Desligar termoacumulador antes de tomar duche

helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por helioneves »

Ferzam Escreveu: 20 fev 2023, 16:19 A minha questão agora é, existe alguma coisa que eu possa fazer em termos legais ou algo do género?
Não aconselho esse caminho... além de ( sempre muito ) demorado, só serve para teres dores de cabeça, gastares dinheiro com advogados e custas de justiça, etc etc
Tenta perceber antes, exactamente o que se está a passar com o cilindro ( para tentar resolver esse problema ) Caso não dê para resolver o problema ( ou seja muito caro ou trabalhoso ) então nessa altura poderás equacionar essa opção...
Entretanto lembrei-me que deve haver por aí uma máquina de lavar roupa, também ligada à rede electrica e à rede de água... a minha pergunta: é dessas modernas, digitais, ou ainda das antigas?
Também dá/deu problemas semelhantes aos que o cilindro está a dar? Se for como a minha, e relembrando que também não tenho rede de terra, eu tive de arranjar um pequeno "terminal" de terra apenas para a máquina de lavar roupa... uma fita de inox, enterrada no cimento junto à maquina resolveu o problema... antes disso tinha de andar sempre a desligar a corrente sempre que tinha de meter/tirar a roupa da máquina... estas malditas máquina novas não trazem um simples interruptor de corte de corrente!...( Fica-te mundo cada vez pior! )


damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por damon »

Boas,

É muito importante colocar ID de 30mA, para a instalacao toda ou para termo so...
Mas antes tem de colocar piquete terra...
É uma vivenda? Se sim é facil, faca a terra no logradouro ou jardim,
Se for num predio que nao tem terra, e for no 4 ou 5o andar, é mais complicado levar fio terra até ao rc...
Neste caso e so nesse a solucao é procurar uma viga e ligar ao varao...
No melhor caso seria levar cabo pela escada ou por fora, mas ninguem quer isso no predio, por isso a solucao é ligar a estrutura.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por ohmico »

helioneves Escreveu: 22 fev 2023, 16:42 Pela foto que colocou, vejo que existe pelo menos um disjuntor diferencial ( o que está mais à esquerda, certo? ) qual é que é o calibre?
Outra coisa: se esse disjuntor não disparou nenhuma das vezes que sentiu os choques, das duas uma: ou está a funcionar muito mal, ou a corrente de defeito - aquela que passou pela tua mão em direção à terra, foi diminuta e insuficiente para o fazer disparar...
Colocar um disjuntor de alta sensibilidade exclusivo para o cilindro pode ser uma faca de dois gumes: tanto pode evitar que sintas os choques, como pode estar sempre desarmado, porque não é esse disjuntor que vai "corrigir" o defeito... outra coisa: os choques foram durante a fase em que a resistência estava a aquecer, ou quando estava desligada? ( a luzinha estava acesa ou apagada? )
Boas,

Ainda não está cansado de mandar bolas fora?

Para bem de toda a gente, por por favor, perca um pouco de tempo a verificar o que tem sido dito, por quem sabe o que diz, desde que este fórum é fórum.

Ohmico
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por HJCruz »

Boa tarde,
Para esta situação e para muitas outras que aqui vão sendo descritas, meus caros, a segurança, principalmente dos utilizadores, em primeiro lugar.
Todos os equipamentos eléctricos que funcionem com água deve haver sempre o cuidado de estarem ligados com protecção diferencial e as massas ligadas à terra.
Não brinquem com a vossa vida, nem com a vida da vossa família.
SEJAM VERDADEIROS PROFISSIONAIS!
Atenciosamente,
HJCruz
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por mromeiro »

helioneves Escreveu: 22 fev 2023, 16:42 Pela foto que colocou, vejo que existe pelo menos um disjuntor diferencial ( o que está mais à esquerda, certo? ) qual é que é o calibre?
Outra coisa: se esse disjuntor não disparou nenhuma das vezes que sentiu os choques, das duas uma: ou está a funcionar muito mal, ou a corrente de defeito - aquela que passou pela tua mão em direção à terra, foi diminuta e insuficiente para o fazer disparar...
Pela foto, parece ser de 300 mA, o que é corrente suficiente para causar a morte.

