
Eu vou alterar tudo no quadro para monofásico isso é tranquilo, mas o resto ?

Obrigado
jtsilvamoura
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 11 jun 2015, 10:59
Localização: Vila Nova de Gaia
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Alteração de contrato de trifasico para monofásico

Mensagem por jtsilvamoura »

Miguelmurta Escreveu: 16 nov 2023, 00:27 Boa noite , o contrato neste momento é 3,45KVA trifasico, agora é para mudar para 6,9KVA monofásico é um apartamento. Quais os papéis e procedimentos que tenho de fazer junto da EREDES ? Ja tem o contador dos novos .
Eu vou alterar tudo no quadro para monofásico isso é tranquilo, mas o resto ?

Obrigado
Alteração de Trifásico para Monofásico


Se a instalação estiver preparada, verificar se o Local de Consumo está inserido numa instalação coletiva (NIP com mais de um local de consumo).


NIP coletivo: O Cliente tem de entregar declaração de eletricista credenciado ao seu Comercializador na qual conste que foi observada a repartição de cargas na coluna do edifício (documento emitido pelo eletricista credenciado).


NIP singular: pedir ao Cliente para contactar o seu Comercializador para solicitar o pedido de alteração.

Para a realização dos trabalhos por parte do eletricista continua a ser necessário para todas as situações em que seja necessário mexer no equipamento de medição (Mono-TRI e TRI-Mono) o pedido de Desselagem/Selagem.
Se a instalação não estiver preparada previamente (responsabilidade do Cliente), a E-REDES não terá condições para realizar o serviço ou a instalação poderá ficar ligada de uma forma diferente à pretendida.

Cumprimentos,
JM
Miguelmurta
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 21 mar 2023, 00:14
Profissão: estudante de eletricidade
Localização: lisboa
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Alteração de contrato de trifasico para monofásico

Mensagem por Miguelmurta »

Boa tarde , esse documento passado pelo eletricista tem um exemplo que eu possa ver ? Obrigado
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Alteração de contrato de trifasico para monofásico

Mensagem por Josecalado »

Se é um apartamento e se a potência máxima admissível para esse apartamento for os 3,45 KVA, e agora pretende um aumento de potência para 6,9 KVA, em princípio vai precisar de projeto elétrico, visto ser um edifício coletivo que terá uma potência superior a 10,35 KVA será o primeiro procedimento, depois disso é cumprir a execução do projeto.
E se a potência total do edifício for superior a 41,4 KVA terá de ser uma Entidade Instaladora a assumir a responsabilidade pela execução.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1170
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Alteração de contrato de trifasico para monofásico

Mensagem por amoreira »

Boas.

Acho muito estranho ter uma PMA 3,45 kVA trifásico uma vez que os escalões para o trifásico são a partir de 6,9 kVA.
Provavelmente o que tem é uma PMA de 6,9 kVA ou superior e uma potencia contratada de 3,45 kVA, verifique o cadastro da sua instalação no site da DGEG ou ligue para a E-Redes para saber qual é a PMA.

Se se verificar o que acabei de referir tem a "sua vida" mais facilitada.
Anexos
image_2023_11_15T09_10_34_957Z.png
image_2023_11_15T09_10_34_957Z.png (48.03 KiB) Visto 821 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Alteração de contrato de trifasico para monofásico

Mensagem por Josecalado »

Há uns anos atrás tive uma situação de contrato na zona de Lisboa que a potência contratada era 3,45KVA em trifásico só que a instalação não tinha DCP, quando instalaram um novo contador embora a PMA era 3,45 KVA, limitaram a potência a 6,9KVA em trifásico, conclusão tivemos de certificar a instalação para a potência necessária ao funcionamento. Poderá eventualmente ser o caso.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”