Dimensionamento para carregamento de VE

Responder
epp1983
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 18 fev 2022, 08:23
Localização: Oeiras

Dimensionamento para carregamento de VE

Mensagem por epp1983 »

Bom dia a todos.
Antes de expor o que me trás, e após ter pesquisado no forum a ver se a minha questão já havia sido respondida anteriormente, tenho a dizer que já aprendi mais sobre outros temas do que estava à espera. Os meus parabéns a esta comunidade.
Garantidamente venho para ficar, se bem que não tenho muito input válido sobre eletricidade, pois não sou profissional.

O que me trás aqui é uma questão sobre o dimensionamento de uma instalação para carregamento de um veiculo eletrico (mais especificamente um Tesla Model 3 SR) num lugar de parquemanto na garagem do meu prédio.
A potência contratada é de 6,9KVA monofásico.
Para colocação de tomada (com o respetivo contador, diferencia, etc) no meu lugar seriam necessários 35m de fio.
A iluminação presente em toda a garagem totaliza 500W se estiver tudo acesso, e o motor do portão da garagem é de 260W.
Existe uma bomba de água de emergência mas não sei especificações da mesma.
A ideia seria dimensionar para conseguir retirar o maximo possivel do sistema de modo a deixar o suficiente para não compremeter o funcionamento do que existe.
Após falar com um técnico, o que me foi recomendado foi fazer a instalação com cabo de 4mm, de uma tomada schuko (para permitir uma utilização genérica) e de uma azul de 32A, limitada por disjuntor a 20, talvez 25A.
Imagino que para os 20A o cabo de 4mm seria suficiente, mas não se justificaria um cabo de 6mm para os 25A?
Faz sentido sequer pensar em 25A para esta instalação ou é muito ambicioso?

Desde já, muito obrigado a quem puder dar o seu input.
Cumprimentos.


Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Dimensionamento para carregamento de VE

Mensagem por Josecalado »

Deve para o efeito utilizar cabo com a seção de 6mm2, porque para 35mt, e 4,6KVA (20 Amp.) terá uma queda de tensão aprox. de 2,5%.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1168
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Re: Dimensionamento para carregamento de VE

Mensagem por amoreira »

Atenção que embora seja muito comum ver-se por ai este tipo de situações, refiro-me à passagem de cabos do quadro da habitação para o lugar de estacionamento para carregamento do VE a legislação só o permite o carregamento do VE em duas situações:

1. Lugares de estacionamento em BOX
2. Lugares contíguos a arrumos/arrecadações

A passagem dos cabos pelas partes comuns do prédio carecem ainda do aval do condomínio.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
agazevedo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 03 mar 2023, 14:28
Profissão: Gestor
Localização: Lisboa

Re: Dimensionamento para carregamento de VE

Mensagem por agazevedo »

Admito que queira fazer a ligação ao QSC. A fim de garantir o bom funcionamento do existente, incluindo a indispensável bomba de água, devia instalar um sistema de controle de carga, ou aumento de potencia, caso seja possivel. (O seu Tesla3 admite carregamento em mono acima de 16A?). Sugiro tb que utilize o cabo de 6mm2 e cabo livre de halogeneos (XZ1)
Sem o sistema de controle ou reforço de potencia, mais que 16A afigura-se-me pouco prudente (neste caso bastaria uma tomada reforçada VE)
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”