Fiz uma pesquisa rápida e encontrei alguns artigos, que não sei se estão cientificamente exatos, mas dá para ter uma ideia dos valores que podem ser perigosos:
https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica ... humano.htm

https://www.preparaenem.com/fisica/efei ... etrica.htm

Num deles, diz que 50mA já podem ser fatais, mas com isto não podemos ficar descansados que colocando um diferencial de 30 mA posso brincar com a eletriciade, pois esses artigos não garantem que com um valor inferior também não possa ser fatal em certas situações.
Ferzam
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 18 fev 2023, 12:56
Profissão: Analista BI
Localização: Barreiro
Enviou: 10 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por Ferzam »

Bom dia a todos,

Afinal o problema era o termoacumulador. Já estiveram cá os senhores das obras e vão trocá-lo, porque ainda está em garantia.

Enquanto o disjuntor diferencial, pelo que percebi do eletricista, sendo que não há terra no prédio, não faz diferença nenhuma ter ou não ter diferencial, porque o diferencial não vai funcionar se não há terra. De facto, ele colocou um diferencial de 30mA e fez o teste, e o diferencial não funcionou, por não haver terra.

Ainda por cima, tenho uma fuga elétrica, que o eletricista detectou pelo disjuntor desligado na foto. Tem ligação à máquina de lavar ropa e parte da bancada.

Fui falar com os administradores do condomínio e enquanto meter terra no prédio, e é para esquecer porque "não é prioridade". Já imaginava essa resposta. Vai ser prioridade só se alguém morrer...

Não tenho como resolver. Portanto o que vou fazer é continuar a desligar o termoacumulador antes de tomar duche, mesmo sendo um termoacumulador novo, desligar o disjuntor da máquina de lavar roupa quando não estiver a usar, e esperar não levar choque dos outros equipamentos eletrônicos no uso diário...
Quadro
Quadro
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por mromeiro »

Há alguma informação imprecisa por parte do eletricista.

Mesmo sem haver fio de terra, o diferencial é importante e convém ser o mais baixo possível.
Se tiver fio de terra, ele pode disparar em caso de avaria de uma fuga para a terra através do fio.
Sem o fio, só vai atuar quando alguém apanhar um choque elétrico, e convém que dispare antes de estar morto!
Pode ainda acontecer disparar por haver alguma fuga através de contacto da eletricidade com alguma parede, chão, canalizações metálicas, etc.

Não sei que teste foi feito, mas se foi carregar no botão "T" do diferencial, deveria ter disparado imediatamente.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por ohmico »

mromeiro Escreveu: 26 fev 2023, 23:51 Há alguma informação imprecisa por parte do eletricista.

Mesmo sem haver fio de terra, o diferencial é importante e convém ser o mais baixo possível.
Se tiver fio de terra, ele pode disparar em caso de avaria de uma fuga para a terra através do fio.
Sem o fio, só vai atuar quando alguém apanhar um choque elétrico, e convém que dispare antes de estar morto!
Pode ainda acontecer disparar por haver alguma fuga através de contacto da eletricidade com alguma parede, chão, canalizações metálicas, etc.

Não sei que teste foi feito, mas se foi carregar no botão "T" do diferencial, deveria ter disparado imediatamente.
Boas,

peço desculpa por discordar, mas na minha opinião, o dif. não está lá a fazer nada.

Acrescento ainda que, se por acaso existem ligações entre os contactos de terra das tomadas e restantes equipamentos, a manter-se a inexistência de elétrodo de terra, estas ligações deviam ser desligadas, uma vez que só servirão para, em caso de avaria por falta de isolamento, transmitirem esse defeito a todos os restantes equipamentos.

