Sentido da corrente

Avatar do Utilizador
Antonio-1
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 07 mar 2023, 13:21
Profissão: Sem profissão
Localização: Portugal
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Sentido da corrente

Mensagem por Antonio-1 »

Boas,

Na corrente continua, a mesma circula do polo negativo para o positivo, ou seja os electrões são a corrente.

Se tivermos um díodo a corrente circula do anódo para o cátodo, ou seja vai do positivo para o negativo.

Estou certo?

Até já


:)
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Sentido da corrente

Mensagem por mromeiro »

O sentido convencional é do positivo para o negativo.
Não interessa se são os electrões que andam ao contrário.

Para a análise de um circuito, o resultado vai dar o mesmo desde que seja consistente na lógica do sentido da corrente, mas se vai estar a considerar o sentido ao contrário do convencional, vai estar ao contrário de todos.

Essa é uma questão que passa por muitos quando estão a iniciar o estudo da eletricidade (eu inclusive).

Assim, esqueça o sentido dos electrões, que só o vai baralhar.
Avatar do Utilizador
Antonio-1
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 07 mar 2023, 13:21
Profissão: Sem profissão
Localização: Portugal
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Sentido da corrente

Mensagem por Antonio-1 »

Boas,

Estou a retificar 12 v com 4 díodos. E gostava saber se o que estou a fazer onda sinodal semi-retificada está certo ou não?

Até já
Anexos
Esboço
Esboço
:)
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Sentido da corrente

Mensagem por rainbow »

Antonio-1 Escreveu: 24 mai 2023, 17:39 Boas,

Na corrente continua, a mesma circula do polo negativo para o positivo, ou seja os electrões são a corrente.

Se tivermos um díodo a corrente circula do anódo para o cátodo, ou seja vai do positivo para o negativo.

Estou certo?

Até já
Boa tarde.

Existe o sentido convencional da corrente e o sentido real.
O sentido convencional existe apenas por uma questão histórica, uma vez que se considerava que o sentido da corrente era do pólo positivo para o pólo negativo.
Com as várias descobertas relacionadas com a electricidade, percebeu-se que o sentido real da corrente era do pólo negativo para o pólo positivo (fluxo de electrões).
Mas por essa altura, a ideia que se utilizava era a que descrevi anteriormente, e assim determinou-se que o sentido da corrente eléctrica seria do pólo positivo para o negativo (sentido convencional).
Portanto, hoje em dia, quando se faz análise de circuitos, considera-se sempre o sentido convencional da corrente, e não o sentido real.
Avatar do Utilizador
Antonio-1
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 07 mar 2023, 13:21
Profissão: Sem profissão
Localização: Portugal
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Sentido da corrente

Mensagem por Antonio-1 »

Antonio-1 Escreveu: 25 mai 2023, 09:52 Boas,

Estou a retificar 12 v com 4 díodos. E gostava saber se o que estou a fazer onda sinodal semi-retificada está certo ou não?

Até já
Alguém para responder a isto??
:)
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Sentido da corrente

Mensagem por pedro caetano »

boas. esse esquema é de onda completa. o unico erro é onde tem o sinal positivo deve ser negativo e outro vice versa. cump
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Sentido da corrente

Mensagem por rainbow »

Antonio-1 Escreveu: 25 mai 2023, 16:44
Antonio-1 Escreveu: 25 mai 2023, 09:52 Boas,

Estou a retificar 12 v com 4 díodos. E gostava saber se o que estou a fazer onda sinodal semi-retificada está certo ou não?

Até já
Alguém para responder a isto??
Boa tarde.

É como o colega pedro caetano disse.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Sentido da corrente

Mensagem por ohmico »

Antonio-1 Escreveu: 25 mai 2023, 16:44
Antonio-1 Escreveu: 25 mai 2023, 09:52 Boas,

Estou a retificar 12 v com 4 díodos. E gostava saber se o que estou a fazer onda sinodal semi-retificada está certo ou não?

Até já
Alguém para responder a isto??
Boas,

a resposta já lhe foi dada pelo Pedro Caetano, no entanto falta corrigir a palavra "sinodal" que refere a religião e substituíla por "senoidal" ou "sinusoidal".

