Instalação de UPAC

Responder
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 190
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Localização: Sines
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Instalação de UPAC

Mensagem por vecm1956 »

Olá a todos !!
Pretendo instalar uma UPAC na minha casa, mas tenho a seguinte dúvida:
A saída AC, do inversor tem de ser ligada ao barramento geral do QGBT ou pode ser no barramento geral de um QP??
Agradeço desde já, uma explicação dos colegas que trabalham na área !!
VM


Avatar do Utilizador
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 213
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Localização: Santarém
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Instalação de UPAC

Mensagem por maxxis »

Boas,

Podes ligar num parcial sem problema. A anterior legislação, até permitia ligar numa tomada.

"O cabo de alimentação PV, mesmo para as instalações de potência não superior a 1,5 kW, deve ser, em
regra, ligado de forma fixa (quadro, caixa de derivação, caixa de aparelhagem, etc.).
Para estas instalações, admite‐se que a ligação possa ser feita por meio de fichas, conectores ou outros
dispositivos semelhantes que possam ser desligados sem utilização de ferramentas, e cuja remoção
resulta na exposição de condutores (por exemplo pinos), desde que sejam verificados os requisitos
indicados na norma NP EN 62 109‐1: 2013, nomeadamente a secção 7.3.9.1."
CTE64


vecm1956 Escreveu: 06 out 2023, 16:54 Olá a todos !!
Pretendo instalar uma UPAC na minha casa, mas tenho a seguinte dúvida:
A saída AC, do inversor tem de ser ligada ao barramento geral do QGBT ou pode ser no barramento geral de um QP??
Agradeço desde já, uma explicação dos colegas que trabalham na área !!
VM
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Instalação de UPAC

Mensagem por amoreira »

Podes ligar ao QP desde que o cabo entre o QP e o QGeral esteja dimensionado para a potencia da UPAC.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Avatar do Utilizador
natdomingues
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 10 out 2023, 13:10
Profissão: Professora
Localização: Carvalhosa

Re: Instalação de UPAC

Mensagem por natdomingues »

Boa tarde.
Instalei (mandei instalar) 4 Painés fotovoltaicos, duas baterias e obviamente 1 inversor.
O mesmo recebe energia dos painéis e carrega as baterias pela manhã. Quando acaba de carregar as baterias, pára de funcionar, apresentando um erro de "alta voltagem". O sistema foi visto já por dois técnicos eletricistas (de diferentes empresas) e a instalação está garantidamente correta.
Portanto, não transfere energia para a habitação durante o dia, e durante a noite, as baterias também não transferem energia para a habitação. O facto das baterias carregarem de manhã, deve-se ao simples facto do inversor ser alimentado pelas baterias, caso contrário, nem sequer carregamento de baterias haveria lugar. Relativamente à programação do inversor, está feita de modo que apenas os painéis carreguem as baterias, mas no entanto deve ser dada prioridade à alimentação da casa e só depois carregar baterias.
Quero quase acreditar que a empresa (espanhola) me anda a enrolar, só para não substituir o inversor. Vejam a resposta que me foi dada e elucidem-me, por favor.

"Como os painéis solares estão conectados em série e você está enfrentando dificuldades na transferência de energia para a rede elétrica, recomendamos a instalação de um contato seco entre a rede elétrica e o inversor. Esse contato seco atuará como uma chave que pode abrir ou fechar automaticamente a conexão entre o inversor e a rede elétrica, conforme necessário. Dessa forma, você pode evitar quaisquer problemas relacionados à conexão com a rede.
Essa solução deve ajudar a estabilizar o seu sistema solar e garantir uma transferência adequada de energia para a rede elétrica. Recomendamos que consulte um eletricista ou um profissional de energia solar para realizar essa instalação com segurança."

Para mim não faz sentido a resolução deles, pois durante a noite não existe alta voltagem nenhuma (o inversor não apresenta este erro) e as baterias não alimentam a casa.

Desde já um muito obrigada.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”