Ohmico
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por mromeiro »

ohmico Escreveu: 27 fev 2023, 13:59 peço desculpa por discordar, mas na minha opinião, o dif. não está lá a fazer nada.
Efetivamente o atual diferencial de 300 mA não está a fazer nada, pois se alguém apanhar um choque elétrico que atinja os 300 mA, muito provavelmente não sobreviverá.
Colocando um de 30 mA (ou se for de menos ainda melhor como por exemplo de 10 mA), já pode ser a diferença entre sobreviver ou não a um choque elétrico.
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por dsrsantos »

Informação errada. Diria até criminosa. O Diferencial está lá a fazer muito.
O diferencial vai disparar quando houver uma passagem de corrente para a terra.

Situação 1: Se houver um defeito e existir fio de terra essa passagem vai ser feita por esse fio e, se for maior que os 30mA ou 300mA, o diferencial vai disparar.

Situação 2: Se o defeito existir, mas não existir fio de terra, a passagem vai ser feita pelo corpo de alguém que toque no aparelho com defeito. O diferencial vai disparar quando a corrente que está a percorrer o corpo for maior que os 30mA ou 300mA.

Passagens de corrente pelo corpo superiores a 100mA é MORTE quase certa.

Mais, o botão de teste faz o diferencial disparar mesmo sem terra já que simula uma passagem entre o neutro e a fase (basta ver o esquema que este tem desenhado). Se não disparou é porque está avariado.

Eu colocaria um diferencial de 10mA a proteger o termoacumulador. Ou antes, a proteger os utilizadores da água por ele aquecida.

Embora eu não seja jurista, deixo duas notas:
- A lei prevê que quem instala um termoacomulador passa um termo de responsabilidade;
- Houve uma lei publicada em 1974 que dizia que ate 1 jan de 92 todas as instalações, incluindo as existentes tinham de cumprir as regras de segurança eléctrica lá definidas...
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por ohmico »

dsrsantos Escreveu: 27 fev 2023, 15:34 Informação errada. Diria até criminosa. O Diferencial está lá a fazer muito.
O diferencial vai disparar quando houver uma passagem de corrente para a terra.

Situação 1: Se houver um defeito e existir fio de terra essa passagem vai ser feita por esse fio e, se for maior que os 30mA ou 300mA, o diferencial vai disparar.

Situação 2: Se o defeito existir, mas não existir fio de terra, a passagem vai ser feita pelo corpo de alguém que toque no aparelho com defeito. O diferencial vai disparar quando a corrente que está a percorrer o corpo for maior que os 30mA ou 300mA.

Passagens de corrente pelo corpo superiores a 100mA é MORTE quase certa.

Mais, o botão de teste faz o diferencial disparar mesmo sem terra já que simula uma passagem entre o neutro e a fase (basta ver o esquema que este tem desenhado). Se não disparou é porque está avariado.

Eu colocaria um diferencial de 10mA a proteger o termoacumulador. Ou antes, a proteger os utilizadores da água por ele aquecida.

Embora eu não seja jurista, deixo duas notas:
- A lei prevê que quem instala um termoacomulador passa um termo de responsabilidade;
- Houve uma lei publicada em 1974 que dizia que ate 1 jan de 92 todas as instalações, incluindo as existentes tinham de cumprir as regras de segurança eléctrica lá definidas...
Boas,

Deveria ler tudo desde o principio, para verificar que a instalação não tem electrodo de terra, portanto o dif não está lá a fazer nada, nem o de 300 nem qualquer outro.

Ohmico
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por mromeiro »

ohmico Escreveu: 27 fev 2023, 19:00
dsrsantos Escreveu: 27 fev 2023, 15:34 Informação errada. Diria até criminosa. O Diferencial está lá a fazer muito.
O diferencial vai disparar quando houver uma passagem de corrente para a terra.

Situação 1: Se houver um defeito e existir fio de terra essa passagem vai ser feita por esse fio e, se for maior que os 30mA ou 300mA, o diferencial vai disparar.

Situação 2: Se o defeito existir, mas não existir fio de terra, a passagem vai ser feita pelo corpo de alguém que toque no aparelho com defeito. O diferencial vai disparar quando a corrente que está a percorrer o corpo for maior que os 30mA ou 300mA.

