Automatismo para portões com batentes

Responder
jorgeavlobo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 29 jul 2017, 10:37
Localização: Bruxelas, Bélgica
Enviou: 3 vezes

Automatismo para portões com batentes

Mensagem por jorgeavlobo »

Bom dia,

Achei "curioso" uma secção para os "curiosos", apesar de me ter registado, a minha dúvida estará neste patamar, se os administradores acharem mais correto podem mover este post para a secção dos "Automatismos / Domótica".

Adquiri o conjunto dos seguintes automatismos:
Roger H70-200AC (1 x Quadro de comando)
Roger H93/RX22A/I (1x Rádio receptor)
Roger R20/300 (1 x Par de Motorredutor Electromecânico)
Roger R90/F2ES (1 x Par de Fotocélulas)

O diagrama "alterado" em anexo é a minha interpretação de como o meu sistema deverá estar ligado. Alterei as cores dos fios para as cores que irei colocar fisicamente no local.

Podiam-me fazer sugestões/correcções de alguma cor que esteja errada?

Nos requisitos dos condutores apenas menciona as espessuras dos fios, 0,5mm para as fotocélulas e 1,5mm para os motores, quando fiz uma pesquisa em sites de grandes superfícies encontrei designações que me são desconhecidas, por exemplo H07VR4. Que designação de fio deverei procurar?

Em alguns locais deverei unir dois fios, sairá apenas um fio dessas ligações. Como deverei fazer estas ligações, com que "connector"? O mesmo poderá apanhar humidades porque estará numa caixa derivadora no exterior da casa.

Nas pontas dos fios, onde encaixarei os mesmos na placa cuja fotografia está no anexo, deverei colocar terminais/crimps mini-pv/dupont connector e só depois encaixar nos blocos verdes da placa? Que "crimps" me aconselham a comprar e onde? E que alicate?

Terei que realizar alguns "chants" na placa, aconselham algum fio (e cor) em especial para fazer os chants? Deverei também fazer "crimps"?

Peço desculpa pelo meu vocabulário que poderá não ser o mais apropriado mas espero ter-me conseguido fazer entender.

Atentamente,
JL

http://i.imgur.com/3PmDvVO.jpg
http://i.imgur.com/d9UcU1d.png
http://i.imgur.com/KLHYP6z.png
http://i.imgur.com/LwDs904.jpg
Anexos
Fotografia Real da Placa
Fotografia Real da Placa
Placa.jpg (46.66 KiB) Visto 2668 vezes
Diagrama Alterado por Mim
Diagrama Alterado por Mim
Requisitos dos Condutores
Requisitos dos Condutores
Ligações Eléctricas.png (43.56 KiB) Visto 2672 vezes
Diagrama do Manual de Instalador
Diagrama do Manual de Instalador


Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Automatismo para portões com batentes

Mensagem por LVirtual »

Deve seguir exactamente as instruçoes que constam no manual do instalador fornecido com o motor.
Nao consegui ver, mas se no manual aconselhar determinadas cores de fios, deverao ser essas a usar e nao outras.
as cores dos fios em sistemas electricas tem uma funçao e razao de ser. nao se usa qualquer cor so porque apetece ou fica mais bonito.
uma coisa é certa, indepentemente das cores dos fios DEVE respeitar obrigatoriamente os diametros (secçoes) dos fios indicados.
A referencia que falou ("H07VR4") é a designaçao dum determinado tipo de cabo electrico. è por essas referencias que os cabos sao identificados em qualquer lado. Se nao pode obter as referencias certas dos cabos, leve essa folha de instruçoes a uma casa de material electrico e peça-lhes esses cabos que estao descritos, os vendedores saberao identificar os cabos correctamente.

e ja agora tem conhecimentos suficientes de serralharia e construçao civil para fixar esses motores nas paredes do portao?
Se forem mal colocados rebentam com a parede em tres tempos, basta estar um dia bem ventoso com o portao a abrir.
outra coisa sabe qual a força maxima que esses motores conseguem fazer? e sabe qual o peso de cada parte do portao e qual a largura maxima?
sao pormenores importantes para nao queimar os motores.