Ohmico
Avatar do Utilizador
Antonio-1
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 07 mar 2023, 13:21
Profissão: Sem profissão
Localização: Portugal
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Sentido da corrente

Mensagem por Antonio-1 »

pedro caetano Escreveu: 25 mai 2023, 20:34 boas.o unico erro é onde tem o sinal positivo deve ser negativo e outro vice versa. cump
Boas,

Eu penso que negativo está no cátodo do díodo. Estou a ver bem?

Até já
:)
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Sentido da corrente

Mensagem por Duzia12 »

Retificação de Onda Completa
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Sentido da corrente

Mensagem por mromeiro »

Antonio-1 Escreveu: 26 mai 2023, 16:21
pedro caetano Escreveu: 25 mai 2023, 20:34 boas.o unico erro é onde tem o sinal positivo deve ser negativo e outro vice versa. cump
Boas,

Eu penso que negativo está no cátodo do díodo. Estou a ver bem?

Até já
Está a ver mal.
A junção negativa é efetivamente o cátodo, mas isso apenas indica que essa parte do diodo tem excesso de electrões.

Se esquecer o sentido real e apenas considerar o sentido convencional (como já disse num comentário anterior), vai ser muito mais fácil de perceber os circuitos.

Um exemplo que costuma ser dado para explicar isso, é imaginar que vai ao cinema, e ao chegar à fila verifica que o lugar é um dos últimos.
Para facilitar, todos os que estavam na sentados, deslocam-se uma cadeira para o lado, ficando assim vaga a primeira cadeira para que se possa sentar.
Que diferença faz pensar que foi a cadeira que veio até si, ou se foram as pessoas que se deslocaram?
O efeito prático é que ficou com a cadeira livre mais perto!

O diodo conduz do ânodo para o cátodo, assim, a corrente (convencional) ao entrar no ânodo, ao sair pelo cátodo, e vai sair exatamente com a mesma polaridade com que entra, ou seja, positiva!

Assim no desenho, na parte dos 12V, a popularidade está trocada, e a seta está a indicar o sentido convencional.

Como já foi dito anteriormente, é retificação de onda completa.
Na metade positiva estão 2 diodos a conduzir, na metade negativa são os outros 2.
O gráfico está correto.
Avatar do Utilizador
Antonio-1
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 07 mar 2023, 13:21
Profissão: Sem profissão
Localização: Portugal
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Sentido da corrente

Mensagem por Antonio-1 »

Desconhecia, mas vou usar seu conhecimento para praticar na prática. Obrigado pela clareza da explicação.
:)
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Sentido da corrente

Mensagem por justme »

Boas,
há ainda outra forma de ver a coisa:

Adotando o sentido convencional da corrente, considerar que o que sai do positivo da fonte são cargas positivas...

Esta visão não contraria o sentido real (eletrónico) da corrente e torna-se mais intuitiva uma vez que do positivo "devem sair" cargas positivas...

Até já
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Sentido da corrente

Mensagem por justme »

Boas,
ainda outra forma:

Imaginar que o circuito eletrico é um circuito hidraulico fechado.
Neste caso a bomba de agua seria a fonte de alimentação, o diodo uma valvula de retenção, os interruptores seriam torneiras e os receptores, estrangulamentos na tubagem.

A agua flui do ponto de maior pressão para o de menor pressão, como num cicuito eletrico a corrente flui do ponto de maior tensão para o de menor tensão.

Neste modelo não nos preocupamos com cargas positivas ou negativas apenas consideramos que a eletricidade flui como a agua.

Uma advertência quando montarem o circuito não liguem os tubos d'agua aos fios ;)

Até já
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Sentido da corrente

Mensagem por nelmindo »

Antonio-1 Escreveu: 26 mai 2023, 16:21
pedro caetano Escreveu: 25 mai 2023, 20:34 boas.o unico erro é onde tem o sinal positivo deve ser negativo e outro vice versa. cump
Boas,

Eu penso que negativo está no cátodo do díodo. Estou a ver bem?

Até já
Dizer que o díodo tem positivo e negativo, um dia alguém coloca o díodo nas extremidades de uma bateria...
É mais claro dizer que no ânodo é onde entra a corrente e no cátodo é onde sai a corrente.
Responder

Voltar para “Dúvidas”