Ajuda com quadro elétrico

Responder
Paulo_Sousa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 21 fev 2023, 19:23
Profissão: Técnico
Localização: Lisboa

Ajuda com quadro elétrico

Mensagem por Paulo_Sousa »

Olá a todos.
Em primeiro lugar obrigado a todos, porque ao ler este forum tenho obtido respostas para algumas dúvidas.

Pretendo renovar a instalação que tenho atualmente, e antes de contratar qualquer serviço queria consolidar o que pretendo que seja feito, para evitar alterações depois da obra feita.

Quero substituir o quadro existente por outro, adicionando ainda 2 quadros parciais, no 1º andar e no sotão.
Peço se me podem ajudar por analisarem os planos que anexo dos quadros, e indicar-me as falhas para que as possa corrigir.

Nota: o PCVE não irá ser instalado tão cedo, mas quero já deixá-lo previsto.
O AC e os paineis fotovoltaicos também já foram incluidos porque pretendo instalar no próximo ano.

Muito obrigado.
Anexos
Quadro do sotão
Quadro do sotão
Quadro do R/C
Quadro do R/C
Quadro do 1º andar
Quadro do 1º andar
O quadro atual
O quadro atual


Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Ajuda com quadro elétrico

Mensagem por Mestreclima »

Boas, desde logo economicamente é puxado. um diferencial praticamente por circuito!
Para mim, e isso é discutível, ter diferenciais a fazer proteção de diferenciais, não sou muito a favor.
Diferenciais a 30mA é bom em questão de segurança, mas, tendo uma boa terra, diferencias de 300 mA também garantem uma boa proteção ( luzes e tomadas gerais).
Há um circuito ( pelo menos 1 vi ) em que o diferencial é inferior ao disjuntor!
É só a minha opinião, pois alem do valor em questão não vejo problemas
Cump.

Rochinha
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Ajuda com quadro elétrico

Mensagem por RicardoENTA »

tens muitos erros aí. tens que refazer esses esquemas todos.

Primeiro qual vai ser a tua potência contratada ? como calculaste esse cabo de alimentação de 10 mm2 ?

Estás a usar que software?
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Paulo_Sousa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 21 fev 2023, 19:23
Profissão: Técnico
Localização: Lisboa

Re: Ajuda com quadro elétrico

Mensagem por Paulo_Sousa »

Mestreclima Escreveu: 13 mar 2023, 20:05 Boas, desde logo economicamente é puxado. um diferencial praticamente por circuito!
Para mim, e isso é discutível, ter diferenciais a fazer proteção de diferenciais, não sou muito a favor.
Diferenciais a 30mA é bom em questão de segurança, mas, tendo uma boa terra, diferencias de 300 mA também garantem uma boa proteção ( luzes e tomadas gerais).
No meu plano inicial tinha menos diferenciais e não tinha os de 300mA.
A alteração foi para criar um nível extra de proteção às pessoas, e também dar mais conforto de utilização, pois se não fico com toda a casa desligada se houver um problema num dos circuitos.
Irei ter mais despesa com a instalação do que com os disjuntores em si, que custam cerca de €30 no caso da Efapel.
Mestreclima Escreveu: 13 mar 2023, 20:05 Há um circuito ( pelo menos 1 vi ) em que o diferencial é inferior ao disjuntor!
É só a minha opinião, pois alem do valor em questão não vejo problemas
Sim, decidi alterar o circuito do termoacumulador para 6mm2 para garantir uma potencial instalação de um aparelho mais potente.
Esqueci-me de alterar o diferencial
Paulo_Sousa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 21 fev 2023, 19:23
Profissão: Técnico
Localização: Lisboa

Re: Ajuda com quadro elétrico

Mensagem por Paulo_Sousa »

RicardoENTA Escreveu: 13 mar 2023, 20:55 tens muitos erros aí. tens que refazer esses esquemas todos.
Pode me indicar por favor quais são para que eu possa alterar?
RicardoENTA Escreveu: 13 mar 2023, 20:55 Primeiro qual vai ser a tua potência contratada ? como calculaste esse cabo de alimentação de 10 mm2 ?

Estás a usar que software?
A potência contratada vai ser 6,9 kVA, e tentar evitar os 10,35 kVA.
Quero instalar o fotovoltaico para poder contratar os 6,9 kVA.
Simulei alguns usos reais e com algum equilibrio no uso penso que será viável.

Não calculei o cabo alimentação de 10 mm2
No plano, o cabo de 10mm2 apenas simboliza o cabo de entrada no quadro, não sei qual o cabo que lá está.

