Esquema

Responder
Miguelmurta
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 21 mar 2023, 00:14
Profissão: estudante de eletricidade
Localização: lisboa
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Esquema

Mensagem por Miguelmurta »

Olá espero não estar a encomendar
Alguém me ajudar nesta pergunta que tenho num teste?

Execução de um circuito de comando e controle de um motor por dois contactores - simultaneamente e alternadamente por botoneira e seletor.

Tenho de fazer este esquema.

Muito obrigado


Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: Esquema

Mensagem por admin »

acho que podemos ajudar ;) não fazer tudo

podes iniciar o esquema e anexar aqui para podermos ajudar onde tens duvidas e nos percebermos o que realmente desejas
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Miguelmurta
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 21 mar 2023, 00:14
Profissão: estudante de eletricidade
Localização: lisboa
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Esquema

Mensagem por Miguelmurta »

Olá fiz um esquema mas a minha dúvida é apenas com um seletor como ligo os dois contactores ao mesmo tempo como diz a questão ? Coloquei a ligar um de cada vez mas com o mesmo seletor com quatro posições, 0 , K1 , K2, k1+K2 , esta é a dúvida. Obrigado
Anexos
IMG_6405.jpeg
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Esquema

Mensagem por ohmico »

Miguelmurta Escreveu: 25 mai 2023, 00:40 Olá fiz um esquema mas a minha dúvida é apenas com um seletor como ligo os dois contactores ao mesmo tempo como diz a questão ? Coloquei a ligar um de cada vez mas com o mesmo seletor com quatro posições, 0 , K1 , K2, k1+K2 , esta é a dúvida. Obrigado
Boas,
a ligação dos dois contactores em simultâneo não faz qualquer sentido nem é isso que está pedido no texto.

O seu esquema para estar correcto só lhe faltam os encravamentos eléctricos por NF em ambos os contactores (K1 no K2 e vice-versa), uma vez que parece existir uma inversão de marcha no esquema, bem como a respectiva protecção térmica.

Ohmico
Miguelmurta
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 21 mar 2023, 00:14
Profissão: estudante de eletricidade
Localização: lisboa
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Esquema

Mensagem por Miguelmurta »

Boa tarde peço desculpa, mas o que diz à pergunta é não é : dois contactores ligados em simultâneo… bem sei que não faz sentido mas é essa à pergunta não é ou estou a interpretar mal ? Se for uma ligação com inversão não dizia para ligar em simultâneo.
Obrigado
Miguelmurta
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 21 mar 2023, 00:14
Profissão: estudante de eletricidade
Localização: lisboa
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Esquema

Mensagem por Miguelmurta »

A pergunta do exercício é está na foto.
Anexos
IMG_6410.jpeg
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Esquema

Mensagem por rainbow »

Miguelmurta Escreveu: 25 mai 2023, 16:11 Boa tarde peço desculpa, mas o que diz à pergunta é não é : dois contactores ligados em simultâneo… bem sei que não faz sentido mas é essa à pergunta não é ou estou a interpretar mal ? Se for uma ligação com inversão não dizia para ligar em simultâneo.
Obrigado
Boa tarde.

Sinceramente, também não entendo o enunciado do problema.
O melhor será mesmo perguntar ao seu professor o que ele entende por "alternadamente e simultaneamente".
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Esquema

Mensagem por ohmico »

Miguelmurta Escreveu: 25 mai 2023, 16:34 A pergunta do exercício é está na foto.
Boas,

embora não se trate de um teste da disciplina de português, o cuidado ao escrever o texto deveria ser o mesmo.

No sítio onde se encontra o hífen deveria estar uma vírgula e assim já não deixava dúvidas a ninguém.

Quanto à inversão de marcha, ela surge porque é a solução natural para um motor comandado por dois contactores.

Ohmico
Miguelmurta
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 21 mar 2023, 00:14
Profissão: estudante de eletricidade
Localização: lisboa
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Esquema

Mensagem por Miguelmurta »

Muito obrigado pela ajuda , eu já estava com um no na cabeça, vou fazer o esquema para inversão de motor muito obrigado
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Esquema

Mensagem por ohmico »

Miguelmurta Escreveu: 26 mai 2023, 14:26 Muito obrigado pela ajuda , eu já estava com um no na cabeça, vou fazer o esquema para inversão de motor muito obrigado
Boas,

não se esqueça que o motor deve ter protecção térmica.

Ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Esquema

Mensagem por Duzia12 »

justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Esquema

Mensagem por justme »

Boas,
parece-me que onde diz: "Execução de circuitos de comando e controle..."
Se deveria dizer "Execução de circuitos de comando e potência...". Faria mais sentido e seria mais útil para o estudante.

Outra questão que me deparei enquanto estudante (a uns anitos) é, alguns professores/formadores de disciplinas das áreas de ciências ou técnicas escreverem o enunciado fazendo depender a resolução do exercicio mais interpretação do texto do enunciado do que do conhecimento que o aluno deva ter sobre a matéria em questão.

Ou seja, em vez de se ser claro e direto na composição do enunciado de forma a medir os conhecimentos do aluno na materia pretendida, tornam o texto mais complexo...
O resultado disto é, se o aluno errar não saber que se o aluno falhou porque não sabia ou porque não entendeu o que se queria.

Outras vezes, e é o caso aqui, em vez de o enunciado pedir a função que o circuito/automatismo deve executar, indicam-se os dispositivos a serem usados e pede-se que se faça um circuito com eles... parece-me que seria mais útil dizer a função pretendida e deixar o aluno imaginar a lógica necessária para executar tal função.

Afinal, o fundamental é que o aluno saiba imaginar e montar circuitos para as funções pretendidas e saber interpretar os esquemas que se lhe depararão no futuro e não tanto saber que circuitos pode construir com os materiais disponiveis. Saber o que se pode fazer com os materiais disponiveis ganha-se sobretudo com a prática e portanto, não se adequa a um contexto de aprendizagem.

Reparem que não sou contra saber escrever adequadamente ou interpretar texto escrito, pelo contrário acho que saber expôr as ideias de forma clara e lógica é fundamental e poupa tempo e enganos, repare-se no tempo que perdemos aqui devido ao enunciado da questão e posts mal redigidos.

Óbviamente este é apenas o meu ponto de vista...

Até já
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”