Possivel passagem á terra

Responder
Faísca
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 05 set 2008, 22:56

Possivel passagem á terra

Mensagem por Faísca »

Caros colegas.
Há uma isntslação eléctrica que de vez em quando o Diferencial do Quadro eléctrico dispara.
Quando voltamos a ligar ele não dispara de imediatao mas sim quando menos esperamos, por vezes está a trabalhar dias seguidos e quando menos se espera lá dispara de novo, de dia, de noite, etc ......
Entendo que que será uma passagema á terra.
Por favor alguém me pode dar uma dica de como posso tentra identificar qual o circuito, isto porque não dispara de imediato quando se liga depois de ele ter disparado.
Agradeço alguma ajuda


soares469
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 122
Registado: 02 set 2012, 22:59
Localização: lisboa

Re: Possivel passagem á terra

Mensagem por soares469 »

Faísca Escreveu:Caros colegas.
Há uma isntslação eléctrica que de vez em quando o Diferencial do Quadro eléctrico dispara.
Quando voltamos a ligar ele não dispara de imediatao mas sim quando menos esperamos, por vezes está a trabalhar dias seguidos e quando menos se espera lá dispara de novo, de dia, de noite, etc ......
Entendo que que será uma passagema á terra.
Por favor alguém me pode dar uma dica de como posso tentra identificar qual o circuito, isto porque não dispara de imediato quando se liga depois de ele ter disparado.
Agradeço alguma ajuda
bom dia,

ate pode estar um neutro mal apertado numa tomada como até no proprio quadro electrico,ou até num candeeiro que tenha instalado na rua.

tente perceber se dispara em dias de chuva ou de grande humidade.

o colega começa a verificar todos os apertos nas tomadas pela casa toda ou então desliga um disjuntor que não lhe cause muito transtorno e deixa desligado um tempo para ver se o diferencial dispara e assim sucessivamente para os outros circuitos.

mas o que eu sugiro é que comece pelo quadro electrico a verificar todos os apertos dos disjuntores já que diz que o diferencial ainda demora uns dias a disparar.

cump.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Possivel passagem á terra

Mensagem por Duzia12 »

Medir a resistência terra-neutro tem de dar Zero a 1 Ohms +-.
Faísca
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 05 set 2008, 22:56

Re: Possivel passagem á terra

Mensagem por Faísca »

Viva colegas.
O Diferencial de que falei, é o Interruptor Diferencial Geral do Quadro eléctrico que é trifásico ( 4 x 40 A 300 mA )
Já agora uma dúvida:
O Interruptor Diferencial não dispara apenas por passagem á Terra de fase ou neutro ?
Se houver um neutro mal apertado, o ID também pode disparar ?
Em relação á medição que o colega me fala entre Neutro e Terra, peço por favor que me esclareça melhor como o devo fazer, com o ID desligado e medindo entre o Neutro de entrada e a Terra ?
Obrigado
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Possivel passagem á terra

Mensagem por Duzia12 »

Com o da EDP desligado e o Interrutor geral ligado verificar com o multímetro se há neutro ligado à terra, medir entre os dois, pois por vezes isso acontece e se o neutro tiver tensão ele dispara.
Faísca
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 05 set 2008, 22:56

Re: Possivel passagem á terra

Mensagem por Faísca »

Caro colega, desde já agradeço a ajuda.
Sendo assim se der valor superior a 1 Ohm entre o Neutro e o barramento Geral de Terras, terei de analisar entre o Neutro e cada uma das linhas de terra para perceber qual será o circuito que está com passagem, certo ?
Já agora uma pergunta:
Se esta passagem não for contstante ou seja se for pontual quando algum equipamento estiver ligado, só será detectada quando isso acontecer, certo ?
E entre fase e terra, não terei de medir também o valor ? È que quando dispara por vezes de noite os dijuntores ( corte de fase ) estão também ligados ?
Desde já agradeço a enorme ajuda que me está a dar
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Possivel passagem á terra

Mensagem por Duzia12 »

Não!

Medir entre neutro e terra se der um valor baixo até 1 a 5 Ohms é porque há ligação entre eles.
Faísca
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 05 set 2008, 22:56

Re: Possivel passagem á terra

Mensagem por Faísca »

Caro colega mais uma vez obrigado pela ajuda.
Já agora e para eu ficar mais bem esclarecido, esta medição Neutro / terra, é entre o neutro e a terra de cada circuito, certo ?
Desta forma já identifico qual o circuito com passagem. Certo ?
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Possivel passagem á terra

Mensagem por Duzia12 »

Terra geral e neutro geral, se houver contato é que se tem de ver um a um. (Neutro)

Este defeito não é passagem é terra, ma sim Neutro da EDP com tensão.

Se não for o caso é que teremos que ir para a hipótese de defeito à terra, e tentar identificar o circuito
Faísca
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 05 set 2008, 22:56

Re: Possivel passagem á terra

Mensagem por Faísca »

Viva de novo caro colega.
Agradeço a ajuda que me deu.
Logo que me seja possivel vou verificar o que me falou.
Entretanto se voltar a precisar de ajuda, pedirei se não se importar é claro.
Abraço
Mário Silveira
rebelo1981
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 14 abr 2023, 11:28
Profissão: Professor
Localização: Faro

Re: Possivel passagem á terra

Mensagem por rebelo1981 »

Boa noite. Vou só desenterrar este tópico porque estou com o mesmo problema. Por vezes o Diferencial está semanas sem desarmar e há dias que desarma 10 vezes…tudo muito esporádico e sem nexo com o estado do tempo (chuvas, humidades, etc). Gostaria de saber qual teria sido a conclusão deste problema, sff?

Obrigado
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Possivel passagem á terra

Mensagem por justme »

Boas,
a analise desse problema é, à partida simples, mas requer um técnico qualificado munido do aparelho de teste adequado.

Trata-se de identificar o circuito (ou circuitos) com defeito de isolamento e proceder à sua reparação.

Até já
mitrax
Curioso
Curioso
Mensagens: 55
Registado: 12 set 2008, 15:40
Localização: VNGaia
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Possivel passagem á terra

Mensagem por mitrax »

Também será interessante perceber a quantidade de circuitos que se encontram nesse diferencial. É um problema recorrente que a soma de pequenas correntes de fuga afetas aos equipamento ligados em cada circuito faça disparar o diferencial. Solução será distribuir melhor os circuitos por diferencial.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”