Estou a usar o Qelectrotech para criar o plano, porque é gratuito e está disponível.
Paulo_Sousa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 21 fev 2023, 19:23
Profissão: Técnico
Localização: Lisboa

Re: Ajuda com quadro elétrico

Mensagem por Paulo_Sousa »

Paulo_Sousa Escreveu: 13 mar 2023, 23:07
Mestreclima Escreveu: 13 mar 2023, 20:05 Há um circuito ( pelo menos 1 vi ) em que o diferencial é inferior ao disjuntor!
É só a minha opinião, pois alem do valor em questão não vejo problemas
Sim, decidi alterar o circuito do termoacumulador para 6mm2 para garantir uma potencial instalação de um aparelho mais potente.
Esqueci-me de alterar o diferencial
O do inverter está na mesma situação, por erro ao passar de 4mm2 para 6mm2
PAPAROMEU1976
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 11 nov 2020, 09:31
Localização: Aveiro
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Ajuda com quadro elétrico

Mensagem por PAPAROMEU1976 »

Boas Paulo Sousa

Falta ai muita coisa avaliar a potencia contratada com fator de utilização avaliar se e em trifásico ou monofásico ,classe de isolamento do quadro, IP ,IK ,ICC+ %reserva , na instalação correntes de curto circuito Max Min ,métodos de referencia de montagem, tipo de cabo, quedas de tensão e por ai vai vai e vai !!!!

Não podemos descuidar principalmente na segurança que estamos a fazer as coisas corretas .

Os melhores cumprimentos
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Ajuda com quadro elétrico

Mensagem por RicardoENTA »

No teu quadro principal tens que ter um corte geral, que corta toda a alimentação da casa.

A jusante do corte geral, no quadro principal, colocas um corte para o Resto chão (pode ser interruptor) e colocas um corte (disjuntor) que alimenta o quadro parcial do primeiro andar e mais algum corte que precises como por exemplo o pvce. A jusante do corte do Resto Chão colocas os diferenciais juntamente com os circuitos que fizeste (podes ainda melhorar mais essa distribuição).

No quadro do primeiro andar colocas um corte para cortar toda a alimentação elétrica a jusante (pode ser interruptor). A jusante desse corte geral colocas um corte (pode ser interruptor) para os circuitos do primeiro andar (diferenciais e disjuntores) e um corte (disjuntor) que alimenta o quadro parcial do sótão.

No quadro do sótão, colocas um corte geral e a jusante os circuitos do sótão. (diferenciais e disjuntores)

Aqueles diferencias de 300 mA que colocas á cabeças nao precisa.

Não mistures circuitos de iluminação com tomadas. Diferencial só para luzes, diferencial só para tomadas de uso geral, diferencial só para uso especifico, diferencial só para circuitos especiais (tomada wc, termo, tomadas da bancada da cozinha, tudo que envolva zonas húmidas)
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
PAPAROMEU1976
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 11 nov 2020, 09:31
Localização: Aveiro
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Ajuda com quadro elétrico

Mensagem por PAPAROMEU1976 »

PAPAROMEU1976 Escreveu: 14 mar 2023, 14:56 Boas Paulo Sousa

Falta ai muita coisa avaliar a potencia contratada com fator de utilização avaliar se e em trifásico ou monofásico ,classe de isolamento do quadro, IP ,IK ,ICC+ %reserva , na instalação correntes de curto circuito Max Min ,métodos de referencia de montagem, tipo de cabo, quedas de tensão e por ai vai vai e vai !!!!

Aparelhagem não é standard para todas as situações.
Pensemos um pouco se o Paulo fosse fazer a mesma casa noutro sitio ia colocar o mesmo tudo igual ,não faz sentido !!!

Não podemos descuidar principalmente na segurança que estamos a fazer as coisas corretas .

Os melhores cumprimentos
Paulo_Sousa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 21 fev 2023, 19:23
Profissão: Técnico
Localização: Lisboa

Re: Ajuda com quadro elétrico

Mensagem por Paulo_Sousa »

Obrigado RicardoENTA e Mestreclima.
Fiz as alterações sugeridas.

Também alterei o circuito do inverter porque estava a tratá-lo com um consumidor quando na realidade é um produtor de corrente.
O quadro como estava não tinha corte porque continuava alimentado pelo inverter.

Ainda tenho uma dúvida na casa de banho do R/C. Como não tem duche, e apenas tem sanita e lavatório, não achei necessário colocar um circuito dedicado para as tomadas.
Estará correto assim?

Outra dúvida é se deverei ligar a iluminação exterior ao circuito da iluminação interior.
Anexos
Esquema R/C v2
Esquema R/C v2
Esquema 1 Andar v2
Esquema 1 Andar v2
Esquema Sotão v2
Esquema Sotão v2
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Ajuda com quadro elétrico

Mensagem por RicardoENTA »

Nas regras técnicas o que diz é que os circuitos de wc têm que estar protegidos com diferencial de 30 mA. Não precisas de criar um circuito dedicado, mas é aconselhável pois um problema no wc deixas depois de ter tensão noutro lado. É só mais uma questão de conforto, praticidade.

Podes ligar iluminação exterior ao da iluminação interior.

