Posto de carregamento de VE

Responder
andre451
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 17 mai 2023, 17:55
Profissão: outro
Localização: Coimbra

Posto de carregamento de VE

Mensagem por andre451 »

Boas,

Queria instalar um posto de carregamento de VE, um V2C Trydan 7.4kW, na minha box dentro do prédio no -1, alimentado a partir do quadro principal do apartamento no 1° andar.
Li o Guia Técnico das Instalações Elétricas para Alimentação de VE e pesquisei pela net mas como não sou eletricista fiquei com algumas dúvidas e agradecia se me podessem ajudar.

a) é preciso ou aconselhado um descarregador de sobretensões para uma instalação destas num prédio de 2010?
se fôr o caso um Efapel 1P 20KA 55420 1DC serve? ou então qual recomendam?

b) tenho que ligar através de cabo de rede UTP CAT6a uma sonda do quadro principal ao carregador para ter o balanceamento de carga, só que o cabo de rede tem que seguir junto dos fios de alimentação numa distância de 33m, isto não vai causar problemas de comunicação devido às interferências eletromagnéticas?

Obrigado


Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Posto de carregamento de VE

Mensagem por Duzia12 »

E a 27KW durante 7 horas dá 169 Wh

Será o suficiente
andre451
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 17 mai 2023, 17:55
Profissão: outro
Localização: Coimbra

Re: Posto de carregamento de VE

Mensagem por andre451 »

Duzia12 Escreveu: 18 mai 2023, 14:32 E a 27KW durante 7 horas dá 169 Wh

Será o suficiente
Não percebo a que se está a referir...
Avatar do Utilizador
Malcom
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 19 mai 2023, 02:22
Profissão: Sysadmin
Localização: Braga

Re: Posto de carregamento de VE

Mensagem por Malcom »

Boas, em relação ao cabo rj45 podes comprar com blindagem para evitar interferências. Espero que ajude.
andre451
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 17 mai 2023, 17:55
Profissão: outro
Localização: Coimbra

Re: Posto de carregamento de VE

Mensagem por andre451 »

Malcom Escreveu: 19 mai 2023, 02:24 Boas, em relação ao cabo rj45 podes comprar com blindagem para evitar interferências. Espero que ajude.
Obrigado. E acha que chega para evitar as interferências no meu caso?
agazevedo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 03 mar 2023, 14:28
Profissão: Gestor
Localização: Lisboa

Re: Posto de carregamento de VE

Mensagem por agazevedo »

Tenha em atenção que se for um prédio multifamiliar tem que se considerar a potência disponível na coluna na definição da corrente com que vai carregar o carro. O balanceador de carga que vai instalar protege o apartamento mas, não a coluna.( a potencia disponível na coluna é sempre inferior à soma das potencias certificadas dos apartamentos, traduzido-se numa potencia de simultaneidade que é a soma das potencias certificadas de todos os apartamentos multiplicadas por um fator inferior a 1 . Vários carregadores a funcionar ao mesmo tempo, mesmo que cada um não ultrapasse a corrente certificada para o apartamento, podem ultrapassar a potência de simultaneidade da coluna e provocar danos. O correto seria a administração do condomínio logo de inicio estipular qual a corrente máxima para ponto de carregamento , protegendo a coluna e proporcionado a todos os condóminos as mesmas condições independentemente de quando vão fazer sua instalação.
AGA
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Posto de carregamento de VE

Mensagem por Gil82 »

andre451 Escreveu: 17 mai 2023, 18:43 Boas,

Queria instalar um posto de carregamento de VE, um V2C Trydan 7.4kW, na minha box dentro do prédio no -1, alimentado a partir do quadro principal do apartamento no 1° andar.
Li o Guia Técnico das Instalações Elétricas para Alimentação de VE e pesquisei pela net mas como não sou eletricista fiquei com algumas dúvidas e agradecia se me podessem ajudar.

a) é preciso ou aconselhado um descarregador de sobretensões para uma instalação destas num prédio de 2010?
se fôr o caso um Efapel 1P 20KA 55420 1DC serve? ou então qual recomendam?

b) tenho que ligar através de cabo de rede UTP CAT6a uma sonda do quadro principal ao carregador para ter o balanceamento de carga, só que o cabo de rede tem que seguir junto dos fios de alimentação numa distância de 33m, isto não vai causar problemas de comunicação devido às interferências eletromagnéticas?

Obrigado

Boas!

Primeiro, qual a potência que tem no apartamento?
Para essa potência deverá colocar um disjuntor de 40A e cabo de 10mm2. Quanto ao cabo de rede não deve haver problema.


Cumps!
Responder

Voltar para “Dúvidas”