Se puder é preferivel que seja um tecnico instalador de automatismos a instalar-lhe isso. a menos que o jorge seja instalador de automatismos. ;)

Esse tipo de motorizaçao de portao naos e pode fazer de qualquer maneira.

edit:
entretanto andei a consultar o site da Roger e descobri la uma ficha tecnica mais completa e onde reflete bem aquilo que eu disse em relaçao á fixaçao dos motores as paredes.
Fica aqui o link: http://www.rogertechnology.com/eng/r203 ... stallation
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
jorgeavlobo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 29 jul 2017, 10:37
Localização: Bruxelas, Bélgica
Enviou: 3 vezes

Re: Automatismo para portões com batentes

Mensagem por jorgeavlobo »

LVirtual

Antes de mais, deixe-me agradecer-lhe o seu contributo, passo a responder-lhe às suas questões:
e ja agora tem conhecimentos suficientes de serralharia e construçao civil para fixar esses motores nas paredes do portao?
Considero que tenho os conhecimentos básicos e procuro sempre melhorar, estou constantemente a aprender apesar de ter noção que não sou profissional da área.
outra coisa sabe qual a força maxima que esses motores conseguem fazer?
De acordo com o manual do instalador a "força" são 2500N.
e sabe qual o peso de cada parte do portao
Não poderei pesar o portão com eficácia visto que já está montado no local, mas fazendo uma avaliação grosseira poderei afirmar com 100% de certeza que cada portão pesa menos de 100KG, Os motorredutores electromecânicos estão preparado para mover 400KG de acordo com o manual do instalador.
qual a largura maxima?
De acordo com o manual do instalador cada folha poderá ter até 2500mm.
edit:
entretanto andei a consultar o site da Roger e descobri la uma ficha tecnica mais completa e onde reflete bem aquilo que eu disse em relaçao á fixaçao dos motores as paredes.
Fica aqui o link: http://www.rogertechnology.com/eng/r203 ... stallation
O link que me facultou é apenas das características comerciais do produto, está apenas disponível o manual do utilizador que é bastante simples.

Agora permita-me alguns comentários. Apesar de o trabalho poder ser feito por um instalador, não tenho a disponibilidade financeira para fazer tal investimento. Aliado a isso, junta-se o prazer de ser eu a fazer o trabalho, o prazer da conclusão e concretização. Poderá tentar-me demover de ser eu a fazer a instalação por causa dos riscos de avaria do material e posterior aumento do custo, ainda assim, prefiro arriscar sensatamente e com preparação.
Consultei os manuais de instalador de todos os componentes referidos, em nenhuma parte menciona características técnicas dos fios a utilizar, fala apenas do seu diâmetro em mm2, juntei a imagem no primeiro post. O que eu gostava era de ter uma dica sábia do género: "os fios utilizados dessa espessura devem ter as características da designação X54RT23, X significa X, 54 significa Y, RT significa Z, 23 significa XX". Poderei consultar pessoalmente uma loja da especialidade mas o meu objetivo era que fosse aqui partilhado para que outros também possam aprender.
Consultando as primeiras versões dos manuais (li as diversas versões que fui encontrando, inclusivê as mais antigas) colori os fios do diagrama que partilhei no primeiro post, nas primeiras versões os fios estavam representados apenas com linhas pretas, mas nas últimas versões já os tinham colorido, o meu problema é que o manual do quadro de comando tem umas cores de entrada e o manual das fotocélulas tem outras cores de saída, basicamente os manuais não são coerentes entre si (num manual o fio de COM que liga ao ponto 33 tem uma cor e no outro o fio já tem outra cor).

Novamente, agradeço-lhe o facto de me ter tentado ajudar indicado até links para a marca, thumbs up!
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Automatismo para portões com batentes

Mensagem por LVirtual »

Imagem
Imagem

o link que apresentei é do manual tecnico desses motores no site do fabricante. é mais completo do que o manual que tem.
conseguiu ver as imagens acima no site?

na primeira imagem tem as dimensoes e distancias exactas das peças de fixaçao em relaçao ao motor e ao portao e ao pilar do portao.
acredite quando lhe digo que se esta geometria nao for respeitada ao milimetro em dias de vento das duas uma ou o motor é arrancado do pilar pela pressao exercida pelo vento no portao, ou com o tempo vai moendo ate partir.
Ja vi isso acontecer por como se costuma chamar por aqui, eletropedreiros na altura em que trabalhei na mundiporta.
mesmo com portoes gradeados o vento exerce sempre muita pressao no portao.
se respeitar todas as indicaçoes electricas e mecanicas do fabricante e desde que tenha umas bases de eletricidade geral e serralharia nao sera dificil, mas um instalador ja experimentado nisso faz o trabalho muito melhor eventualmente.

