duvida na localização da caixa terra

Responder
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

duvida na localização da caixa terra

Mensagem por damon »

Boas,

Tenho uma duvida há muito tempo...e aproveito para perguntar a malta...

Ao seja, tenho visto a malta a colocar a caixa de terra junto a portinhola e contador,

Ora, eu tenho feito assim, no caso das moradias: opto por colocar a cx de terra próximo do QE na parte exterior ou nas proximidades e faço a terra no jardim (geralmente a volta da casa é jardim)

e como as portinholas e contadores já são de classe II, não precisam de ligar a terra, (antes fazia mais sentido ter a cx terra junto a portinhola)

E como temos que ligar o QE e ATI ao BGT, e mais o tubo da antena (com ou sem fio de terra consoante se tem antena no projecto ited),

Se tiver o muro técnico a 20 ou 30m do QE e ATI, já viram o metros de fios de terra e tubo gastos, se podemos gastar so no maximo 4-5m...

Estou errado? ou há outra razão que desconheço?

Como costumam fazer? e qual a razão?
obg


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 990
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 77 vezes

Re: duvida na localização da caixa terra

Mensagem por pedro caetano »

boas. até á data sempre coloquei o mais perto possivel do quadro eletrico, nunca ninguem me disse o contrario. assim se o contador estiver a 40m tambem colocam ao pé dele? cump
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 331
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: duvida na localização da caixa terra

Mensagem por damon »

Boas,

Sim também faço igual, geralmente poe numa parede exterior proximo do QE e faço a terra ali ...e até agora nunca ninguém me chateio por isso, mas pronto queria saber se estava a fazer as coisas erradas...
Que pelo que vejo, muita gente poe a caixa no muro tecnico,
mas não sei qual é a razao?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 990
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 77 vezes

Re: duvida na localização da caixa terra

Mensagem por pedro caetano »

BOAS. só vejo uma razão para isso no caso de haver um cabo em aluminio em que se tenha de ligar a bainha metalica á terra, e assim ligam na caixa de terra, não sendo necessario vir com o fio ate ao barramento de terra no quadro, como deve ser, fora disso não vejo outro motivo. cump
Responder

Voltar para “Dúvidas”