Disjuntor dispara quase constantemente depois de instalação de novo contador

Responder
ngn1974
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 27 jan 2023, 09:25
Profissão: esp. pc (FP)
Localização: Sesimbra
Enviou: 2 vezes

Disjuntor dispara quase constantemente depois de instalação de novo contador

Mensagem por ngn1974 »

Olá mais uma vez e bom dia a todos,

Tal como disse na minha apresentação, venho à procura de ajuda e como tal espero encontrar respostas para as minhas duvidas, pelo que passo a explicar a minha situação:

No passado dia 21 de janeiro vieram-me instalar um contador novo, que se dizem "inteligentes" (e desculpem-me os nomes atribuídos mas pouco ou nada percebo de eletricidade), pelo que me disseram "são controlados de forma remota e não se precisa de enviar leituras do contador", até aqui penso que está tudo bem, acontece que após a sua instalação o quadro instalado no interior da habitação passou a disparar quase constantemente, logo pensei que me tinham alterado a potencia que tenho contratada (3.45 kw, acho que é isto), isto basta ligar a placa do fogão elétrica e o forno na cozinha, sim antigamente (com o contador antigo, daqueles com o disco e girar) ligava isto tudo e ainda ligava mais alguma coisa, agora basta ligar uma maquina e um aquecedor e vai o contador logo abaixo, por vezes ainda aguenta um pouco, mas logo acontece de novo. Já me disseram que provavelmente terei de aumentar a potencia contratada, o que me parece uma profunda injustiça, não pedi para ser mudado o contador (que ao que parece é obrigatório) e o anterior satisfazia-me, mas enfim, tenho cá para mim que isto é mesmo para empurrar as pessoas para aumentar a potencia contratada e com isso ganhar mais algum com os clientes, mesmo sabendo que a fatura é paga a uma empresa do mercado, mas parte do valor é para a EDP (ou a E-redes para ser mais preciso pois é uma empresa criada à margem da "mãe" EDP), mas isto é outra conversa e a ideia é mesmo tentar perceber o que se passa e tentar resolver da melhor maneira possível o problema, pois pelo que sei não sou caso único, pois já andei a "navegar" ai pela internet e nos sites de reclamações vi algumas situações idênticas à minha.

Então o que peço é que possíveis situações poderão estar a ocorrer para o disjuntor disparar cada vez que ligo "mais" um aparelho:

- Será mesmo do contador?
- Será uma avaria no disjuntor?
- Será outro erro qualquer que ainda não percebi qual é?

Agradeço muito quem me possa ajudar, procurarei esclarecer mais em pormenor e da melhor maneira possível que sei, qualquer questão que me possam colocar.

Despeço-me com um grande abraço a todos.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Disjuntor dispara quase constantemente depois de instalação de novo contador

Mensagem por Mário »

Boas

3.45Kva para forno e placa não creio que chegue.

O que podia estar a acontecer, é que o disjuntor que regula a potencia estar regulado acima da potencia contratada, e dava e pagava menos de potencia contratada. Com os novos contadores que já têm o limitador instalado internamente, fica regulado para a potencia contratada.
Possivelmente terá que pedir aumento de potencia.
Aconselho que chame um técnico de electricidade para que ele se pronuncie sobre a instalação existente, e qual a solução.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ngn1974
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 27 jan 2023, 09:25
Profissão: esp. pc (FP)
Localização: Sesimbra
Enviou: 2 vezes

Re: Disjuntor dispara quase constantemente depois de instalação de novo contador

Mensagem por ngn1974 »

Obrigado Mário pelo esclarecimento, no entanto fico um bocado confuso com tudo isto porque não percebo nada, apenas chego à conclusão que por causa de uma troca "forçada" pela E-redes (que julgo estar ligada à EDP) e não pela distribuidora que já me disseram que nada tem a haver com o assunto, fico prejudicado face ao que tinha anteriormente, porque se tiver de aumentar a potencia vou ter consequentemente de pagar mais. Não será isto injusto?!

Pergunto ainda se não haverá outra forma de resolver a situação?


Abraços
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Disjuntor dispara quase constantemente depois de instalação de novo contador

Mensagem por Mário »

Boas

Não sei em quanto é que o limitador (o disjuntor da "edp" estava regulado). Mas se estiveram com a potencia acima do contrato, não reclamem muito.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Disjuntor dispara quase constantemente depois de instalação de novo contador

Mensagem por mromeiro »

Mário Escreveu: 27 jan 2023, 17:37 Boas

Não sei em quanto é que o limitador (o disjuntor da "edp" estava regulado). Mas se estiveram com a potencia acima do contrato, não reclamem muito.

Cump.
Mário
Antes era relativamente comum ser colocado o disjuntor regulado para uma potência superior à contratada, por isso, provavelmente era este o caso.
ngn1974 Escreveu: 27 jan 2023, 16:49 Obrigado Mário pelo esclarecimento, no entanto fico um bocado confuso com tudo isto porque não percebo nada, apenas chego à conclusão que por causa de uma troca "forçada" pela E-redes (que julgo estar ligada à EDP) e não pela distribuidora que já me disseram que nada tem a haver com o assunto, fico prejudicado face ao que tinha anteriormente, porque se tiver de aumentar a potencia vou ter consequentemente de pagar mais. Não será isto injusto?!

Pergunto ainda se não haverá outra forma de resolver a situação?


Abraços
Se for a situação de que estava com uma potência superior à contratada, a questão não é que está a ser prejudicado, mas sim, que estava a ser beneficiado (e ainda bem que a EDP está a "fechar os olhos" a estas situações, pois se fosse pedir para pagarem o que estava em falta com efeitos retroativos, então é que havia muita gente a chorar).
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Disjuntor dispara quase constantemente depois de instalação de novo contador

Mensagem por amoreira »

Boas

Pode não ser necessário solicitar o aumento de potência se a instalação estiver certificada por exemplo para uma PMA (potência máxima admissivel) de 6,9 kVA e teres apenas contratado 3,45 kVA.

Liga para a E-Redes e tenta saber qual a PMA da instalação se estiver certificada para os tais 6,9 podes pedir simplesmente para alterar a potência contratada.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Disjuntor dispara quase constantemente depois de instalação de novo contador

Mensagem por helioneves »

Só para não haver dúvidas...
Disse originalmente que depois da mudança do contador, o "quadro disparava"...
Afinal o que é que dispara? o(s) disjuntor(es) no quadro eléctrico, ou não dispara nenhum disjuntor, e fica simplesmente sem electricidade?
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”