Dúvida acerca de Termo de Responsabilidade

Acesso total utilizadores
Responder
PhantomNorth
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 11 nov 2023, 16:49
Profissão: Aprendiz de Eletricista
Localização: Porto

Dúvida acerca de Termo de Responsabilidade

Mensagem por PhantomNorth »

Boa tarde,

Ando em guerra com o meu eletricista que anda a empapar toda a obra. Infelizmente neste ramo há muito gente com falta de seriedade.

Estamos nos finalmentes, já fiz inspeção à rede elétrica e ITED e o eletricista não faculta as declarações de inspeção que é um documento que necessito para apresentar na câmara e pedir a licença de habitabilidade.

Pergunta.. sendo da responsabilidade do D.O o pedido e pagamento das inspeções, não tem direito a ter acesso ás devidas declarações de inspeção?


Necessito das declarações de inspeção, uma vez que o eletricista para passar o termo de responsabilidade pela instalação elétrica, diz que precisa do CEP e do NIP (sendo que diz que o NIP diz respeito aos locais de consumo, e o que eu leio é que diz respeito ao prédio como um todo. Obviamente leva-me a crer que não faz a mínima ideia do que está a pedir).
Uma vez que demonstra alguma falta de vontade em arranjar-me o NIP, diz que tenho de ligar para aqui e para ali... podem dizer-me como o poderei conseguir, sendo eu D.O?

Obrigado.


dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Dúvida acerca de Termo de Responsabilidade

Mensagem por dsrsantos »

Muito estranho tudo isso.
Para ter o NIP e o CPE, sendo o proprietário pode ligar para a E-Redes que ele dão-lhos.
Mas o electricista para pedir a inspecção precisava de ter esses dados para fornecer à entidade inspectora...
Do ITED não existe inspecção, mas sim ensaios que podem ser feitos pelo instalador ou por terceiros contratados por este e, o termo é emitido pelo instalador.
jrsb
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 03 ago 2016, 11:34
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dúvida acerca de Termo de Responsabilidade

Mensagem por jrsb »

O NIP e o CPE consegue-os na linha da E-redes, o certificado de inspeção de electricidade, se existir, com o NIP e o CPE pode pedi-los á entidade certificadora se souber quem é.
O termo de responsabilidade pelas ITED tem que ser o executante a passar, aí está agarrado ao electricista.
Responder

Voltar para “Curiosos”