Duvida - Consumo de fonte de alimentação - Fitas LED

Responder
Max-lx
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 18 dez 2021, 09:30
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes

Duvida - Consumo de fonte de alimentação - Fitas LED

Mensagem por Max-lx »

Boas, estou a preparar algumas instalações de fitas LED, numa residencia, e estou a ponderar colocar as fontes de alimentação/transformadores de 24V, antes do interruptor, para poder aproveitar o mesmo transformador em várias fitas independentes.

Só que desta forma terei vários transformadores de 24V, com 100W, sempre ligados (ainda que as fitas possam estar apagadas)

Em termos de consumo, ou saúde do transformador (São Mean Well) é significativo?

Obrigado


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Duvida - Consumo de fonte de alimentação - Fitas LED

Mensagem por nelmindo »

As fontes estão preparadas para funcionar permanentes.
Aliás, até nem gostam lá muito de serem ligadas e desligadas frequentemente. As fontes baratuchas vão à vida em pouco tempo, se ligadas em detetores de movimento e que detetam movimento frequente. MW considero marca de boa qualidade. Cuidado com as imitações. Até lá mesmo na china, alguns conterrâneos não olham a escrúpulos..
Verifique se o contado do dito interruptor aguenta a corrente. De reparar que quando desce a tensão, a corrente sobe. 100W a 230V é diferente de 100W a 24V. Hás vezes colocam fins de curso nas portas (1A ou 2A), que nem a corrente dos LEDs que comandom vão aguentar.

Por outro lado, sob o ponto de vista da sustentabilidade, deixar fontes ligadas permanentemente sem necessidade, não é lá uma boa prática.
Max-lx
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 18 dez 2021, 09:30
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes

Re: Duvida - Consumo de fonte de alimentação - Fitas LED

Mensagem por Max-lx »

nelmindo Escreveu: 24 jan 2023, 14:53 Por outro lado, sob o ponto de vista da sustentabilidade, deixar fontes ligadas permanentemente sem necessidade, não é lá uma boa prática.
Obrigado!
Essa é também a minha duvida... Saber o consumo de uma fonte de 100W, permanentemente ligada... Será relevante?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”