Quadro / diferencial está a cortar

nunonaos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 02 jun 2023, 12:11
Profissão: Informática
Localização: Ponte de Lima
Enviou: 3 vezes

Quadro / diferencial está a cortar

Mensagem por nunonaos »

Bom dia

Antes de mais queria dizer que já li vários posts desde forum, fiz algumas pesquisas e encontrei assuntos parecidos com o meu mas nenhum deles teve resposta para a minha situação.
  1. Estou numa habitação "nova", desde 2020, logo desde o primeiro ano tive problemas de o quadro ir abaixo. sempre aconteceu em dias de mais chuva ou humidade e principalmente durante a noite / madrugada, momentos em que não tinha máquinas ligadas, ou seja, não poderia ser uma questão de potência. NOTA. só tenho um único diferencial, e é isso que dispara. Não é nenhum dos disjuntores
  2. Fiz várias tentativas de descobrir onde estava o problema, durante as noites fui deixando desligados vários disjuntores mas nunca consegui identificar a causa, achei que seria do ar-condicionado mas aparentemente não é (ou seja, também já me aconteceu o diferencial disparar mesmo com os disjuntores dos AC desligados)
    NOTA: o diferencial é de 30mA
  3. mais recentemente, instalei uma electro-bomba para furo de água. reparei que durante o dia a bomba funciona bem mas mais perto da noite , a partir das 20:30 se a ligar o quadro vai abaixo (e mais uma vez é o diferencial, não o disjuntor).
    chamei um electricista diferente para me fazer a ligação à electro-bomba sem ser por extensão e também para tentar descobrir se havia algum problema com a mesma e se também descobria o problema que reveri no ponto 1.
    ele aparentemente descobriu o problema do ponto 1: nos focos exteriores entrou água e o neutro estava "direto" à massa, ou seja, mesmo com o disjuntor desligado acontecia por vezes do diferencial disparar. desligou o neutro que vai para os focos, tenho nesse circuito apenas ligado um shelly que uso como contador de consumo, o shelly tem neutro mas o neutro que vem dos focos exteriores para o quadro está desligado. aparentemente o problema da luz ir abaixo durante a noite está resolvido.
  4. sobra-me o problema da bomba de água fazer disparar o diferencial... mas apenas a partir de uma certa hora... já verificamos que sempre que a bomba liga (durante o dia) a tensão desce para 220 ou às vezes mais baixo (218v por exemplo).
FINALMENTE CHEGA A MINHA PERGUNTA :) será que durante a noite as tensões estão mais baixas e a bomba ao ligar faz disparar o diferencial? isto faz sentido? em todo o lado o que leio é que o diferencial dispara por passagem à massa e não por voltagens baixas... alguém tem alguma explicação? e acima de tudo: devo queixar-me à EDP ou o que devo fazer?

Obrigado a todos


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Quadro / diferencial está a cortar

Mensagem por pedro caetano »

boas. essa instalação deve ser parecida com umas que me tem vindo falar, sobre os diferenciais que disparam muitas vezes, e noto que o problema é terem muitos dijuntores pendurados num só diferencial chega terem 17 dijuntores, com um diferencial de 30ma. não será esse o problema? cump
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Quadro / diferencial está a cortar

Mensagem por pedro caetano »

boas. essa instalação deve ser parecida com umas que me tem vindo falar, sobre os diferenciais que disparam muitas vezes, e noto que o problema é terem muitos dijuntores pendurados num só diferencial chega terem 17 dijuntores, com um diferencial de 30ma. não será esse o problema? cump
nunonaos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 02 jun 2023, 12:11
Profissão: Informática
Localização: Ponte de Lima
Enviou: 3 vezes

Re: Quadro / diferencial está a cortar

Mensagem por nunonaos »

Olá

sim, tenho 25 (se não me engano) disjuntores ligados a esse diferencial
o último ectricista que cá veio chegou a ponderar colocar esse de 30 apenas para os wc e depois colocar um de 300 para o geral, mas como encontrou e resolveu o problema dos focos exteriores achou que não era preciso.

no entanto acho estranho que agora o problema só acontece quando uso a bomba de água...ainda para mais só a partir das 20H é que acontece isso. já verifiquei e a essa hora a iluminação pública ainda não está ligada
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Quadro / diferencial está a cortar

Mensagem por pedro caetano »

boas.dava para colocar 3 dijuntores diferenciais nesse quadro. isso é um grande erro que se comete que depois começa a fazer efeito, e na maioria dos casos o quadro não tem espaço. cump
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Quadro / diferencial está a cortar

Mensagem por nelmindo »

nunonaos Escreveu: 02 jun 2023, 19:07 Olá

sim, tenho 25 (se não me engano) disjuntores ligados a esse diferencial
o último ectricista que cá veio chegou a ponderar colocar esse de 30 apenas para os wc e depois colocar um de 300 para o geral, mas como encontrou e resolveu o problema dos focos exteriores achou que não era preciso.

no entanto acho estranho que agora o problema só acontece quando uso a bomba de água...ainda para mais só a partir das 20H é que acontece isso. já verifiquei e a essa hora a iluminação pública ainda não está ligada
25, se tiver 1,5mA de fuga em cada circuito... já sabemos o resultado...
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Quadro / diferencial está a cortar

Mensagem por justme »

Boas,

esta é mais uma daquelas questões que parecem muito dificeis de resolver porque a atitude não é a correta para encontrar a solução...