Passagens de corrente pelo corpo superiores a 100mA é MORTE quase certa.

Mais, o botão de teste faz o diferencial disparar mesmo sem terra já que simula uma passagem entre o neutro e a fase (basta ver o esquema que este tem desenhado). Se não disparou é porque está avariado.

Eu colocaria um diferencial de 10mA a proteger o termoacumulador. Ou antes, a proteger os utilizadores da água por ele aquecida.

Embora eu não seja jurista, deixo duas notas:
- A lei prevê que quem instala um termoacomulador passa um termo de responsabilidade;
- Houve uma lei publicada em 1974 que dizia que ate 1 jan de 92 todas as instalações, incluindo as existentes tinham de cumprir as regras de segurança eléctrica lá definidas...
Boas,

Deveria ler tudo desde o principio, para verificar que a instalação não tem electrodo de terra, portanto o dif não está lá a fazer nada, nem o de 300 nem qualquer outro.

Ohmico
Continuamos a ter opinião contrária, pois um diferencial de 30 mA ou um de 10 mA, poderão fazer toda a diferença.
O diferencial não tem forma de detetar se existe ou não um fio de terra, apenas contabiliza a diferença entre corrente que entra e a que sair, independentemente de sair pelo fio de terra, ou se pelo corpo de alguém.

O diferencial vai proteger a "situação 2" indicada na resposta dada por "dsrsantos".

Resumindo, deve ter diferencial sim, mas no máximo de 30 mA (que é a corrente que eventualmente não será fatal em caso de choque elétrico).
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por dsrsantos »

ohmico Escreveu: 27 fev 2023, 19:00 Boas,

Deveria ler tudo desde o principio, para verificar que a instalação não tem electrodo de terra, portanto o dif não está lá a fazer nada, nem o de 300 nem qualquer outro.

Ohmico

Li tudo e volto a afirmar: Deve ter diferencial, o mais sensível possível. O diferencial vai disparar se houver uma passagem à terra através do corpo.
Se tivesse terra poderia evitava o choque de todo. Assim, pelo menos evita que o choque seja mortal.
O botão de teste tem de o fazer disparar mesmo sem terra.
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por HJCruz »

@Ferzam
Para sua segurança e para a segurança da sua família, instale imediatamente um diferencial de 10mA.
Não importa desligar o seu termo acumulador antes tomar banho, quando tem um conjunto de outros equipamentos na sua instalação que poderão ser fatais para si ou para alguém da sua família, que os utilize. Numa situação de fuga de qualquer desses equipamentos que esteja ligada à sua instalação, é o vosso corpo que vai servir de passagem para a terra, e com este diferencial limita a corrente de exposição no caso da fuga. Faça isto até ter linha de terra na instalação. Depois de possuir linha de terra já poderá alterar o diferencial para 30mA. ZELE PELA SUA SEGURANÇA E PELA SEGURANÇA DOS SEUS.
Atenciosamente,
HJCruz
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Desligar termoacumulador antes de tomar duche

Mensagem por HJCruz »

Ainda uma clarificação sobre colocar ou não diferencial!!!
Concordo inteiramente com o exposto pelo colega dsrsantos.
Meus caros...decerto que sabem a lei de Ohm...
O objetivo de um diferencial é limitar a tensão limite convencional de contacto, vulgo UL, (quem não sabe o que é, procure nas Regras Técnicas e leia as informações relativas à proteção de contactos indirectos).

Para o caso em questão, deveremos considerar 25V (local húmidos/ equipamento com água).
A lei de Ohm diz que U=I.R
Se o objetivo é manter a tensão de contacto abaixo dos 25V, então no caso em que o valor da residência de terra vai ser o corpo humano, quando haja evidentemente, contacto indirecto nas massas dos equipamentos em fuga (uma vez que não existe linha de terra), a corrente diferencial deve ser o mais baixa possível.
Atenciosamente,
HJCruz
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”