Operadores e tarifarios para fornecimento eletricidade domestica

Responder
luisalves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 11 fev 2021, 14:43
Localização: Fundao

Operadores e tarifarios para fornecimento eletricidade domestica

Mensagem por luisalves »

Olá,

Muito se tem falado dos vários tarifários e operadores e no meu caso decidi que devo mudar mas nao sei bem que modalidade escolher.

De momento tenho EDP C e visto que desde Janeiro ja adicionaram o mecanismo Mibel estou sujeito a alterações substanciais no preço por Kwh.
A minha preocupação aumenta principalmente porque desde inicio de Fevereiro adquiri um veiculo hibrido e estou a carregar em casa e estimo gastar mais cerca de 150-200Kwh mes.

Os tarifarios "normais" como EDP, Endesa, Goldenergy, etc nao variam muito mas os tarifários indexados parece-me quase como apostar na bolsa.

Tenho visto comentarios que este Janeiro houve muita gente com estes tarifários a pagar contas muito baixas e até alguns casos de contas negativas (!!??) mas pelo que tenho estado ver no site da omie.es em fevereiro o preço medio anda na casa dos 0,15€ Kwh, o que nao parece muito atrativo considerando o risco de potencial subida subita.

Alguem tem opiniao formada sobre o assunto? Será que vale o risco, sendo que algumas fontes falam numa tendencia de redução de preço?

Obrigado


ruicarlov
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 11 mai 2020, 18:18
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Operadores e tarifarios para fornecimento eletricidade domestica

Mensagem por ruicarlov »

Há vários anos que estou com um tarifário indexado, e estou ligado a uma empresa de eletricidade que sempre apostou na tarifa indexada desde 2019.
Tirando metade de 2021 e a totalidade de 2022, em que a crise energética arrasou com este tipo de tarifas, tem mostrado ser um tipo de tarifário interessante. Ao contrário do que se pode pensar, não é como jogar na bolsa, embora volte a realçar que uma crise como a que aconteceu devido ao gás e à invasão russa possam ser realmente grandes impactos. Mas não foi de 20 a 200 num dia, logo se o cenário estiver muito negro no médio prazo uma pessoa pode sair.

Quanto a perspetivas para este ano, creio ser um bom ano para as tarifas indexadas, como os primeiros meses do ano mostraram. Se quiser números em concreto, tenho aqui um screenshot dos preços de Março e médias do ano para os vários horários
Imagem

Claro que aqui não há bolas de cristal, mas há vários fatores a sustentar isso.
1) O mecanismo de ajuste vai ser prolongado até ao final do ano, evitando subidas muito acentuadas da energia
2) As políticas dos bancos centrais estão a provocar um arrefecimento de várias economias, e o preço do gás, importante para a eletricidade, tem andado controlado, longo dos disparates do ano passado. O mercado não gosta de incertezas, e uma vez que está mais ou menos visto que vamos passar sem o gás russo, e que a Europa é capaz de se adaptar, há menos pressão de subida.
3) Os preços subjacentes aos restantes tarifários até já usam valores da OMIE elevados. Por exemplo os 133€/MWh na OMIE em Fevereiro deram origem a tarifa simples de 0,09€/kWh. A média do ano passado (a mais alta da história) foi de 167€/MWh. Logo parece-me haver pouca margem para grandes subidas, embora não descarte a hipótese de haver algum mês ou outro com um preço mais elevado.
Responder

Voltar para “Discussão Energias”