Por muito que queiramos há coisas que não se resolvem à distancia ou sem aparelhos e por leigos...

É preciso medir com aparelhos adequados e também é necessário que quem faz essas medições seja um tecnico realmente qualificado.

Doutra forma entra-se num jogo de adivinhação que é muito pouco digno para os profissionais que se deixam enredar nessa estratégia...


Até já
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Quadro / diferencial está a cortar

Mensagem por pedro caetano »

boas. posso mencionar um cliente que veio ter comigo pois tinha esse problema e dizia que era a terra que não estava boa, tinha 17 dijuntores pendurados num diferencial de 30ma, com uma terra de 300 omios. resultado tirou á conta dele o diferencial de 30ma e colocou um de 300ma, e já está o problema resolvido para ele. vale mais colocar mais um diferencial pois está mais salvaguardado. cump
nunonaos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 02 jun 2023, 12:11
Profissão: Informática
Localização: Ponte de Lima
Enviou: 3 vezes

Re: Quadro / diferencial está a cortar

Mensagem por nunonaos »

justme Escreveu: 03 jun 2023, 20:48 Boas,

esta é mais uma daquelas questões que parecem muito dificeis de resolver porque a atitude não é a correta para encontrar a solução...

Por muito que queiramos há coisas que não se resolvem à distancia ou sem aparelhos e por leigos...

É preciso medir com aparelhos adequados e também é necessário que quem faz essas medições seja um tecnico realmente qualificado.

Doutra forma entra-se num jogo de adivinhação que é muito pouco digno para os profissionais que se deixam enredar nessa estratégia...


Até já
A atitude não é a correta porque?
Já chamei a EDP e já chamei mais que um electricista…
A minha questão é se tento responsabilizar a EDP ou continuo a chamar electricistas…
nunonaos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 02 jun 2023, 12:11
Profissão: Informática
Localização: Ponte de Lima
Enviou: 3 vezes

Re: Quadro / diferencial está a cortar

Mensagem por nunonaos »

nelmindo Escreveu: 03 jun 2023, 20:21
nunonaos Escreveu: 02 jun 2023, 19:07 Olá

sim, tenho 25 (se não me engano) disjuntores ligados a esse diferencial
o último ectricista que cá veio chegou a ponderar colocar esse de 30 apenas para os wc e depois colocar um de 300 para o geral, mas como encontrou e resolveu o problema dos focos exteriores achou que não era preciso.

no entanto acho estranho que agora o problema só acontece quando uso a bomba de água...ainda para mais só a partir das 20H é que acontece isso. já verifiquei e a essa hora a iluminação pública ainda não está ligada
25, se tiver 1,5mA de fuga em cada circuito... já sabemos o resultado...
Agora de noite sem praticamente nada a funcionar (embora tudo ligado) o diferencial já cortou duas vezes
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Quadro / diferencial está a cortar

Mensagem por justme »

Olá nunonaos,

para a solução dessa anomalia tem mesmo que chamar alguém que tenha os aparelhos adequados, não apenas o multimetro, e que os saiba usar.

O que foi sugerido pelos colegas foi no sentido de melhorar a estrutura do quadro, pois subdivide os circuitos por varios diferenciais.

Esse procedimento torna menor o somatório das correntes de defeito, podendo por esta via resolver a situação mas não é uma garantia, nem será o mais provável.

O correto será testar préviamente e atuar posteriormente...

Até já
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Quadro / diferencial está a cortar

Mensagem por justme »

Boas,

-Subdividir os circuitos por diversos diferenciais é correto para melhorar a estrutura do quadro, mas não é procedimento que deva ser usado como forma de resolver uma situação como a presente, pois estariamos a "mascarar" uma anomalia...

-Reduzir a sensibilidade da protecção (de 30mA para 300mA) também não é solução, pois para além de ir contra as regras, é perigoso.

-Então resta-nos medir, comparar e posteriormente atuar (não ao contrário)!

Até já
nunonaos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 02 jun 2023, 12:11
Profissão: Informática
Localização: Ponte de Lima
Enviou: 3 vezes

Re: Quadro / diferencial está a cortar

Mensagem por nunonaos »

Obrigado a todos
Vou ver se consigo alguém que venha cá está semana, obrigado
nunonaos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 02 jun 2023, 12:11
Profissão: Informática
Localização: Ponte de Lima
Enviou: 3 vezes

Re: Quadro / diferencial está a cortar

Mensagem por nunonaos »

O problema é que isto só acontece às vezes
Hoje ainda não foi abaixo… talvez por não ter chovido não sei…

Depois quem cá vem diz sempre que está tudo bem…
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Quadro / diferencial está a cortar

Mensagem por justme »

Boas,
essa é precisamente a razão pela qual insisto que o tecnico que aí for vá munido de aparelhos e obviamente saiba usá-los.

O facto de a avaria não se manifestar sob a forma de disparo da proteção não quer dizer que não possa ser lida pelos aparelhos.

Quando chamar alguem descreva precisamente o que se passa, sobretudo realse que a avaria não se manifesta sempre. Se o tecnico começar com muitas dúvidas, alegando que não se consegue reparar uma avaria que não se manifesta (pelo disparo da proteção) penso que o melhor é passar a outro, pois isso é sinal que ou não tem aparelhos ou competência.

Até já
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”