Atençao que a peça que fixa o motor ao portao nao pode ficar agarrada a chapa do mesmo, tera que ser fixada numa das travessas horizontais do portao, de preferencia devera ser soldada a eletrodos. e de rpeferencia ainda o motor devera ser montado a meia altura do portao para nao empenar a estrutura do mesmo com o uso. Na fixaçao á parede a peça que esta agarrada ao motor devera ser soldada a outra em angulo recto que por sua vez fixara na parede com buchas metalicas preferencialmente M10. atençao ao tipo de parede onde vai fixar as peças, se for de alvenaria podera ter que usar bucha quimica para fixar veios roscados em vez de buchas metalicas. comvem que a parede seja solida em termos de forças horizontais.

Tenha atençao tambem ao diagrama das distancias que publiquei acima tem que ser mesmo respeitadas senao parte tudo em pouco tempo.
Os cabos quando os for comprar mostre essas especificaçoes ao vendedor ele sabera traduzir nas referencias correctas.

Edit:

Mais uma coisa. o motor é montado com o portao fechado e o veio do motor totalmente recolhido ate encostar no fim de curso se o tiver.
Regra geral ja vem de fabrica assim encolhido. quando acabar a montagem mecanica expeimenteo manualmente sem estar ainda ligado a ver se o movimento em ambos os sentidos é suave e sem prisoes. se houver impedimentos ao movimento ou se nao abrir todo ou fechar todo, é porque ficou mal montado mecanicamente. nunca o experimente electricamente antes de o testar mecanicamente. pode queimar o motor facilmente ou a placa de controlo. a placa de controlo se ficar na rua tem que ter uma caixa estanque que devera ser deste genero:
Imagem
de preferencia com nivel de estanquicidade igual a IP55 ou IP56 preferencialmente o ultimo se ficar num local onde exista rega automatica ou manual.
e tudo muito bem vedado á volta dos cabos que entram na caixa.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
jorgeavlobo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 29 jul 2017, 10:37
Localização: Bruxelas, Bélgica
Enviou: 3 vezes

Re: Automatismo para portões com batentes

Mensagem por jorgeavlobo »

Agradeço-lhe a informação e as dicas que são úteis, posso informá-lo que todos os portões do meu condomínio foram montados por "instaladores" na chapa do portão e não numa travessa horizontal :!: Foram aparafusados e não soldados :!: Vou garantir que o meu fica corretamente montado por mim 8)

O meu problema neste momento são mesmo as uniões entre fios.
Vi os diversos exemplos on-line:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois também tenho o problema nas ligações terminais na placa:
Imagem

Atentamente,
JL
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Automatismo para portões com batentes

Mensagem por LVirtual »

esses motores montados na chapa do portao vai torcer o portao todo com tempo. e os parafusos tambem tem tendencia a ir abrindo folga, por isso se olhar para um portao motorizado pela ex-mundiporta e por outras empresas vai ver as diferenças a olho....
mas de qualquer maneira é o jorge que escolhe como quer fazer.
eu apenas chamei a atençao para certos pormenores que sao muito importantes nesse tipo de motorizaçao.

Quanto aos terminais o ideal é usar fios directos entre as ligaçoes. esses terminais que mostrou nao sao os mais indicados.
basta por uns terminais de ponteira nas pontas descarnadas dos fios destes.
Imagem

os que apresentou sao para outras finalidades. na loja onde comprar os cabos tambem vendem destes terminais.
fios directos das fotocelulas a placa de comando, fios directos dos motores a placa de comando, fios directos do receptor a placa de comando.
fios directos do quadro electrico com um disjuntor para o quadro do motor.
nada de unioes pelo meio e tudos os cabos que ficarem a vista junto ao portao entubados com o tubo adequado.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
jorgeavlobo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 29 jul 2017, 10:37
Localização: Bruxelas, Bélgica
Enviou: 3 vezes

Re: Automatismo para portões com batentes

Mensagem por jorgeavlobo »

Era mesmo isso que eu precisava mas não sabia o nome nem como procurar: terminais isolados (aka ferrules).


Reparei que existem terminais isolados duplos, vou fazer como disse e evitar as ligações intermédias, levo todos os fios até ao bloco e quando necessário utilizo um terminal duplo.

Para aumentar um bocado mais o meu conhecimento vou procurar designações de fios/condutores.
bluerex
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 22 fev 2021, 17:44
Localização: Braga

Re: Automatismo para portões com batentes

Mensagem por bluerex »

Bom dia,

Tenho uma placa H70/200AC
que ardeu na zona dos ligação dos motores.
Necessito de uma foto do button da placa para tentar reparar as pistas.
Obrigado.
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”