Comutação de escada

Responder
AbaClar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 16 dez 2022, 00:05
Profissão: Aposentado
Localização: Cantanhede

Comutação de escada

Mensagem por AbaClar »

Pelo título "assunto" é uma ligação simples, mas sobre o que pretendo, já tive informação de que não é possível, talvez não seja mas ... depois desta informação, vi para aí video no Dr Youtube e fiquei com esperança. Só não vou para a prática porque estou na fase de barramento do pladur, então é o seguinte, (desculpem os termos que vou usar não serão técnicos) tenho um interruptor comutador duplo na entrada do quarto, 2 circuitos de lâmpadas já ligados e a funcionar, pretendo ao deitar, num interruptor também duplo, desligar as 3 ou 6 lâmpadas do tecto conforme as que estejam ligadas, mas usando um só interruptor, já que o outro pretendo que se destine a um candeeiro de parede. O esquema (vídeo) que vi o técnico usou 4 fios, 2 para cada interruptor "comutação" e claro a fase (corrente). A minha ideia, já que por interruptor há 2 ligadores para a comutação, seria juntar os fios da comutação e liga-los 2 a 2 no interruptor da cama e no interruptor da entrada ligá-los cada um no ligador correspondente. Qual será o efeito prático? Não funciona, estoira ou o interruptor da cama liga as 6 lâmpadas? Obrigado


Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Comutação de escada

Mensagem por Promax »

AbaClar Escreveu: 16 dez 2022, 00:41 Pelo título "assunto" é uma ligação simples, mas sobre o que pretendo, já tive informação de que não é possível, talvez não seja mas ... depois desta informação, vi para aí video no Dr Youtube e fiquei com esperança. Só não vou para a prática porque estou na fase de barramento do pladur, então é o seguinte, (desculpem os termos que vou usar não serão técnicos) tenho um interruptor comutador duplo na entrada do quarto, 2 circuitos de lâmpadas já ligados e a funcionar, pretendo ao deitar, num interruptor também duplo, desligar as 3 ou 6 lâmpadas do tecto conforme as que estejam ligadas, mas usando um só interruptor, já que o outro pretendo que se destine a um candeeiro de parede. O esquema (vídeo) que vi o técnico usou 4 fios, 2 para cada interruptor "comutação" e claro a fase (corrente). A minha ideia, já que por interruptor há 2 ligadores para a comutação, seria juntar os fios da comutação e liga-los 2 a 2 no interruptor da cama e no interruptor da entrada ligá-los cada um no ligador correspondente. Qual será o efeito prático? Não funciona, estoira ou o interruptor da cama liga as 6 lâmpadas? Obrigado
Boas,

Pelo que percebi quer acender 3 lâmpadas numa tecla do comutador duplo e e as outras 3 noutra tecla à entrada. E no comutador que fica perto da cama utilizar só uma tecla para desligar todas as luzes, para que a outra tecla fique livre para os candeeiros, certo?

Não vai conseguir controlar a iluminação em condições.

Meta o vídeo.
AbaClar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 16 dez 2022, 00:05
Profissão: Aposentado
Localização: Cantanhede

Re: Comutação de escada

Mensagem por AbaClar »

Efetivamente seria essa a ideia ... o vídeo não existe. O vídeo que me referi ter visto, explicava com ligar 2 circuitos de 10 lâmpadas com 2 comutadores, apenas me deu a ideia, de que juntando os fios da comutação 2 a 2 no comutador que recebe corrente, talvez funcionasse de qq forma agradecido pela atenção.
Avatar do Utilizador
travassos
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Comutação de escada

Mensagem por travassos »

VC diz que está na fase do barramento. Não consegue colocar outra caixa de aparelhagem ao lado do comutador que vai fazer o candeeiro?
Liga uma caixa à outra e fica com a que está para o candeeiro e a nova para o computador escada duplo. É uma solução.

Outra solução para fazer o que quer é usar relé de impulso 2 contactos abertos. Ai teria que trocar tudo para botão de pressão duplo. Coloca um relé para o teto( se tiver teto falso deixa o relé no teto) e no botão de pressão do candeeiro experimenta tirar a mola e fica com interruptor aí. Esta solução depende de conseguir que uma tecla fique interruptor(só tirar a mola que está nessa tecla) caso não consiga teria que ter outro relé para o candeeiro.
Travassos
AbaClar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 16 dez 2022, 00:05
Profissão: Aposentado
Localização: Cantanhede

Re: Comutação de escada

Mensagem por AbaClar »

Olá boa noite, ... claro que haverão outras opções. Uma delas o interruptor "pera", talvez existam candeeiros com o interruptor embutido, porque não o simples candeeiro de mesinha de cabeceira. Confesso que na melhor das hipóteses sei enroscar uma lâmpada, antes de iniciar a remodelação dum quarto, nunca me tinha debruçado sobre como ligar um interruptor a uma lâmpada, sabia do "+" e "-" que o vermelho era corrente e o preto massa, na eletricidade automóvel creio que é assim, (Estou a usar aqui, azul, preto, castanho e verde, de 1,5 e 2,5 creio que é assim, para lâmpadas e tomadas, respectivamente) como funciona a comutação não fazia a mínima ideia! Será desnecessário frisá-lo, não ponho em causa os vossos conhecimentos, mas sou do tipo ... pergunto, mas ainda que me digam "Não", se está ao meu alcance ...experimento! Anexei 4 exemplos, que são a minha visão lógica da "coisa". Como não tenho quaisquer conhecimentos técnicos, não vejo porque não funciona, claro que se me explicarem tecnicamente é muito natural que não entenda. Tive uns contratempos não tenho podido trabalhar, mas ... quando lá chegar experimento, desde que a casa pegue fogo ...no problem!! :lol: :D Obrigado por me "ouvirem". Abraço e bom fim de ano
Anexos
Exemplo2.jpg
Exemplo2.jpg (18.78 KiB) Visto 645 vezes
Exemplo1.jpg
Exemplo1.jpg (19.05 KiB) Visto 645 vezes
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Comutação de escada

Mensagem por mromeiro »

Viva,
Basta olhar para as 2 figuras do Exemplo2.jpg para perceber que não vai funcionar.
Os comutadores da esquerda estão em ambas as figuras na mesma posição, só havendo alteração no comutador da direita (que podemos imaginar que seja o que vai ficar junto à cama).
Assim sendo, nesta situação, quem estiver junto à cama, para desligar a lâmpada 1, vai ligar a lâmpada 2, e vice versa...
AbaClar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 16 dez 2022, 00:05
Profissão: Aposentado
Localização: Cantanhede

Re: Comutação de escada

Mensagem por AbaClar »

Olá boa noite, continuo sem ainda ter feito o teste. Quase que iria admitir que estou errado, aceitando o meu desconhecimento e nenhuma resposta afirmativa no fórum terei que o admitir ... mas vou experimentar :lol: ! Não sei na realidade como funciona a comutação, o circulo com os "3 pontinhos" não sei na realidade o que são, mas deduzo que estejam relacionados com a comutação entre interruptores! A interpretação que faço é que em qualquer posição em que se encontre o comutador da cama, recebe a corrente do quadro, está sempre a passar corrente para os interruptores da entrada, (linha castanha ou vermelha) mas penso que se um ou ambos os interruptores da entrada estiverem na posição desligado a corrente não chega às lâmpadas senão as lâmpadas estariam sempre acesas ou na comutação não há posição "ligado e desligado". Ok, nunca tinha reparado, já fiz o teste aqui mesmo ao lado no corredor :lol: :lol: :lol: :lol:. Esclarecido!!
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”