A seção do cabo que tens nas ligações entre os diferenciais e os disjuntores tens que rever isso. Por exemplo no ID023, a seção que alimenta os disjuntores é de 2,5 mm2. Isso vai queimar os condutores se as maquinas estiverem a trabalhar em simultâneo. E colocava um diferencial com corrente nominal de 40 A.
Geralmente faz -se a ligação dos diferenciais com os disjuntores com pente, que já vem secção de 10 mm2 e não precisas de preocupar te mais com isso.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Paulo_Sousa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 21 fev 2023, 19:23
Profissão: Técnico
Localização: Lisboa

Re: Ajuda com quadro elétrico

Mensagem por Paulo_Sousa »

RicardoENTA Escreveu: 14 mar 2023, 22:33 A seção do cabo que tens nas ligações entre os diferenciais e os disjuntores tens que rever isso. Por exemplo no ID023, a seção que alimenta os disjuntores é de 2,5 mm2. Isso vai queimar os condutores se as maquinas estiverem a trabalhar em simultâneo. E colocava um diferencial com corrente nominal de 40 A.
Essa informação é importante para mim, porque apesar de nunca ir utilizar tudo em simultâneo, quero prever que isso possa ser feito se um dia a potência alterada.
Paulo_Sousa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 21 fev 2023, 19:23
Profissão: Técnico
Localização: Lisboa

Re: Ajuda com quadro elétrico

Mensagem por Paulo_Sousa »

PAPAROMEU1976 Escreveu: 14 mar 2023, 16:08 Falta ai muita coisa avaliar a potencia contratada com fator de utilização avaliar se e em trifásico ou monofásico ,classe de isolamento do quadro, IP ,IK ,ICC+ %reserva , na instalação correntes de curto circuito Max Min ,métodos de referencia de montagem, tipo de cabo, quedas de tensão e por ai vai vai e vai !!!!
A corrente é monofásica.
Está atualmente com 5,75kVA e irá passar a 6,9 kVA, se conseguir evitar os 10,35 kVA.
Ter em atenção que o VE não existe e o circuito PCVE irá ser previsto mas não utilizado.

O quadro está no R/C, na parede atrás da porta de entrada numa caixa de madeira.
A opção inicial seria uma caixa saliente Hager 2x18 dentro dessa mesma caixa de madeira.

A minha preferência é que seja substituído por uma quadro embutido Efapel,
segundo o catálogo são classe II, e como são quadros certificados penso que o IP e o IK também serão adequados.
Os quadros do 1º andar e sotão não existem de momento e serão com o mesmo tipo de quadro da Efapel.

Os cabos irão ser instalados em condutas circulares embebidas na alvenaria.
O tipo de cabo ainda não foi decidido, e as condutas serão as que permitirem uma melhor instalação e alterações futuras.
PAPAROMEU1976
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 11 nov 2020, 09:31
Localização: Aveiro
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Ajuda com quadro elétrico

Mensagem por PAPAROMEU1976 »

Boas Paulo

Dou valor a uma pessoa a tentar aprender eu também sou assim e estamos sempre aprender, mas estamos a trabalhar com perigos que se podem pagar caro .

Para a construção de um QE/QP
Segurança
Desempenho
Eficiência
Econômico

Referiu que está atualmente com 5,75kVA e irá passar a 6,9 kVA, se conseguir evitar os 10,35 kVA.

Se ainda não tem a certeza da potencia a contratar como esta a projetar um quadro futuro !!!!!
Esta a ter trabalho em vão então ,de que vale eu estar a dizer coloca este e aquele ,no mínimo teria de projetar para a pior condição 10.35 kVA e ai já vai ter de mudar aparelhagem e burocracias .
Para eu o poder ajudar escolher aparelhagem adequada de maneira responsável teria de ter outros dados.
A muitos fatores externos e internos que influenciam um projeto.
Para respeitarmos as RTIBT que são aqueles 4 tópicos na construção de um QE/QP

Eu estou aqui para ajudar ias outras pessoas também mas temos de ter a noção que cada projeto é um projeto se não ,não respeitamos as regras.
Não sou cego com as regras. :D :D :D
Mas com a segurança tento ser o mais invisual possível respeitando obviamente as pessoas com essas deficiências.

Cumprimentos ;)
Paulo_Sousa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 21 fev 2023, 19:23
Profissão: Técnico
Localização: Lisboa

Re: Ajuda com quadro elétrico

Mensagem por Paulo_Sousa »

PAPAROMEU1976 Escreveu: 15 mar 2023, 11:11 Referiu que está atualmente com 5,75kVA e irá passar a 6,9 kVA, se conseguir evitar os 10,35 kVA.

Se ainda não tem a certeza da potencia a contratar como esta a projetar um quadro futuro !!!!!
Também dou muito valor à segurança, e é por esse motivo que pretendo alterar o que existe e melhorar.
E como não sei projetar quero aprender o básico, porque sei que são precisos muitos anos de experiência para dominar esta arte.

Em relação às potências, poderá parecer que não sei o que quero ou que estou indeciso.
Mas esse não é de forma nenhuma o que se passa.

Quero projetar a instalação para o máximo de potência dentro daquilo que é razoável e económicamente viável.
Sei que vou utilizar entre os 6,9 kVA e os 10,35 kVA, se instalar o fotovoltaico os 6,9 kVA serão suficientes.

E melhor ainda se a cablagem no futuro aguentar já 13.8 kVA e a única alteração a fazer se limitar ao quadro, e for mínima e económicamente viável.
No fundo um modular doméstico, se é que isso existe.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”